Atualmente, o Brasil apresenta 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais, o que corresponde a cerca de 66% da população total do país. Essas informações são da pesquisa “Global Digital 2019”, produzida pela agência We are Social em parceria com a plataforma midiática Hootsuite. O estudo também revela quais são as redes sociais mais usadas tanto no mundo inteiro quanto no Brasil. 

Dados expressivos como esses mostram como o desenvolvimento estratégico e a divulgação de empresas tornou-se digital, além do papel fundamental das redes sociais na comunicação on-line. Com isso, separamos as principais plataformas digitais que estão na lista. Confira as ferramentas mais interessantes de cada uma para estratégias de marketing digital!

Confira as redes sociais mais usadas e suas principais ferramentas
Confira as redes sociais mais usadas e suas principais ferramentas | Foto: unsplash.com 

Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo, somando pouco mais de 2.27 bilhões de usuários ao redor do globo. O Brasil está na terceira posição mundial, com 90% da população usando a plataforma, sendo 130 milhões de perfis conectados à rede, segundo a pesquisa “Global Digital 2019”.

As melhores ferramentas para criadores de conteúdo e negócios on-line na plataforma são: Facebook Creator, que contempla transmissões ao vivo e customização de postagens para engajamento; Facebook Insights, que encontra características demográficas e de interesses dos seus seguidores; Facebook Ads, anúncios pagos para divulgação de produtos e serviços on-line e Facebook Mobile Studio, que oferece dicas e tutoriais para criar anúncios mais eficientes.

YouTube

O YouTube é a plataforma de vídeos mais famosa mundialmente, com mais de 2 bilhões de usuários mensais. No Brasil, tornou-se a rede social mais acessada em 2019: cerca de 95% da população com acesso à Internet estava “dentro” do site. 

Como uma rede social de vídeos, o conteúdo precisa ser adaptado para uma linguagem audiovisual, com o intuito de prender o telespectador do início ao fim. Além disso, a plataforma permite transmissões ao vivo, o que possibilita monetização do material e  um serviço de assinatura paga (premium). 

Redes sociais principais ferramentas de marketing digital
Redes sociais principais ferramentas de marketing digital | Foto: unsplash.com

WhatsApp

O WhatsApp é uma das redes sociais mais influentes no Brasil, somando mais de 120 milhões de usuários conectados (aproximadamente 89% da população com acesso à Internet) e ultrapassando 2 bilhões em todo o mundo.

Dentro da rede de mensagens, as opções para auxiliar o marketing digital e aumento de vendas on-line são: caixa de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e um contato mais direto com os clientes. O WhatsApp Business é o principal foco, pois disponibiliza o cadastramento de um perfil comercial na plataforma; respostas rápidas e automatizadas ao público; catálogos de produtos com informações sobre a marca; estatísticas das mensagens e conversas efetivadas com o cliente.

Instagram

Comprado pelo mesmo criador do Facebook, o Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários mundialmente e, no Brasil, 71% da população com acesso à Internet possui uma conta na respectiva rede social. Com um apelo mais visual em suas publicações, as principais ferramentas do Instagram para o marketing digital envolvem criação de vídeos, como IGTV, reels, inshot e boomerang. As transmissões ao vivo; edições de imagens relacionadas ao layout e aos filtros; links embutidos no perfil; repost de outras publicações e o uso essencial das hashtags são opções para trazer maior engajamento e sucesso da empresa nesse ambiente digital.



Fontes:
https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/02/conheca-as-redes-sociais-mais-usadas-no-brasil-e-no-mundo-em-2018.ghtml
https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/brasil-e-o-3-pais-com-o-maior-numero-de-usuarios-do-facebook-02032019
https://datareportal.com/reports/digital-2019-brazil
https://www.tecmundo.com.br/internet/140938-youtube-continua-crescendo-tem-2-bilhoes-usuarios-mensais.htm
https://fortunly.com/statistics/whatsapp-statistics#gref
https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/02/whatsapp-ultrapassa-2-bilhoes-de-usuarios-em-todo-o-mundo.ghtml
https://epoca.globo.com/instagram-tem-1-bilhao-de-usuarios-mas-nao-oferece-sistema-de-denuncia-de-fake-news-23370668