Com a intenção de impulsionar o marketing digital, muitas empresas independentes buscam as redes sociais para promover seu produto ou serviço. Nesse sentido, usar redes sociais para trabalho já se tornou uma necessidade. Assim, muitos procuram como deixar o feed do Instagram mais profissional e as redes sociais profissionais ainda melhores para seus próprios negócios.

Tenha redes sociais profissionais para vender mais
Tenha redes sociais profissionais para vender mais | Fonte: Freepik.com

Uma pesquisa realizada pela We Are Social em parceria com a Hootsuite revela que, no ano de 2020, cerca de 3.8 bilhões de pessoas utilizaram as redes sociais para determinado fim. Esse número mostra que a influência das plataformas digitais provavelmente será cada vez maior, o que traz pontos positivos e negativos para os internautas.

Um dos principais pontos positivos é a possível utilização para o trabalho. Muitas firmas independentes as enxergam como plataformas para impulsionar vendas, divulgar a marca e ter uma comunicação mais efetiva com o público. Esses benefícios são bastante tentadores para quem deseja melhorar e divulgar seu serviço. Porém, atingir o público-alvo nem sempre é fácil. Para isso, existem algumas maneiras de fazer com que os perfis transmitam mais credibilidade ao cliente. Confira a seguir cinco dessas alternativas:

Redes sociais e um perfil profissional

Para deixar um perfil mais profissional, atente-se ao que é escrito nas postagens e também à parte visual da rede social. Saiba quais são as redes sociais mais usadas para os negócios digitais e como deixá-las mais profissionais de acordo com as suas funcionalidades:

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas, principalmente para negócios digitais. A opção “loja do Instagram” expõe os produtos para venda. Mas, além disso, existem outras possibilidades: 

1. Perfil comercial ativo

Para iniciar bem um perfil profissional, é essencial que você já tenha traçado os seus objetivos com ela. Assim, mudar para o perfil comercial significa expor informações sobre o seu negócio que possibilitem uma comunicação mais efetiva com o público e com o cliente.  

2. Organização no perfil

A organização é um fator muito importante quando se trata de destaque nas redes sociais. Principalmente no âmbito profissional, é necessário demonstrar credibilidade e experiência. Nesse sentido, ter uma bio bem estruturada no Instagram, destaques, fotos e vídeos de qualidade e um conteúdo relevante é fundamental.  

3. Interação com o público

Um bom relacionamento com os possíveis clientes pode ser iniciado com uma eficiente interação nas redes sociais. Isso ocorre por meio de enquetes, perguntas, testes, direct e até mesmo respondendo aos comentários de uma publicação, o que é essencial para uma comunicação mais humanizada com o público-alvo.

4. Análise de resultados

Analisar o que já deu certo nas redes sociais e o que ainda não funcionou é essencial para que a conta profissional evolua. A questão é que o Instagram oferece dados para aqueles que desejam fazer uma  boa análise, trazendo uma visão geral e aprofundada sobre quem é o seu público nessa rede social e como ele se “comporta”.

5. Ferramentas

O Instagram oferece muito além de dados e análises. O uso de hashtags, stories, reels, IGTV e publicações no feed deve ser frequente. É sempre importante demonstrar novidades e utilizar os diversos recursos oferecidos. Essa rede social é um local de expansão das ideias: use a criatividade para se destacar!

Facebook

Essa rede social traz diversas ferramentas para tornar uma conta mais adequada ao trabalho. Entenda como tornar a página do seu negócio digital mais profissional no Facebook:

1. Conteúdo enriquecedor

É importante atrair clientes a partir dessa rede social. Porém, não adianta fazer postagens que não tragam informações relevantes. Nesse sentido, criar publicações na página do Facebook com um conteúdo interessante, tanto pelo texto, quanto pelo caráter visual, pode proporcionar um bom crescimento para o seu negócio digital. Utilize ferramentas que possam enriquecer suas postagens e muita criatividade.

2. Postagens patrocinadas

Sim, suas postagens podem ter um conteúdo interessante e visualmente atrativo, mas o patrocínio pode alavancar de vez a marca e identidade do empreendimento independente. Com isso em vista, o patrocínio pode ser benéfico para o seu negócio digital: aproveite-o!

3. Análise do público

O Facebook permite a visualização de um painel de gerenciamento, o qual possibilita verificar as curtidas, alcance, visitas e publicações. Esse quadro auxilia na compreensão das postagens que tiveram maior alcance e quais despertaram o interesse do público. Dessa forma, fica fácil entender as tendências e a reação de quem está do outro lado da tela.

4. Informações sobre o negócio digital

Essa dica é bastante valiosa para a sua empresa. Você deve fornecer informações sobre o seu produto ou serviço com a produção de conteúdo, além de promover sua marca e identidade. Isso constrói uma “ponte” de confiança com os clientes e transparece cada vez mais profissionalismo.

Programação de postagens

É importante ter um planejamento de posts para as redes sociais, em destaque para o Facebook e Instagram. Por isso, esteja em alerta para saber qual horário o público costuma acessar a sua página e reagir às principais postagens do momento.

YouTube

Nessa plataforma de vídeos, você poderá ter um grande alcance. O YouTube conta com uma gama de conteúdos e canais de referência para todo o mundo. Isso traz pontos positivos e negativos: por um lado, a maior parte dos seus clientes estarão presentes. Por outro lado, a concorrência é esmagadora.

As mesmas dicas do Instagram e Facebook podem ser aplicadas nesta rede social. Mas é importante entender mais sobre as suas especificidades e diferentes demandas. Investir no YouTube é torná-lo mais profissional em busca de maior credibilidade e confiança do cliente.

1. Grave vídeos profissionais

A luminosidade, edição e até mesmo legendas são de suma importância para vídeos mais profissionais no YouTube. Nessa perspectiva, se deseja tornar os vídeos mais interessantes e atrativos para o seu público-alvo, é necessário atentar-se às questões visuais, mas sempre com informações relevantes em mãos.

2. Áudio de qualidade

Um áudio de qualidade pode atrair mais clientes e trazer uma visão mais profissional para o canal. É imprescindível o uso de ferramentas como um bom microfone e um lugar que proporcione um cenário adequado para os vídeos, tornando-os mais organizados e bem feitos.

3. Conteúdo e inovação

Abuse da criatividade para criar um bom vídeo no YouTube. Da mesma forma em que as outras redes sociais demandam inovação, a criatividade para vender e conquistar mais clientes no YouTube é bastante válida. Assim, utilizar recursos visuais e gráficos pode enriquecer o conteúdo e destacar novas ideias.

Aprenda mais sobre redes sociais e Marketing Digital

Para entender melhor sobre as redes sociais para trabalho, é preciso conhecer as ferramentas das redes sociais para o dia a dia da empresa. Assim, mesmo sabendo como deixar o feed Instagram mais profissional, é necessário investir em capacitação. Se deseja conhecer mais sobre Marketing Digital, conheça a Escola de Marketing Digital. Ela oferece uma educação de qualidade para aqueles que querem impulsionar seus negócios digitais por meio das redes sociais profissionais e outros veículos enriquecedores. Acesse o site da Escola do Marketing Digital para mais informações!



Referências:

https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/03/10-dicas-para-usar-o-instagram-de-forma-profissional.ghtml

https://www.hostgator.com.br/blog/facebook-dicas-para-deixar-sua-fanpage-profissional/

 https://www.youtube.com/watch?v=4x0b3PW2DXE