O que Muda no E-Commerce para Tablets?

A consultoria Shop.org estima que, nos próximos dois anos, o e-commerce via dispositivos tablet avance para 25% do total de vendas no segmento. Estamos falando de uma quantia considerável, mas poucas lojas virtuais parecem ter sido pensada para o formato. Conheça alguns princípios básicos na hora de planejar uma loja ideal para este dispositivo.

 

Lembre-se do fator lúdico. Usuários de tablets esperam uma experiência de uso muito mais interativa. Por isso, adote animações, transições bem feitas e use muito conteúdo visual como fotos e vídeos. Faça com que o usuário tenha poder sobre a interface, ou seja, que tudo que ele faça tenha um feedback adequado.

 

Mantenha o design simples. Reduza o número de elementos, em comparação com seu e-commerce.  Dê destaque a poucos elementos, especialmente o botão Comprar. Trabalhe com espaçamento em torno dos elementos e economize no texto.

 

Projete para mais impacto visual. Um bom design conta muito aqui. Por isso, faça bom uso de cores, use apenas imagens de boa resolução e trabalhe seu layout para que ele seja responsivo, de acordo com o tamanho do dispositivo onde está sendo exibido. Garanta que aquilo que pode ser clicado tenha o tamanho adequado (área de toque em torno de 1 cm é o mínimo).

 

Teste mais que o normal. Como o tablet oferece uma experiência muito mais intuiva, é necessário que você entenda o comportamento dos usuários de perto. Conduza múltiplos testes e só pare quando a experiência for óbvia e agradável para quase todos os usuários.

 

Não confunda tablet com smartphone. As pessoas gastam muito mais tempo no consumo de conteúdo em tablets. Por isso, foque na experiência de uso, com riqueza de conteúdos, como se fosse contar uma boa história, com início, meio e fim. Cuidado com o final dessa experiência, fazendo com que o processo de pagamento e cadastro, por exemplo, sejam o mais fluídos possíveis.

 

Receba as melhores videoaulas e conteúdos de Marketing Digital

Receba as melhores videoaulas e conteúdos de Marketing Digital

Junte-se a comunidade da Escola do Marketing Digital com mais de 110.000 profissionais e empreendedores.

Confirmado! Você receberá nossos melhores conteúdos em seu e-mail! ;) Ah, e não enviamos spam!

2012-09-24T11:36:47+00:00 24 de setembro de 2012|

Sobre o Autor:

Consultor de Marketing Digital especializado em Automação de Vendas Online para PME's e Fundador da Escola do Marketing Digital. Clique aqui para acessar o perfil completo.