O marketing digital está em expansão. Com isso, novas formas de criar uma marca on-line estão surgindo. Uma prática muito conhecida de investimento encontrada é o e-commerce, muito utilizado no empreendedorismo digital. No segundo semestre de 2020, o faturamento no mercado brasileiro foi de R$ 41,92 bilhões no mês de agosto, de acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com o Movimento Compre&Confie. Isso significa que a demanda para investir neste setor de marketing digital cresceu muito após o início da pandemia, quando as pessoas começaram a comprar sem sair de casa, em sites on-line. 

Entenda como funciona uma loja sem estoque
Entenda como funciona uma loja sem estoque | Foto: unsplash.com

A prática de dropshipping chegou ao Brasil e tornou-se cada dia mais comum para empreendedores digitais. Saiba mais sobre como funciona o dropshipping nacional e as vantagens e desvantagens dessa prática!

O que é dropshipping?

O dropshipping, resumidamente, é a venda on-line sem ter o estoque dos produtos. Ou seja, o empreendedor pode utilizar o estoque e serviço de entrega de terceiros e realizar apenas a venda on-line para o consumidor, facilitando a logística da empresa. Essa prática é bem conhecida em lojas como o eBay, AliExpress e Shopee.

O fornecedor do produto fará o envio para o cliente, e o empreendedor da loja virtual irá lucrar com a diferença entre o preço cobrado para o usuário e aquele que o parceiro cobrou. Assim, a parceria entre a loja on-line e os fornecedores deve apresentar qualidade tanto do produto quanto do serviço realizado pela Internet.

Vantagens e desvantagens

Para quem faz a venda on-line, o dropshipping facilita muito os investimentos e inventário de logística. Já para o fornecedor, a prática favorece focar apenas na qualidade dos produtos e da entrega, pois ele não precisa preocupar-se com detalhes como o e-commerce, a publicidade e o suporte de vendas on-line. Além disso, a possibilidade de oferecer um leque maior de produtos aumenta, pois é possível atingir diferentes nichos e até misturar algumas mercadorias dentro de sua empresa, o que flexibiliza a regionalidade da entrega.

O Shopify pode contribuir com a sua loja dropshipping na Internet
O Shopify pode contribuir com a sua loja dropshipping na Internet | Foto: unsplash.com

Por outro lado, o dropshipping só oferece controle parcial das vendas realizadas, pois sua administração ocorre na parte dos fornecedores. O marketing ainda precisa ser muito planejado, levando em consideração que o trabalho dependerá totalmente da Internet e do rendimento conquistado.

Shopify

O Shopify é uma plataforma que auxilia na criação, estabelecimento e divulgação do e-commerce na Internet: ideal para introduzir seu dropshipping. Sua utilização simplifica a vida do empreendedor digital, pois ele funciona de maneira intuitiva. Assim que o cadastro da loja virtual for feito na plataforma e a compra realizada, o pedido é transferido automaticamente ao fornecedor, que prepara o envio para o cliente e facilita a gestão de ambas as partes.



Fonte:
https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/faturamento-do-e-commerce-brasileiro-2020/