Uma estratégia muito popular dentro do empreendedorismo é o Marketing de Guerrilha. Essa é uma alternativa para quem quer fugir do Marketing tradicional e investir em propagandas criativas, inovadores, que causem maior impacto entre os consumidores e aumentem as vendas da marca. Com isso, algumas campanhas tornam-se  memoráveis e viralizam na Internet, o que gera mais visibilidade para a empresa.

Saiba mais sobre o Marketing de Guerrilha
Saiba mais sobre o Marketing de Guerrilha | Foto: Revista Globo

A seguir, saiba mais sobre o que é marketing de guerrilha e como utilizar essa tática para se inspirar em suas novas formas de publicidade!

O que é Marketing de Guerrilha?

É fácil entender o Marketing de Guerrilha: trata-se de uma estratégia que foca em criar campanhas criativas e pouco convencionais de um serviço ou produto da empresa. Essa ideia acabou sendo adotada também no Marketing Digital e ficou bem conhecida no ambiente virtual, pois existem propagandas que são compartilhadas em tempo recorde.

A origem do nome veio do conceito criado pelo escritor norte-americano Jay Conrad Levinson, em 1984. O autor se inspirou nos métodos utilizados pelo Vietnã do Norte, na Guerra do Vietnã: estratégias para atrasar os inimigos do Sul, que tinham o apoio dos Estados Unidos na disputa.

Marketing de Guerrilha para pequenas empresas

Se formos comparar os modelos de estratégias do Marketing tradicional e do Marketing de Guerrilha, a grande diferença está na execução da campanha publicitária. Na verdade, ambos tentam atrair mais consumidores para seus produtos usando a atenção, mas a abordagem muda entre os dois.

Considerando que atualmente somos bombardeados por várias informações, a maioria delas muito rasas sobre determinados serviços e marcas, ficamos seletivos quanto ao material que queremos absorver e que seja mais criativo. Por isso, o Marketing de Guerrilha torna-se uma alternativa para os anúncios convencionais, que são encontrados a todo instante. Muitas vezes, essa estratégia é tão chamativa que fica difícil passar despercebido.

Com isso, esse tipo de Marketing acaba sendo um diferencial para pequenas empresas, pois as grandes oferecem propagandas que o público está “acostumado” a consumir todos os dias. Seu foco é provocar uma reação no consumidor, seja “alfinetando” algum concorrente, valorizando alguma curiosidade ou expondo reflexões pessoais sobre o uso daquele produto.

Exemplos de Marketing de Guerrilha

Veja alguns exemplos de como o Marketing de Guerrilha pode ser utilizado de forma única entre as empresas:

KitKat

Gastando pouco, a KitKat fez uma estratégia de Marketing de Guerrilha pintando alguns bancos de madeira no design do chocolate. A intenção era que a pintura provocasse muita vontade de comer o doce em quem passava perto.

Banco da campanha da KitKat
Banco da campanha da KitKat | Foto: Reddit

HBO

A HBO é conhecida pelas suas produções audiovisuais de alta qualidade. Não só isso, seu Marketing de Guerrilha também é bastante criativo para divulgações. Em uma ocasião, para divulgar a temporada final de Game of Thrones, a emissora espalhou algumas réplicas do famoso Trono de Ferro ao redor do mundo. Uma delas, inclusive, estava na praia do Ceará.Já em outra ocasião, a emissora divulgou a quarta temporada da série True Blood com uma simples fonte de sangue na Romênia.

Reprodução de sangue em fonte para divulgar a temporada de True Blood
Reprodução de sangue em fonte para divulgar a temporada de True Blood | Foto: Geeks of doom

Frontline

Outra publicidade criativa foi feita pela Frontline. A marca antipulgas colocou uma imagem gigante de um cachorro se coçando dentro de um shopping da Indonésia. Quando visto de cima, era possível visualizar as pessoas por cima do cão, que imitavam pulgas.

Reprodução de cão gigante para estratégia da Frontline
Reprodução de cão gigante para estratégia da Frontline | Foto: Capital wraps

Kill Bill

Outdoor para o filme Kill Bill
Outdoor para o filme Kill Bill | Foto: Pinterest

Kill Bill, um dos filmes mais famosos do diretor de Hollywood Quentin Tarantino, teve uma propaganda muito criativa e que com certeza chamou a atenção de quem estava passando pela rua. Como o diretor é conhecido pelo “conteúdo sangrento” em seus filmes, o outdoor com a capa da obra “respinga sangue” para fora do cartaz. Outro belo exemplo de Marketing de Guerrilha, não?! 




Referências:

https://www.reddit.com/r/mildlyinteresting/comments/bndq6r/this_bench_is_a_kitkat_advertisement/

https://geeksofdoom.com/2011/10/14/must-see-awesome-true-blood-bloody-fountain-in-romania

https://revistagalileu.globo.com/Game-of-Thrones/noticia/2019/03/trono-de-game-thrones-e-encontrado-em-praia-do-ceara.html

https://www.capitalwraps.com/blog/frontline-defense-crawls-into-floor-graphics-to-deliver-their-message/

https://br.pinterest.com/pin/211174952043159/