As produções audiovisuais lançadas nos últimos anos têm influenciado grande parte dos telespectadores que acompanham suas histórias. Os sucessos das plataformas de streaming, como as séries muito populares entre os jovens, podem interferir em vendas de produtos que acompanham a jornada dos personagens. 

Saiba como usar o alcance do streaming a seu favor
Saiba como usar o alcance do streaming a seu favor | Foto: unsplash.com

Confira um pouco mais sobre o assunto e veja como utilizar essa estratégia de marketing digital a seu favor!

Os serviços de streaming

Um exemplo recente foi a produção da Netflix, O Gambito da Rainha, que disparou a venda de tabuleiros de xadrez e livros sobre o jogo nos Estados Unidos após anos de estagnação nesse setor. Outro caso de influência on-line foi o uso das máscaras e roupas da série La Casa de Papel pelos admiradores: aconteceram vendas absurdas da fantasia dos personagens, especialmente no Brasil.

Essas duas produções ficaram em alta no serviço de streaming da Netflix e os profissionais de marketing que estavam atentos aos interesses de seus clientes souberam aproveitar a oportunidade para alavancar suas vendas, referenciando-se nessas produções. Saber o que o seu público-alvo está assistindo é uma maneira de converter o alcance de obras populares em vendas.

Você ainda pode inspirar-se em outros conteúdos para criar itens que chamariam atenção do seu público. Um exemplo disso é a linha de maquiagem desenvolvida pela marca Urban Decay, inspirada na série Game of Thrones. A produção audiovisual rendeu inovação e criatividade para a área.

Converta em vendas o que o seu público-alvo assiste
Converta em vendas o que o seu público-alvo assiste | Foto: unsplash.com

Cuidado com os direitos autorais

Ficar de olho no que está em alta das produções de streaming exige cuidado. Atente-se para que não exista uma infração de direitos autorais da empresa original do produto. Por exemplo: o novo sucesso do serviço da Disney+, The Mandalorian, provocou um alto crescimento na venda de produtos da franquia Star Wars e, principalmente, do personagem fictício da série, “Baby Yoda”. O site de vendas até saiu do ar  após uma grande demanda de compras. Para vender novos produtos dessa franquia e alavancar seu marketing digital, é preciso buscar o licenciamento da empresa e não burlar o direito autoral que ela possui.

Esse licenciamento de marca é importante pois libera o uso do marketing de criação dos autores para suas vendas de forma legal, além de gerar controle da monetização dos seus projetos. Aliás, também é possível encontrar produtos já criados, que estão sempre em alta e são considerados de domínio público para a sociedade, como as obras de Machado de Assis, as artes de Van Gogh em acervos públicos, os personagens Aladdin, Peter Pan, Sherlock Holmes, dentre outras criações.


Fontes:
https://www.terra.com.br/diversao/cinema/o-gambito-da-rainha-faz-disparar-vendas-de-xadrez-e-livros-sobre-o-jogo-nos-eua,ed6826dcd490a25c4209b85d27106cc62oudxlsd.html
https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba/febre-em-curitiba-mascara-da-serie-la-casa-de-papel-vende-mais-que-produtos-da-copa-7q8yatttgqks1okzytr3bjm47/
https://vogue.globo.com/beleza/noticia/2019/04/conheca-linha-de-maquiagens-inspirada-em-game-thrones.html
https://exame.com/negocios/com-disney-crescem-vendas-de-produtos-da-serie-the-madalorian/
https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,pre-venda-de-boneco-em-tamanho-real-do-baby-yoda-tira-site-do-ar,70003180413