Fazer a divulgação de um produto ou serviço digital aumentou significativamente com os anos. Somente entre 2013 e 2015, esse ramo do marketing digital cresceu 28% na Internet. São os famosos blogueiros e influenciadores digitais que alavancaram o chamado marketing de afiliados. A partir das redes sociais, eles vendem o produto da empresa parceira para os seguidores. Essa área do marketing é muito comum no mercado e de fácil funcionamento para quem pretende segui-la. Saiba tudo sobre o marketing digital de afiliados e como participar!

 

O que é marketing digital afiliado?

 

Marketing de afiliados é uma vertente do marketing digital. A partir da afiliação de uma pessoa com uma empresa ou outra pessoa, ela vende seus produtos e serviços on-line e ganha uma comissão caso a compra seja realizada. No mercado de negócios on-line, o marketing digital de afiliados é a publicidade feita através das mídias sociais. O intuito é que o afiliado crie conteúdo de qualidade para identificação e promoção do produto que ele está associado. Ou seja, são ações estratégicas de marketing feitas com o objetivo de vender.

 

 Para vender os produtos afiliados são necessárias formas de divulgação | Foto: unsplash.com

 

Como se tornar um afiliado?

 

Para tornar-se um afiliado de um produto digital, é preciso cadastrar-se em uma plataforma responsável pela associação de afiliados com os serviços digitais. As três plataformas mais conhecidas atualmente são a Hotmart, Eduzz e Monetizze. Todas disponibilizam milhares de produtos digitais em diversos mercados e facilitam o trabalho tanto do afiliado quanto do produtor de conteúdo.

 

Após a escolha do produto e da empresa em que o afiliado quer trabalhar, e do cadastro feito na plataforma, é gerado um link personalizado para a divulgação. O objetivo é realizar a venda e ganhar a comissão final. Cada produto tem um percentual de comissão diferente, disponibilizado na visualização necessária antes da escolha para gerar o link.

 

Como vender como afiliado?

 

Apesar de parecer fácil, para começar a vender os produtos pelo link de afiliados é preciso ter uma estratégia de marketing digital para divulgação. Uma das mais utilizadas é o Facebook Ads, plataforma de criação de anúncios para os usuários do Facebook. Esse é um programa pago, por isso não é indicado para o início do trabalho caso o percentual da comissão não seja muito alto, pois evita maiores prejuízos.

 

Uma das formas mais práticas de divulgação é o blog | Foto: unsplash.com

 

Uma das formas de começar nessa vertente do marketing é a criação de um blog ou site para um nicho específico. Esse nicho deve ser interessante para o afiliado e seus produtos de divulgação. A partir dele, é possível criar artigos e resenhas dos produtos que chamem atenção para os links. Além disso, uma alternativa é colocar banners sobre os produtos que estão sendo divulgados e aumentar sua propaganda com a difusão de perfis nas redes sociais, como o Instagram e/ou o Youtube.

Fontes:
https://www.afiliadosbrasil.com.br/programa-de-parceiros-cresce-28-dentro-marketing-digital/
https://www.hotmart.com/pt-BR
https://www.eduzz.com/
https://monetizze.com.br/