O que é P.U.V. – Proposta Única de Valor

 

Inscreva-se em nosso canal do YouTube e curta nossa página do Facebook para receber nossos melhores conteúdos! Clique abaixo em “Assinar para receber atualizações” para receber nossas dicas diretamente no seu messenger.

 

Definir o posicionamento de um produto/serviço é um dos grandes desafios para um empreendedor. Em um mundo com cada vez mais concorrência é fundamental posicionar o seu produto/serviço de forma que fique claro para o consumidor os benefícios e diferenças entre você e seus concorrentes.

Afinal, abrir uma empresa para ser apenas “mais uma” no mercado aumenta significativamente as suas chances de falhar. A diferenciação é que vai permitir conquistar novos clientes, cobrar melhores preços e obter as melhores margens.

Para ajudar você a posicionar o seu produto/serviço vamos falar hoje sobre o conceito: Proposta Única de Valor, o P.U.V.

O que é Proposta Única de Valor?

A Proposta Única de Valor é um conceito, uma frase, uma ideia que define, de forma clara, o seu negócio e os porquês que o tornam único. Escrito assim, pode até parecer uma definição complexa, mas não é nada disso.

A P.U.V. é aquilo que irá diferenciar o seu empreendimento de todos os demais do mesmo ramo. Imagine um produto qualquer, físico ou digital. Ele certamente é comercializado por dezenas, ou talvez centenas, de outros empreendedores. O que diferencia a sua empresa, o seu negócio, dos demais?

 

A resposta é a sua Proposta Única de Valor!

 

É aquilo que só você oferece. E para definir isso, é preciso que você conheça o seu diferencial e o aplique em uma única frase. Essa frase deverá se tornar um verdadeiro mantra na sua empresa.

 

Como definir minha Proposta Única de Valor?

Veremos, a seguir, uma forma prática e objetiva de definir a sua Proposta Única de Valor, a partir de um exercício bem simples. De antemão, saiba que a palavra mais importante para a construção desse conceito é “ÚNICA”. Afinal, é esse caráter exclusivo que irá diferenciar a sua marca, a sua empresa, das demais.

Para definir, com exatidão a sua Proposta Única de Valor, preste atenção na seguinte sentença:

 

Proposta Única de Valor

 

Os espaços vazios da sentença VOCÊ deve preencher com as respostas obtidas a partir do conhecimento que você tem do seu produto.

Vejamos cada um dos itens:

 

 

1.  Este é o espaço destinado ao seu produto ou serviço. Simples assim! Preencha-o com o que você vende.

 

2. O que o seu produto causa, resolve ou proporciona? Alegria, satisfação, bem-estar, prosperidade, crescimento pessoal? Que dor ele atinge? O que o seu produto ou serviço faz pelo cliente. 

 

3. Para quem se dirige o seu produto ou serviço? Nesse espaço vai definido o seu público-alvo, ou seja, para quem você pode oferecer essa solução. Cabe ressaltar aqui que saber exatamente quem é seu público-alvo é fundamental, não apenas para a definição da sua Proposta Única de Valor, mas também para todo o seu planejamento estratégico.

 

4.Esse espaço será preenchido com a principal dor ou objeção do seu público. Para encontrar essas informações recorra ao seu histórico de negociações. Você pode incluir objeções dores genéricas ou contextuais, como crises financeiras, falta de tempo, excesso de oferta do mesmo produto, dentre tantas outras. O ponto aqui é definir a principal dor ou objeção, que irá completar essa lacuna.

 

5. Este espaço deverá ser preenchido com alguma outra dor ou objeção, porém, com o sentido de exclusão. Sem ter que abrir mão de algo importante, ou sem ter que comprometer seu orçamento mensal,  sem ter que sair de casa, por exemplo. Encontre outras objeções e preencha esse espaço.

 

6. Podemos afirmar que esse é o campo mais importante da sua Proposta Única de Valor. Através de que? Do seu diferencial, daquilo que só a sua empresa e o seu produto fazem pelo cliente. Através de um método, de um atendimento personalizado, de uma entrega em tempo recorde. Esses são alguns exemplos da sua melhor expertise, do seu diferencial, e será a parte mais importante da sua Proposta Única de Valor. Aquilo que só você, e mais ninguém, entrega ao seu cliente.

 

Exercite sua Proposta Única de Valor

 

A necessidade de se posicionar diferente não é nenhuma novidade. A maioria dos empreendedores sabem desses conceitos, porém ainda não encontraram uma maneira mais prática de organizar a principal ideia com relação a diferenciação de seus produtos/serviços.

Utilizando a PUV, de forma clara e ordenada, você poderá trabalhar muito melhor suas estratégias de negócio e de comunicação, afinal você sabe muito bem o que vender e como vender.

Portanto, exercite a sua PUV, mude-a cada vez que algum valor ou conceito for modificado, e principalmente, aplique-a no seu cotidiano, e certamente, os resultados aparecerão.

 

Aprenda Marketing Digital na prática com o PRODIGITAL – Programa de Certificação em Marketing Digital mais prático e completo. Clique aqui e conheça o programa 100% online, disponível 24h por dia!

 

Receba as melhores videoaulas e conteúdos de Marketing Digital

Receba as melhores videoaulas e conteúdos de Marketing Digital

Junte-se a comunidade da Escola do Marketing Digital com mais de 110.000 profissionais e empreendedores.

Confirmado! Você receberá nossos melhores conteúdos em seu e-mail! ;) Ah, e não enviamos spam!

2019-02-27T17:43:19+00:00 20 de fevereiro de 2019|

Sobre o Autor:

Desde 2010, ajudamos pessoas como você a transformar a internet em uma máquina de vendas para pequenas e médias empresas, do básico ao avançado. Clique aqui e descubra qual é o melhor treinamento para você!