Por mais que algumas pessoas ainda se neguem a aceitar, o Marketing faz parte do cotidiano de todos nós. Seja em propagandas, projetos publicitários ou relacionamento de marcas com clientes, ele sempre está presente, principalmente em um estilo de vida mais urbano. Nesse cenário, algumas campanhas virais ainda são muito lembradas. Duvido que a “musiquinha” não venha à sua cabeça ao ler os nossos exemplos. Confira! 

Muitas campanhas de Marketing tornaram-se virais pela televisão
Muitas campanhas de Marketing tornaram-se virais pela televisão | Foto: Glenn Carstens-Peters

Há alguns anos, a televisão era a principal plataforma para veiculação de propagandas. Grandes marcas aproveitavam os horários comerciais para expor produtos e promoções, além de convidar o telespectador para conhecer os itens ou até mesmo consumir. Dessa forma, ainda é possível lembrar daquelas canções que “colaram” no nosso cérebro e ainda fazem sucesso: são atemporais. Hoje, com o Marketing Digital, tudo pode ser assistido em redes sociais como o YouTube. 

Coca-Cola

No final de 1931, a empresa começou a divulgar em revistas populares nos Estados Unidos anúncios mostrando um Papai Noel caloroso e amigável, vestindo um casaco vermelho. No site, eles afirmam que o ilustrador Haddon Sundblom, responsável pelo anúncio, inspirou-se em uma figura que usava vermelho e não azul, ou seja, eles alegam que não foram responsáveis pela troca da cor da roupa do Papai Noel. Entretanto, sem dúvida, foram peças fundamentais na popularização da figura pagã. Já de 1931 a 1964, a marca mostrava o Papai Noel brincando com crianças e oferecendo presentes. Como exemplo de Marketing viral temos as propagandas da Coca-Cola, que até hoje são muito apreciadas.

Principalmente no Natal, a empresa sempre lança comerciais com “toquinhos” natalinos muito viciantes. 

McDonald’s

O McDonald’s é um sucesso mundial entre as redes de fast food conhecidas. São mais de 32 mil restaurantes e cerca de 58 milhões de pessoas atendidas por dia. Com o intuito de oferecer uma refeição simples, fácil e agradável a seus clientes, ganha sempre muitos adeptos. A história da McDonald’s Corporation começa em 1955, quando Ray Kroc, um vendedor de máquinas de bater milk-shakes adquiriu a franquia de um restaurante dos irmãos McDonald, batizou-o de McDonald’s, e passou a oferecer alimentos como o hambúrguer de 15 centavos.

Dolly Guaraná

“Dolly, Dolly, Guaraná Dolly, o melhor. Dolly Guaraná, o sabor brasileiro”. Duvido que você não tenha cantado no ritmo da propaganda: é impossível. O comercial do Guaraná Dolly, marca brasileira de refrigerantes, toma conta das televisões de muita gente. Ainda é possível conferir memes do personagem da empresa em redes sociais como o Instagram e o Twitter. Relembre a seguir! 

Subway

O Subway é uma rede de fast food saudável que trabalha com sanduíches e saladas. São mais de 500 lojas em território nacional e, nos últimos anos, a marca decidiu investir “pesado” em uma maior expansão. Com características como saúde e customização de sanduíches, o local consegue cada vez mais conquistar o seu público-alvo. Fundado em 1965, mas presente no Brasil desde 1993, não pode ser confundido devido à sua musiquinha tão famosa: “Suuubway”. 

Além desses exemplos, outras marcas como Leroy Merlin, Lojas Americanas, Neosaldina, Casas Bahia e até a Caixa Econômica Federal oferecem propagandas e ritmos que não saem da cabeça do público. Afinal, um Marketing bem feito é capaz de reunir adeptos e consumidores fiéis.