Os nanoinfluencers ocupam um pequeno espaço no mundo dos influenciadores digitais e formam uma subcategoria. Por contarem com audiências reduzidas, normalmente poderão trabalhar com nichos muito específicos. Trata-se de um influencer que pode ter de 1.000 a 10.000 seguidores. A quantidade é pequena, se comparada à de outros tipos de digital influencer. Entretanto, existem diversas vantagens em contar com esses perfis para o crescimento da sua empresa.

Nanoinfluencers podem melhorar as vendas da sua empresa | Foto: Kate Torline

Ao pensar em estratégias de Marketing Digital, contratar um nanoinfluencer para as suas campanhas pode trazer resultados satisfatórios, tanto em âmbito financeiro, como social. As pessoas costumam confiar mais em indicações de outras pessoas do que em campanhas publicitárias, que parecem mais distantes da realidade delas. Isso gera o famoso “boca a boca do Marketing”, importante para aumentar vendas e fazer com que o seu negócio aumente e gere bons resultados. 

Nesse cenário, os influenciadores digitais ganham cada vez mais espaço. Com acesso a um público segmentado e normalmente engajado, eles podem fortalecer as marcas de muitas maneiras. Em contrapartida, geralmente são inalcançáveis para pequenos empreendedores pois cobram quantias muito altas e desenvolvem tipos muito específicos de campanhas. 

Nanoinfluencers

Se você está começando a empreender e o seu negócio ainda não atingiu grandes proporções, ou essa não seja a realmente a intenção, contrate um nanoinfluencer. Ele pode apresentar um engajamento elevado e transmite uma visão mais autêntica ao público, o que facilita o relacionamento com o público e com os clientes.

Como eles são mais acessíveis para empresas médias e pequenas, podem aceitar permutas, parcerias por valores mais acessíveis ou até mesmo a troca do serviço por produtos/brindes. Além de um investimento menor, o recrutamento é mais fácil de ser administrado. São figuras mais flexíveis, o que permite que a marca gerencie com mais proximidade suas campanhas e ações nas redes sociais, principalmente no Instagram. 

Estratégias de Marketing Digital

Primeiramente, é preciso ter em mente os valores da sua marca. Só assim será possível escolher os nanoinfluencers capazes de desenvolver ações que gerem resultados positivos. Defina metas e prioridades. Existem alguns caminhos como aumentar o alcance da sua empresa em uma rede social específica ou, por exemplo, ter um comércio on-line. 

Com a meta definida, você deverá escolher o canal e buscar pelos perfis que te agradem. Foque nas redes em que o seu público-alvo se concentra. O nanoinfluencer também deve estar inserido ao universo da persona, completamente relacionado ao seu nicho de atuação.

Depois de escolher os canais e os parceiros mais relevantes, planeje as suas ações. Crie campanhas com objetivos simples, de acordo com a fase do funil de vendas que você deseja atingir. Os nanoinfluencers podem participar de ações específicas ou fazerem parcerias de curto prazo e longo prazo, normalmente com datas já estipuladas. Caso a relação seja positiva para ambos, pensar em um embaixador da marca já é viável.

Recrutamento

Ao decidir contratar um nanoinfluencer, considere o perfil de seus seguidores e verifique se eles se posicionam de acordo com os valores da sua empresa. Lembre-se de que a imagem da pessoa, com certeza, estará atrelada à imagem da marca. Verifique o tipo de conteúdo postado e o modo como a figura se comunica com os seguidores no feed e nos stories.

Um cenário ideal é fechar parceria com alguém que já utilize uma linguagem própria e parecida com a usada pela empresa. Mas, caso não seja possível, a variabilidade e dinâmica dos nanoinfluencers abre espaço para ajustes, que devem ser combinados antes. Se você quer um público cada vez mais fiel e segmentado, não deixe de apostar no trabalho dessas personalidades e aumentar ainda mais o alcance e credibilidade da sua firma.