O Instagram é uma das principais e mais influentes redes sociais no mundo e conta com 1 bilhão de usuários ativos mundialmente. Cerca de 71% da população brasileira com acesso à Internet utiliza a plataforma, segundo a pesquisa “Global Digital 2019”. O aplicativo tem 15 vezes mais engajamento do que o Facebook, de acordo com dados do relatório da Fast Company, o que mostra o poder do investimento em marketing digital dentro da rede. 

Saiba como começar as suas estratégias de marketing digital no Instagram
Saiba como começar as suas estratégias de marketing digital no Instagram | Foto: unsplash.com

Além de colocar a sua conta como pública, existem outras especificações se você deseja trabalhar com o seu perfil. Separamos uma série de passos para entender a melhor forma de fazer marketing digital no Instagram. Confira!

Criar o perfil ideal

O primeiro passo é definir qual o tipo do seu perfil. Existem duas opções mais indicadas: comercial ou de criador de conteúdo. Ambas apresentam recursos parecidos: métricas detalhadas sobre números de cliques, visualizações e seguidores. Entretanto, os intuitos são diferentes.

O criador de conteúdo é mais indicado para profissionais como blogueiros, músicos, artistas e empreendedores, por exemplo. Nesse tipo de conta, é possível exibir seu contato e separar as mensagens entre regulares, não notificadas e solicitações. Já o perfil comercial é focado em empresas, comércios e lojas virtuais. Com ele, não é possível ocultar o contato profissional e separar os canais de mensagens. Entretanto, você poderá gerenciar outras contas ligadas ao Instagram, como Facebook, além de cadastrar produtos para venda. 

Construir uma linha editorial

Uma linha editorial é formada pelos temas que serão transformados em conteúdos digitais. Apesar do objetivo ser a venda on-line, o perfil também precisa de informações e complementos que se identificam com as preferências e dores do público-alvo. Para construir essa linha editorial, defina todos os assuntos que ponderam sobre o seu nicho, complementam seus serviços e relacionam-se com seus seguidores. Divida esses temas em materiais de postagens e lembre-se de publicar constantemente. 

Encontrar seu nicho

O nicho de mercado no marketing digital é o recorte de segmento de mercado em que a empresa atua. Definir esse nicho é importante para criar um planejamento estratégico de divulgação da marca e delimitar um público-alvo para manter contato nas redes sociais. O relacionamento torna-se mais efetivo ao definir um nicho específico no mercado e os resultados de interação com seus seguidores serão mais fluidos.

Promover seu perfil

O marketing no Instagram deve ser bem planejado a fim de alcançar números mais altos de seguidores e mais engajamento. Um dos grandes atrativos da plataforma são as diversas variações de ferramentas que podem promover o seu perfil e impulsionar sua marca. As hashtags, por exemplo, conseguem atingir um grande número de usuários que acompanham o assunto dentro daquele tema, aumentando sua comunidade na rede. Tente vincular sua conta do Instagram em outras redes sociais, como o Facebook, e também no seu site e/ou blog.

As hashtags atingem um grande número de usuários
As hashtags atingem um grande número de usuários | Foto: unsplash.com

Padrão de postagens

Mantenha seu perfil ativo e constantemente atualizado para estimular seus seguidores a investirem na sua marca. Aliás, uma conta que não acrescenta informações acaba perdendo bastante seguidores e causando desinteresse para futuros clientes. Um mecanismo de marketing no Instagram é o storytelling: narrativas que buscam gerar empatia e identificação do público. Essa técnica pode ser usada nos posts, stories, na “bio” do perfil e no IGTV.

Anúncios no Instagram

Assim como o Facebook, o Instagram também apresenta uma opção de anúncios pagos para divulgar seus produtos. O recurso Instagram Ads separa alguns usuários que possuem interesse no seu nicho, propaga sua marca e promove seus produtos on-line. Esses anúncios podem ter hiperlinks para sites externos com acesso direto ao serviço/produto que sua empresa oferece.

Não comprar seguidores

Comprar seguidores não é a melhor maneira de começar com as estratégias de marketing digital no Instagram. Isso porque não proporciona engajamento e relevância para a conta. Com seguidores falsos ou bots, a média de interação será baixa, já que não se trata de clientes reais e engajados ao conteúdo. Quem compra seguidores está infringindo uma condição dos termos de uso da rede social e poderá ser penalizado pelo algoritmo do Instagram, com a possibilidade de perder sua conta.



Fontes:
https://epoca.globo.com/instagram-tem-1-bilhao-de-usuarios-mas-nao-oferece-sistema-de-denuncia-de-fake-news-23370668
https://datareportal.com/reports/digital-2019-brazil
https://www.fastcompany.com/3026419/this-report-shows-why-brands-should-embrace-instagram-if-the-havent-already