A geração de leads no Marketing Digital é usada para descrever o início do interesse de um possível cliente em um produto ou serviço. O lead, ao contrário do prospect, é um contato que demonstra vontade, que faz questão de algo, ou seja, encontra-se em outra parte do funil de vendas. Existem algumas estratégias importantes para gerar leads e ter sucesso na sua empresa especialmente pensadas para este ano. Confira! 

Produção de conteúdo pode auxiliar na geração de leads
Produção de conteúdo pode auxiliar na geração de leads | Foto: Brooke Lark

Estratégias de marketing digital para gerar leads

1. Apareça em diferentes plataformas

Você deve pensar em uma diversidade de canais para expor o seu produto ou serviço. São eles, principalmente: blogs ou sites, ou até mesmo uma aba para o blog dentro do site institucional, como também as diferentes opções de redes sociais, cada uma com seu intuito específico.  

Um site “alimentado” com conteúdos relevantes, imagens pertinentes e um bom design, permite a captação de leads de diferentes maneiras: assinaturas de newsletters, preenchimento de formulários ou testes relacionados ao que você tem a oferecer. Dessa forma, muitos visitantes poderão ser convertidos em clientes. Já o blog apresenta uma característica mais íntima e serve como um complemento para o website. Com ele, poderá ser criada uma espécie de diário e textos mais personalizados, que abrangem temas relacionados à sua empresa com uma linguagem mais informal.   

Ambos devem ser construídos de acordo com as ferramentas de SEO: é importante pensar na otimização para os mecanismos de busca como o Google. Só assim, as pessoas encontrarão com mais facilidade os seus conteúdos ao realizarem uma pesquisa. As chances delas gostarem do material, dedicarem mais atenção à sua página e se converterem em clientes será bem mais alta. Não se esqueça de disponibilizar links para as suas redes sociais e utilizar verbos no imperativo como: veja, compartilhe, entre outros, como forma de call-to-action.

Assim, é possível perceber que o seu conteúdo é o pilar para toda a comunicação com o público e com os possíveis clientes. Lembre-se de que ele não é necessariamente escrito, mas muito visual. Desenvolva e compartilhe tópicos relevantes acerca do seu nicho, que possam envolver os consumidores. A maioria dos motores de busca leva em consideração a qualidade, construída com apuração e muita pesquisa: as suas campanhas de Marketing precisam estar atreladas a isso.

Redes sociais

As redes sociais são poderosas plataformas para divulgar e vender produtos e serviços. O Marketing de mídias sociais é muito utilizado nos últimos anos e se tornou fundamental para qualquer tipo de negócio, seja ele digital ou não. Quando os clientes podem pesquisar acerca do produto e aprender mais sobre eles, a relação entre consumidor e empresa torna-se muito mais acessível. Preze sempre por esse relacionamento direto com os seus seguidores e busque sanar suas dúvidas e “dores”. Aproveite esses canais para criar uma vitrine do que você pode oferecer e vender.   

2. Invista em e-mail marketing com criatividade

O e-mail é uma alternativa de comunicação que ainda está em alta, pois faz parte de muitas estratégias de Marketing Digital. Para gerar leads, invista em e-mail marketing, mas fuja da obviedade. Muitas vezes, por ser uma maneira mais fácil de entrar em contato com os possíveis clientes, é utilizada em excesso. Cuidado com isso! Não lote a caixa de entrada de ninguém. Pense em textos curtos e atrativos, áudios (audio Marketing) ou até em uma forma audiovisual de transmitir a sua mensagem, como pequenos vídeos.

3. Crie landing pages

A criação de uma landing page é fundamental para a geração de leads. Ela será uma página web onde o usuário chega para um objetivo específico e apresenta muitas várias finalidades. Uma das mais frequentes é capturar informações dos internautas através de formulários ou outros tipos de interação.

4. Pense em uma campanha

Depois de criar um conteúdo específico para o seu público-alvo e capaz de gerar leads, estruture a sua landing page e convide os visitantes a trocarem suas informações pessoais pelo seu conteúdo, por meio de um questionário. Após isso, eles serão direcionados ao local onde terão acesso à outra página, onde você disponibilizará um link para download ou acesso do material. Outra opção é enviar um e-mail após o cadastro, com instruções sobre o acesso à oferta disponibilizada.