Conseguir muitos seguidores nas redes sociais não é sinônimo de sucesso. Aliás, é justamente por isso que comprar números não funciona se você deseja alavancar o seu perfil. De acordo com as diretrizes do Instagram, um dos aplicativos mais utilizados no Brasil, fazer esse tipo de compra vai contra os Termos de Uso e as Políticas da Plataforma. Nesse cenário, a sua principal busca deve ser por engajamento: os seus admiradores virão como consequência. 

Utilize imagens de qualidade nas redes sociais para melhorar o seu engajamento | Foto: Eaters Collective 

Melhore o seu engajamento

Com o planejamento correto, é muito mais fácil colocar em prática todas as dicas que serão abordadas a seguir. Lembre-se de que uma gestão de redes sociais vai muito além de postar fotos e criar legendas, é preciso estudar e testar o que oferece mais resultado para a sua empresa ou para o seu perfil profissional. Não se esqueça de mensurar os resultados e tentar diferentes estratégias!

1. Ofereça soluções

Leads são possíveis clientes. Uma empresa, seja pequena ou grande, sempre deve buscar captar mais clientes e fidelizar os antigos. Dessa forma, a produção de conteúdo on-line para geração de leads é fundamental. Você deverá criar materiais que respondam aos questionamentos do público e que agreguem características sobre os seus produtos e/ou serviços. Pense na produção de conteúdo como uma forma de estreitar a relação entre empresa e cliente e fornecer informações de qualidade ao público, seja no Instagram, seja no Facebook, ou até mesmo no YouTube. 

Mas quais materiais são esses?

A produção de conteúdo engloba posts no feed, stories, reels, vídeos em IGTV e YouTube, publicações em blogs ou sites e outras formas de escrita e audiovisual. Ela deve ser pensada de acordo com o seu público-alvo e com a sua persona. Para saber como criar títulos convidativos em seus textos, clique aqui!  

2. Converse com profissionais da área

Fazer lives é uma das possibilidades que o Instagram oferece para seus usuários. Com as transmissões ao vivo, muitos eventos ou palestras podem ser criados. Além disso, é possível entrevistar profissionais da área em que você atua, ou de alguma área relacionada. O melhor de tudo é que o bate-papo pode ficar salvo para ser acessado depois. Essa é uma possibilidade de incluir mais credibilidade ao seu perfil e fomentar a participação de outros usuários com dúvidas. Faça enquetes ou abra uma caixa de perguntas para saber quais convidados os seus seguidores gostariam de assistir. Ouça as preferências da sua audiência e tente agradá-la.   

3. Reels: ferramenta nova

Utilize o reels, uma nova ferramenta do Instagram parecida com o ‘TikTok’ que possibilita um vídeo curto de 15 segundos com músicas ou narrações já prontas para uma dublagem. Se você não é expert em edição, é ainda melhor. Rapidamente você poderá criar as suas próprias cenas e editá-las de uma maneira muito mais fácil. Essa é uma possibilidade para captar a atenção do público que não tem muita paciência para vídeos longos, mas deseja informações de qualidade. 

Algumas outras funcionalidades da plataforma são: IGTV, um vídeo completo que tem no mínimo um minuto e no máximo de uma hora de duração e pode ser editado antes da publicação, e as lives, já citadas na dica anterior. 

4. “Mimos”

Os “mimos”, ou seja, pequenas lembranças, servem para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos. Você poderá criar combos de alguns produtos ou até mesmo pequenos descontos para os seus seguidores. Além disso, criar sorteios também possibilita maior engajamento, visto que muitas pessoas irão comentar e marcar outros perfis. Essas também são estratégias de marketing digital.

Referências:

https://web.facebook.com/help/instagram/477434105621119/

Terms of Use | Instagram Help Center

https://web.facebook.com/help/instagram/325135857663734/