Se você trabalha com comunicação, provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing. Muito se fala por aí sobre essa estratégia inovadora que rompe com os antigos conceitos do marketing tradicional e das propagandas intrusivas, dando lugar a um método que se baseia em ganhar o interesse das pessoas, fazendo com que os seus potenciais clientes te procurem, e não o contrário.

Pensando na importância do assunto, preparamos esse post que explica o conceito característico do Inbound Marketing, apresentando suas diversas etapas para que você também possa aplicar essa estratégia na sua empresa. Confira o vídeo e o artigo abaixo:

 

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Afinal, o que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma maneira de se comunicar para atrair mais clientes

 

Também conhecido como “marketing de atração”, o Inbound Marketing é uma estratégia inovadora que se baseia em ganhar o interesse das pessoas com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, fazer com que ele conheça sua marca “voluntariamente”. Ou seja, no Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário.

A partir dessa primeira interação é feito um trabalho para manter um relacionamento duradouro entre cliente e empresa, através da produção de conteúdo relevante e personalizada.

O Inbound Marketing possui três pilares essenciais: o marketing de conteúdo, SEO e mídias sociais.

 

  • Marketing de Conteúdo

    A produção de conteúdo é imprescindível para uma estratégia de Inbound Marketing de sucesso. Isso porque é o conteúdo relevante e de qualidade que irá atrair os olhares dos potenciais clientes para a sua empresa.

    Por isso é necessário saber as preferências do seu público-alvo, definir personas e alinhar à esses interesses o tipo de conteúdo que o seu público absorverá melhor.

    DICA: Se você tem dúvidas sobre que tipo de conteúdo produzir para a sua audiência, confira o post “Funil de Marketing e Vendas: O Melhor Conteúdo Para Cada Etapa”.

 

  • SEO (Search Engine Optimization)Semelhante as lojas físicas, na internet a sua empresa também precisa estar bem posicionada/localizada para que sua audiência possa encontrá-la. É comum que os consumidores iniciem o processo de compra online usando os mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo) para encontrar o que precisam.

    Por isso, as técnicas de SEO são indispensáveis para garantir que seu site apareça em destaque nas buscas e, consequentemente, seja mais facilmente encontrado pelo público. É um trabalho a longo prazo, mas que fará toda a diferença para o seu negócio.

 

  • Mídias Sociais

    Interagir com as pessoas no momento certo é também saber que essa interação pode vir de vários lugares. E nos dias de hoje, estar presente nas diversas plataformas de mídias sociais é essencial para qualquer empresa.

    As mídias sociais são uma ótima maneira de envolver e se aproximar dos consumidores. Além de permitirem um compartilhamento mais fácil e efetivo de conteúdo do que outros canais as mídias sociais possuem uma grande quantidade de usuários.

 

 

Inbound Marketing X Outbound Marketing

Inbound Marketing atrai, em vez de interromper

 

Diferente do Inbound Marketing que tem como premissa atrair o consumidor, o Outbound se refere ao marketing tradicional, que usa a interrupção para se comunicar com o público.

Toda vez que você precisa parar o fluxo natural de uma pessoa que está navegando na internet, ouvindo um programa de rádio ou assistindo a um programa na TV para passar uma mensagem, caracteriza-se Marketing de Interrupção.  

Ou seja, o usuário não necessariamente pediu para ver aqueles anúncios, pelo ao contrário, a mensagem é imposta a ele e grita pela sua atenção.

Hoje em dia, devido a mudança do comportamento do consumidor, que está cada vez mais seletivo e não aceita interrupções, o Outbound Marketing está precisando se adaptar.

O controle passou das mãos das empresas para a dos consumidores, dando às pessoas o poder de escolha não só na hora da compra, mas também sobre quais mensagens desejam receber ou não.

É neste cenário que o Inbound Marketing se destaca, pois ele não é invasivo ou importuno. Pelo ao contrário, ele consegue atingir as pessoas que realmente estão interessadas naquela mensagem, naquele momento.

Outra diferença entre as duas estratégias é a mensuração de resultados. No Inbound tudo pode ser acompanhado em tempo real e, se algo acabar saindo fora do esperado, é possível mudar completamente a estratégia para reverter o jogo.

Já no Outbound, esse processo pode não é tão simples. A mensuração dos resultados é mais complicada dependendo dos veículos de comunicação, e a revisão da estratégia não permite uma ação mais imediata.

 

Como fazer Inbound Marketing?

