Qualquer pessoa que decide investir no marketing digital já deve ter ouvido sobre os Ps do marketing. Caso você não saiba nada sobre eles, está na hora de descobrir. Os “Ps” são processos que ajudam a lembrar sobre as etapas do marketing e como elas podem ajudar nas suas estratégias de sucesso, no geral. Confira o artigo abaixo e saiba mais sobre esses “Ps” e sua importância para os negócios digitais.

8 Ps do marketing

A princípio, existiam somente 4 Ps do marketing, mas como é necessário se reinventar dentro do mercado para continuar com lucro e gerando resultados, mais 4 Ps foram criados dentro dessa área. Eles são os elementos básicos de qualquer estratégia de marketing e precisam ser usados para aproximar o público-alvo do seu negócio.

Saiba os principais Ps do marketing digital
Saiba os principais Ps do marketing digital | Foto: unsplash.com

Quais são os 4 Ps do marketing

Os 4 Ps iniciais do marketing são chamados de Composto de marketing. Veja, a seguir, quais são eles.

Produto

O produto é aquilo que está sendo propagado pela empresa, o serviço que o cliente quer e que será comercializado mais adiante. Ele precisa ser criado com base no seu conceito, sua utilidade, sua finalidade, seu nome e ter seu formato especificado. Esse é o primeiro passo que sua marca precisa atender para definir os outros processos do marketing.

Praça

Praça é onde o seu produto será comercializado, como o seu cliente chegará até você e em qual plataforma ou ambiente serão disponibilizadas as vendas. É importante conhecer onde o seu público está localizado e qual a melhor forma de oferecer os seus produtos e serviços para consumo. Saiba se os seus clientes preferem lojas físicas ou on-line e invista no que está mais próximo deles.

Preço

O preço é exatamente o valor que será cobrado para a comercialização do produto. Saiba qual é o custo da sua produção, sua entrega e pense no preço que será mais acessível para o consumidor e que gere lucros para o seu negócio. Esse é um grande passo para moldar as outras estruturas da marca.

Promoção

A promoção não é, necessariamente, uma oferta ou desconto que será aplicado ao produto. Mas sim, a forma que ele será promovido e quais estratégias de marketing estão envolvidas para a divulgação dos serviços da marca. Para isso, você precisa novamente conhecer seu público e saber quais são os canais mais utilizados por eles, aplicando essas plataformas de propagação para evidenciar a marca dentre outras alternativas disponíveis no mercado.

Confira os novos 4 Ps do marketing digital
Confira os novos 4 Ps do marketing digital | Foto: unsplash.com

Os outros 4 Ps do marketing

Os primeiros 4 Ps são muito importantes para o processo de vendas da empresa. Entretanto, outros aspectos também devem ser levados em conta no decorrer desse sistema. A seguir, veja quais são esses novos Ps.

Processo

O processo representa todas as etapas de trabalho como a criação, confecção e distribuição dos produtos para seus clientes. Ele estabelece a metodologia que será adotada pela marca e quais fluxos serão atendidos antes da comercialização. Além de orientar o nível administrativo de estoque e logística, também ajuda a entender a experiência de cada consumidor com sua empresa.

Pessoas

É claro que o público-alvo também está envolvido dentro da metodologia da empresa. É importante estudar o comportamento dos seus consumidores, quais suas maiores necessidades e críticas quanto ao produto, e melhorar de acordo com essa busca que a marca precisa fazer para melhorar seus resultados. Estabeleça uma relação contínua com seus clientes e o resto será fácil.

Palpabilidade

Também conhecido como posicionamento, a palpabilidade é a forma como a empresa interage com o cliente para vender seus produtos. Está relacionada com a percepção do cliente e como é importante observar o local que suas propagandas são feitas. Assim, você pode mudar seu posicionamento estratégico para gerar novos resultados.

Produtividade

A produtividade, ou performance, é o resultado que a marca está gerando com a aplicação de todos os passos anteriores. Com isso, você conseguirá perceber onde precisa melhor, o que deu errado, o que deu certo e indicar mudanças para aumentar o rendimento e qualidade da empresa. Observando todos os outros Ps de perto, este virá com facilidade.

A importância dos Ps

Como vimos, são diversos passos que ajudam a melhorar o rendimento e a produtividade de uma empresa. Por isso, os Ps do marketing são importantes para mensurar os resultados e estabelecer novas estratégias para a promoção da sua marca. Definir os 8 Ps é planejar o seu negócio e colocar em prática as mudanças e atividades necessárias para gerar resultados e conversão em vendas.