Um dos maiores fenômenos do momento é a rede social TikTok, com mais de 600 milhões de usuários ativos por mês, conforme o relatório “Digital 2020”, em parceria entre a We are Social com a Hootsuite, a sensação do momento é o uso dos vídeos da plataforma que dominou os celulares de jovens, adolescentes, crianças e até mesmo empresas. O aplicativo é voltado para a produção de vídeos curtos que podem ser editados com cortes ou filtros, contando uma narrativa ou interagindo com outros usuários.

O TikTok já ultrapassou recordes em 2019, alcançando a marca de 1 bilhão de instalações em Android e iPhone, tornando-se o segundo das redes sociais mais baixadas daquele ano. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como utilizar a plataforma de forma benéfica para negócios digitais e marketing online. Confira!

Saiba como o fenômeno TikTok pode ajudar seus negócios digitais
Saiba como o fenômeno TikTok pode ajudar seus negócios digitais / Foto: unsplash.com

Marketing de influenciadores

Uma das principais vantagens de usar o TikTok como forma de alavancar os negócios digitais é o engajamento que a rede possui, principalmente, o potencial de viralizar vídeos e desafios dentro da plataforma. Com isso, a possibilidade de investir em um marketing digital de influenciadores pode ser benéfico para a sua empresa. As formas de causar engajamento com publicidade em vídeos patrocinados pode aumentar muito a sua conversão em vendas e leads no mercado digital.

Assim como o YouTube, o TikTok é um grande canal para a criação de personas e digital influencers que conquistam a atenção do público. Alguns exemplos dessas ascensões nesse formato de vídeo são: Camilla de Lucas, atual participante do BBB 21; e, pequena Lô, com mais de 3 milhões de seguidores no Instagram e TikTok. Usar o patrocínio e os anúncios em uma dessas personalidades de grande influência pode conceder grande atenção de seus telespectadores para a sua marca.

Segmentação do público

De acordo com a Global Web Index, o público ativo na plataforma é bem segmentado, sendo sua grande maioria de jovens entre 16 e 24 anos, e outra parte significativa é o público adulto de 24 a 30 anos. Para isso, é preciso buscar se o seu público-alvo faz parte desses usuários ativos na rede social e se o seu nicho se encaixa em uma das abas de engajamento dentro da ferramenta. Portanto, se os conteúdos da sua empresa são direcionados entre as faixas etárias citadas, essa é uma boa hora para investir seu material no TikTok.

O público da plataforma é majoritariamente jovem
O público da plataforma é majoritariamente jovem / Foto: unsplash.com

Desafios e vídeos viral

Como mencionado anteriormente, o TikTok é uma plataforma que está impulsionando grandes conteúdos virais e desafios musicais. Às vezes, as canções mais utilizadas dentro aplicativo também sofrem uma melhoria nos charts e Tops músicas mais ouvidas do momento, como fez com “Say So” da cantora Doja Cat. Por isso, o engajamento que essa rede social possui pode ser até maior que a de outras redes, principalmente, por se tratar de um público majoritariamente jovem.

Uma estratégia para criar um vídeo viral ou ter uma boa performance no aplicativo é participar de desafios ou esquetes bem humoradas, atraindo novos consumidores para o conteúdo que você pretende mostrar. A vantagem do TikTok é que o custo para a produção destes vídeos pode ser muito baixa e a edição é bem simples de ser feita, sem precisar entender muito de aplicativos de montagens.

Ganhar dinheiro

O tiktok também disponibiliza a função de doar dinheiro. Assim, quanto maior for o seu rendimento na plataforma e mais pessoas você consegue atingir, é possível que os seus ‘fãs’ queiram demonstrar apoio na rede social e fazer uma doação, com dinheiro real, do valor que ela achar necessário para seu conteúdo. Além disso, o engajamento que for adquirido dentro do aplicativo acaba impulsionando os seus negócios digitais e o seu perfil, tornando-o um dos influenciadores da rede, facilitando o marketing digital que poderá ser feito na plataforma.



Referências:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/02/tiktok-bate-a-marca-de-um-bilhao-de-instalacoes-no-android-e-iphone.ghtml

https://sensortower.com/blog/tiktok-revenue-downloads-2019

https://blog.hootsuite.com/social-media-users-pass-4-billion/


https://blog.globalwebindex.com/trends/tiktok-music-social-media/