Segundo dados da pesquisa Digital News Report de 2020, da Reuters, o consumo de notícias pelas redes sociais cresceu de maneira considerável nos últimos anos. Mesmo com algumas consequências negativas, o que se pode ver é um mercado digital cada vez mais “aquecido” pelas oportunidades on-line. Muitas das redes sociais mais usadas são plataformas para Marketing Digital extremamente úteis para vendas. 

Alguns apps das redes sociais mais usadas em 2020 | Foto: Christian Wiediger
Alguns apps das redes sociais mais usadas em 2020 | Foto: Christian Wiediger

Nesse cenário, saber o que são redes sociais não é mais a questão. Mas sim como elas podem favorecer a sua vida pessoal e profissional. No ano passado, muitos veículos destacaram-se em relação às suas funcionalidades. Confira a seguir! 

WhatsApp

Devido à possibilidade de compartilhamento de informações e notícias, além das conversas pessoais e em grupos, é considerado uma rede social. Você ainda tem a possibilidade de criar um perfil comercial. Com ele, você disponibiliza catálogos, cardápios, fotos dos produtos, informações sobre o negócio e horário de atendimento. Além disso, é possível criar algumas mensagens padronizadas para atendimento em larga escala e otimizado.    

Com o WhatsApp Business, uma versão do aplicativo, é possível utilizar diversas ferramentas de mensagem. Com as funcionalidades disponíveis, você consegue criar mensagens automáticas para seus clientes, sejam elas para cumprimentar, demonstrar que você não está presente e entrará em contato depois, ou até mesmo para agilizar as respostas de perguntas recebidas com frequência.

Facebook

O Facebook está entre as redes sociais mais usadas. No Brasil, são mais de 130 milhões de contas ativas. Com ele, você pode conhecer outras pessoas e manter contato com as já conhecidas. Além disso, é uma alternativa para gerar negócios por meio da monetização de anúncios (Facebook Ads), da criação de fanpages, do agendamento de posts e das estratégias de Inbound Marketing. 

Instagram

O Instagram, assim como o YouTube, é uma rede social basicamente visual. Pensando nisso, investir em imagens de qualidade para o seu feed é fundamental. Preze pelo foco e iluminação das fotos: aplique filtro e edite-as, se necessário. Utilizar legendas pequenas, hashtags, atentar-se ao horário das publicações e aos gostos do seu público-alvo podem fazer com que você tenha sucesso na plataforma.

E, se você deseja aumentar as vendas do seu negócio, não deixe de trabalhar com as ferramentas disponíveis. Para ter acesso a elas, transforme a sua conta para comercial ou de produtor de conteúdo. Dessa forma, estratégias de Marketing Digital poderão ser aplicadas mais facilmente, e você poderá vender produtos ou serviços de forma otimizada e dinâmica ao captar mais clientes do que o esperado. 

Tik Tok

De acordo com uma publicação da revista “Forbes”, a rede social conseguiu uma receita de 78 milhões de dólares apenas no mês de abril, valor maior do que o destinado ao YouTube. Hoje, é uma das startups mais valiosas do mundo e foi criada pela empresa ByteDance, com sede em Pequim. De acordo com a We Are Social, existem 800 milhões de perfis ativos no mundo e dois bilhões de downloads no total. Com a ferramenta, você poderá expor seus produtos de uma forma mais dinâmica, o que pode chamar a atenção de mais possíveis clientes, principalmente se forem de um público jovem. 

YouTube

A Hootsuite, plataforma de gerenciamento de mídias sociais, destacou 23 dados do YouTube para 2020 que demonstram o crescimento da plataforma de vídeos. O site já conta com mais de dois bilhões de usuários logados mensalmente e é o segundo maior da Internet: perde apenas do Google.



Referências:
https://www.whatsapp.com/coronavirus/get-started-business/?lang=pt_br
We Are Social USA – Global socially-led creative agency