A estratégia de Inbound Marketing combina a produção de conteúdo com automação de marketing e possui uma metodologia baseada em quatro etapas:

  • 1. Atrair tráfego;
  • 2. Converter visitantes em leads;
  • 3. Converter leads em clientes;
  • 4. Encantar os clientes para que se tornem defensores da sua marca.

O que é Inbound Marketing

 

1° Etapa: Atrair tráfego

Semelhante à uma loja física, um site sem audiência, é um site fadado a não dar certo. Por isso a primeira etapa da estratégia de Inbound não poderia ser diferente: atrair visitantes.

Isso porque um site sem visitas não gera leads, sem leads não há vendas e, consequentemente, toda a estratégia vai por água abaixo.

O grande diferencial dessa primeira etapa é atrair pessoas que de fato tem interesse no seu produto/serviço. Mas como atrair somente essas pessoas e não gastar energia com quem não está afim?

Para atrair o público certo é preciso, primeiramente, realizar um estudo para entender o seu público-alvo e criar personas que serão seus possíveis prospects. Depois de conhecer melhor o seu público, é hora de conquistar a sua atenção nos meios onde ele se encontra.

DICA: Confira o post “Persona: O Que é e Como Desenvolver a Sua” e faça o download do template exclusivo que preparamos para que você possa organizar a sua persona.

Alguns dos meios mais utilizados para atrair atenção da sua audiência, são:

 

  • BlogO blog está normalmente ligado a uma estratégia de Marketing de Conteúdo, que é um dos principais pilares do Inbound Marketing. Um blog bem feito produz conteúdo de qualidade baseado nas personas previamente criadas e nas diferentes etapas do processo de compra. Mas lembre-se: o objetivo do blog é educar o público, tirar suas dúvidas para conquistar a sua atenção e respeito.

 

  • Mídias SociaisSe você decidir estabelecer uma ordem geralmente as mídias sociais ficam após o blog, pois tudo o que é postado nele deve ser compartilhado nas mídias sociais. Claro que isso não te impede de criar conteúdos específicos para as redes sociais, pelo ao contrário, quanto maior a quantidade de conteúdo postado, melhor. Esta é uma ótima maneira de engajar os usuários e humanizar a sua marca.

 

  • SEOO trabalho de SEO é muito importante para qualquer estratégia de Inbound Marketing. Como dito anteriormente, o processo de pesquisa por um produto ou serviço nos mecanismos de busca antes de efetuar uma compra é comum entre a maioria dos usuários de internet atualmente.

    Não estar posicionado nos buscadores para as palavras que seus clientes em potencial pesquisam significa perder leads diariamente e deixar dinheiro na mesa.

 

2° Etapa: Converter visitantes em leads

Agora que você já tem um volume razoável de visitantes em seu site, o próximo passo é fazer com que esses visitantes se tornem leads.

Para isso, você deve captar o e-mail do visitante e as informações que julgar necessário oferecendo algo em troca, como: ebooks, checklists, manuais, vídeos, consultorias, enfim, algo de valor para o seu público. Novamente temos a presença do conteúdo como peça chave para atração e conversão dos visitantes em leads.

Confira agora algumas táticas importantes na conversão de visitantes em leads:

 

  • Landing Pages

    Quando o assunto é converter seus visitantes em leads as Landing Pages caem como uma luva. Isso porque as Landing Pages foram arquitetadas justamente para convencer o usuário a realizar uma determinada ação. Nesse caso, é a página onde o usuário fornece seus dados para ter acesso à isca digital.

    DICA: Confira o post “7 Dicas Cruciais para Converter Mais com suas Páginas de Captura”.

 

  • Call-to-Action

    Os famosos CTA’s são botões ou links que tem o objetivo de incentivar os visitantes a tomarem uma determinada ação, como fazer o download de um e-book ou de um template, por exemplo.

    Em outras palavras, o call-to-action é o que induz o visitante a se cadastrar para adquirir o conteúdo oferecido. Por isso, é necessário que o botão de call-to-action e o conteúdo sejam atrativos para que a geração de leads seja efetiva.

    DICA: Confira o post “O Que é CTA e Como Utilizá-lo para Obter Mais Resultados”.

 

  • FormuláriosOs formulários são geralmente encontrados nas landing pages para serem preenchidos pelos visitantes e então concluir a chamada para ação. Eles não possuem um número de campos padronizado, pois são feitos baseados nas informações que a empresa julga relevante sobre seu visitante. Entretanto, o recomendado é não se estender muito para que o visitante não desista antes do fim.

