Anunciar um produto ou serviço on-line exige planejamento e estratégias de marketing digital para a criação de uma campanha eficiente de divulgação. Pensando nisso, entenda mais sobre o que é Google Ads, seu funcionamento, como criar uma conta, fazer anúncios e ganhar um cupom Google Ads promocional na plataforma!

Google Ads como funciona | Foto: unsplash.com

Como funciona o Google Ads?

Um dos recursos mais utilizados mundialmente para a propagação de anúncios on-line é o Google Ads, a principal fonte de receita do Google e que, em 2019, arrecadou mais de U$ 134 bilhões de dólares, representando 70,9% das rendas totais da empresa naquele ano. Em segundo lugar está a plataforma de anúncios do Facebook, que acumula quase metade dessa renda total: U$ 69 bilhões de dólares.

O que é Google Ads?

O Google Ads (também chamado de Google AdWords) é a plataforma de anúncios publicitários pagos da Google, que destaca a divulgação de um link após os resultados de pesquisas de certas palavras-chave usadas na busca da plataforma. Para diferenciar os anúncios dos resultados normais, o Ads adiciona uma pequena etiqueta escrito “anúncio” ao lado do link.

Outra variação dessa ferramenta é a extensão de preço do anúncio. Essa extensão geralmente é exibida em buscas realizadas por dispositivos móveis e depende da compatibilidade do site para as versões mobile. Ela mostra o valor de determinados produtos ou serviços antes da pessoa clicar no link e redirecionar para a página.

Como anunciar no Google Ads?

Para começar a anunciar no Google Ads, é necessário criar uma conta clicando aqui, preencher os detalhes pedidos sobre cadastro e os dados que a primeira campanha precisa para a divulgação, como a forma de pagamento, nome da empresa, o tipo de anúncio, a correspondência das palavras-chave e se fará parte de alguma extensão ou um conjunto publicitário.

Depois, é preciso escolher o posicionamento do anúncio pelas plataformas disponíveis na Google. A mais conhecida delas é o Google Search, que é a rede de buscas e pesquisa que o Google disponibiliza para encontrar links de conteúdos e produtos on-line. Outra opção é o Google Display que, no geral, é uma forma de construção de marca para criar maior base de relacionamento entre o cliente. Já a última maneira é no YouTube, criando anúncios gráficos, em vídeos curtos ou banners para serem apresentados no decorrer da plataforma.

Escolha o posicionamento dos anúncios na plataforma Google | Foto: unsplash.com

Cupom Google Ads

O cupom Google Ads, também conhecido como código promocional, disponibiliza crédito de compra para a conta do anunciante. Para obtê-lo, é preciso verificar alguns critérios solicitados. Alguns estão destinados a novas contas de anunciantes na plataforma e, para usar esse crédito, é necessário acesso aos detalhes de faturamento feitos no cadastro.

Para verificar o encaminhamento desse crédito na sua conta no Google Ads, basta acessar a aba “promoções” no seu perfil e conferir o status do código promocional. Ao acompanhar o progresso das suas promoções, você verá os códigos promocionais adicionados à conta e as opções de valores e status relacionados ao cupom, como “em processamento”, “expirado”, “inválido”, “ativo” ou “resgatado”. 



Fontes:
https://www.statista.com/statistics/266249/advertising-revenue-of-google/
https://www.statista.com/statistics/271258/facebooks-advertising-revenue-worldwide/
https://ads.google.com/intl/pt_BR/home/?pli=1
https://support.google.com/google-ads/answer/6388096?hl=pt-BR