O Que é Copywriting: A Arte de Criar Textos Persuasivos

 

 

Inscreva-se em nosso canal do YouTube e curta nossa página do Facebook para receber nossos melhores conteúdos! Clique abaixo em “Assinar para receber atualizações” para receber nossas dicas diretamente no seu messenger.

 

Aprenda o que é copywriting e como criar textos persuasivos. Em um mundo cada vez mais competitivo, saber criar textos e materiais persuasivos pode ser a diferença entre vender e não vender.

Certamente, você já ouviu falar da história de Davi e Golias. Nela, um guerreiro pequeno, porém inteligente, derrota um inimigo gigante, usando apenas uma funda e uma pedra. Um tiro certeiro na testa do gigante deu a vitória a um oponente bem mais frágil.

Essa história é sempre usada como exemplo em situações em que alguém consegue superar grandes desafios.

Adaptando ao nosso contexto podemos dizer que:

Golias: Grandes empresas com orçamentos monstruosos.

Davi: Pequenas empresas em microempreendedores com orçamentos bem limitados.

Funda (arma utilizado pelo Davi): Funil de marketing e vendas.

Pedra: Copywriting

Aplicando a analogia, mais especificamente para as estratégias de marketing digital, é fato que o mercado está repleto de Golias, ou seja, de grandes marcas e anunciantes.

Nelas, grandes equipes de marketing e recursos abundantes permitem que as ações de marketing alcancem um número maior de pessoas, tem gordura para absorver as campanhas que não deram muito certo e a oportunidade de testar diversos canais e mídias com o objetivo de obter a melhor performance.

Já as empresas menores sofrem com o acúmulo de funções, a falta de equipe e principalmente de recursos, o que demanda que as ações sejam muito mais precisas, assim como fez Davi. Em muitos casos, um único tiro é a única chance dessas pequenas empresas obterem resultados para continuar se mantendo. E é aí que uma boa funda (funil de marketing) alimentado por uma boa pedra, que é o copywriting, pode fazer a diferença.

 

O que é Copywriting

Precisamos entender o copywriting como comunicação persuasiva, que instiga e motiva o futuro cliente a dar o próximo passo no seu funil de marketing e vendas.

Copywriting é diferente de redação publicitária. Esta tem como objetivo trabalhar a comunicação publicitária, mas não necessariamente a persuasão. É o caso de slogans, textos criativos e campanhas de branding onde o foco não é necessariamente a persuasão, mas a fixação.

As grandes empresas dispõem de recursos para esse tipo de ação de marketing, enquanto as menores, nem sempre podem se dar a esse luxo.

Exemplo de anúncio com Copywriting:

 

O que é copywriting

 

Exemplo de anúncio com Redação Publicitária:

 

O que é Copywriting

 

Onde aplicar o Copywriting

Agora que já vimos o qué copywriting, está na hora de aprender onde e como aplicar. As técnicas de copywriting devem ser aplicadas em toda comunicação que seja necessário estimular a audiência a avançar dentro do seu funil de vendas. Alguns exemplos são: e-mails marketing, anúncios, páginas de captura, títulos para artigos de blog e call-to-actions.

Assim é possível potencializar os recursos disponíveis e aumentar a taxa de conversão do seu negócio. Mesmo com menos audiência que grandes empresas é possível ter uma performance excelente.

 

A pedra certa para cada etapa do funil

Já falamos aqui que a funda é o funil de marketing e vendas, ou seja, o processo pelo qual a sua audiência deve passar a fim de converter em vendas. Entretanto, para ter um resultado ainda mais eficiência, é necessário ter uma munição adequada a cada etapa do funil.

Para te ajudar nesse processo, recomendamos que leia nosso artigo Funil de Marketing e Vendas: O Melhor Conteúdo para Cada Etapa.

Ao receber o conteúdo persuasivo ideal em cada etapa, o cliente em potencial se identifica com as soluções e oportunidades apresentados e se motiva a dar o próximo passo no seu funil. Dessa forma é possível aumentar ainda mais a performance das suas ações de marketing e vendas.

 

Ferramentas de Copywriting mais utilizados por profissionais

Fazer textos persuasivos não é uma tarefa fácil. Reque muita prática e aperfeiçoamento. Entretanto, existem algumas ferramenta que podem auxiliar, e muito, nesse processo. Confira:

Yoast SEO:

Essa ferramenta é um plugin para WordPress que ajuda você a melhorar o SEO e a leitura das suas páginas. Na hora de trabalhar os seus artigos, utilizar o Yoast vai ajudar a entender os pontos que precisam melhorados para ter que seu material seja mais atrativo e interessante de ler, além de ser melhor ranqueado pelos buscadores.

Automatic Script

Essa ferramenta, em inglês, possui diversos templates de copywriting prontos para serem adaptados a sua situação. Desde páginas de vendas, e-mails, follow-ups até anúncios, o Automatic Script permite alterar seus templates através de campos de texto com orientações sobre o que você precisa escrever a fim de tornar o seu conteúdo mais persuasivo.

Word Counter

Essa é uma ferramenta simples, porém muito útil. O objetivo dela é mostrar a quantidade de palavras, parágrafos e outras informações de leitura para te ajudar no controle da criação dos seus textos persuasivos. As vezes textos muito curtos ou muito longos podem não ser tão eficientes. Além do mais, algumas plataformas restringem o número de caracteres que podem ser utilizados em uma determinada publicação.

 

É hora de enfrentar os seus Golias

Ao usarmos a analogia de Davi e Golias percebemos que ela se aplica ao mundo corporativo, seja ele tradicional ou digital. Utilizando a ferramenta certa, a arma precisa e tendo capricho na pontaria, é absolutamente possível fazer frente às grandes empresas.

Criatividade, coragem e competência podem equiparar essas forças e fazer com que uma pequena ou micro empresa, com menos recursos, consigam obter resultados expressivos e conquistem clientes que poderiam ter consumido dessas grandes empresas.

Portanto, aposte e invista na redação persuasiva. Desenvolva mecanismos que instiguem e estimulem o seu público a dar o passo seguinte. Aprimore o copywriting do seu negócio, e não tenha medo de errar.

 

Quer aprender as melhores técnicas de copywriting e aumentar suas vendas na internet? Conheça o PRODIGITAL – O mais completo Programa de Certificação em Marketing Digital, 100% online. Clique aqui e fale com nossos consultores.

Receba as melhores videoaulas e conteúdos de Marketing Digital

Receba as melhores videoaulas e conteúdos de Marketing Digital

Junte-se a comunidade da Escola do Marketing Digital com mais de 110.000 profissionais e empreendedores.

Confirmado! Você receberá nossos melhores conteúdos em seu e-mail! ;) Ah, e não enviamos spam!

2019-03-18T18:20:59+00:00 15 de março de 2019|

Sobre o Autor:

Desde 2010, ajudamos pessoas como você a transformar a internet em uma máquina de vendas para pequenas e médias empresas, do básico ao avançado. Clique aqui e descubra qual é o melhor treinamento para você!