 

 

3° Etapa: Converter leads em clientes

Todo o trabalho de geração e nutrição de leads feito nas etapas anteriores tem o principal intuito de: produzir demanda. Ou seja, agora que você já atraiu os visitantes certos e converteu-os em leads, precisa transformá-los em clientes reais.

Em alguns casos, o processo de vendas acontece dentro do próprio site da empresa, e em outros é necessário o contato com um vendedor para fechar negócio.

As principais ferramentas e táticas para fechar com um cliente são:

 

  • E-mail Marketing

    O e-mail marketing surge como grande aliado em situações como: um visitante clica no seu CTA, preenche o formulário na sua landing page, mas ainda não se tornou cliente.

    É aí que o e-mail entra! O ideal é alimentar esses leads com uma série de e-mails com conteúdo útil e relevante. Dessa forma, você irá criar autoridade e construirá uma relação de confiança entre empresa e cliente, até que ele se sinta preparado para comprar com você.

 

  • Automação de Marketing 

    A automação de marketing anda em conjunto com a estratégia de e-mail marketing, apesar de não se tratar apenas disso. Depois de estudar as necessidades dos leads e o estágio do ciclo de vida dele com a empresa, é hora de criar os e-mails e dispará-los utilizando ferramentas de automação e e-mail marketing.

    Para saber mais sobre automação de marketing, além do e-mail marketing, confira o post “O Que é Automação de Marketing”.

  • CRM

    O CRM (Customer Relationship Management) é a sigla utilizada para o software de gestão com foco no cliente, que reúne vários processos de uma forma organizada e integrada.

    Com ele você consegue ter todas as informações detalhadas sobre seu lead de forma acessível, facilitando o processo de vendas, pois garante que o vendedor tenha a informação que seu cliente em potencial precisa naquele momento.

 

4° Etapa: Encantar os clientes

 

Só porque um cliente já pagou ou está pagando pelos seus serviços todo mês, não significa que ele não possa te esquecer e começar a comprar do concorrente.

Por isso as empresas relevantes continuam a se relacionar com o cliente, mesmo após a compra, pois sabem o quão importante é fidelizar, engajar e encantar esses atuais clientes.

Até porque, clientes satisfeitos compram mais e, além disso, indicam e promovem a sua empresa, tornando-se verdadeiros defensores da sua marca.

As táticas usadas para encantar e fidelizar clientes incluem:

 

  • Pesquisa de Satisfação 

    Não existe melhor maneira de saber o que seus clientes querem e precisam do que perguntando diretamente para ele. Use os feedbacks e as pesquisas para garantir que você está alcançando o grau de satisfação que seus clientes esperam e poder identificar melhorias a serem feitas.

 

  • Monitoramento das mídias sociais 

    É nas mídias sociais que você terá a interação mais próxima com os seus clientes. Eles deixarão dúvidas, comentários, curtidas ou insatisfações. Por isso, fique sempre atento ao que estão dizendo sobre a sua marca e, o mais importante, ouça seus clientes. É a opinião deles que realmente importa.

    Existem várias ferramentas no mercado que podem te ajudar nessa tarefa. Confira o post 7 Ferramentas para Monitorar Redes Sociais: Vantagens e Desvantagense saiba mais.

 

10 Motivos para você adotar a estratégia de Inbound Marketing

  • 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de Inbound Marketing;
  • Inbound Marketing custa 62% mais barato do que Outbound Marketing;
  • Empresas relatam que cerca de 57% dos contatos de cliente adquiridos vieram graças aos blogs;
  • 92% dos profissionais de marketing dos EUA acreditam que, se considerarmos economia atual, o Inbound Marketing é essencial para as empresas;
  • Uma média de 70% dos internautas clicam em links que resultam de busca orgânica, e não em anúncios pagos, mostrando assim a importância da atividade de SEO para que haja um bom posicionamento de uma empresa na internet;
  • Cerca de 80% das pessoas fazem busca online. Isso mostra a importância e a demanda de um bom marketing digital;
  • Empresas que investem mais de 50% do seu orçamento no Inbound Marketing para gerar novos clientes, têm reportado uma diminuição significativa de custo por lead.
  • 72% dos executivos dizem que as mídias sociais ajudam no fechamento de negócios.
  • Companhias que utilizam blogs tem 97% mais links para seus sites.
  • O budget das empresas em investimento em blogs dobrou nos últimos 2 anos e a tendência é que esse investimento aumente ainda mais.

 

Agora faz mais sentido o que é Inbound Marketing e como utilizá-lo? Gostou do conteúdo? Não se esqueça de deixar seu comentário (que é muito importante para nós) e também não deixe de compartilhar com seus amigos! ;)


 

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