Como Produzir Conteúdos em E-Commerce para Melhores Resultados em SEO

Se há um área onde o trabalho de SEO é crítico, esta área é a de e-commerce. Conheça alguns princípios essenciais, nem sempre observados por muitas lojas virtuais.

 

Texto copiado do fabricante
Evite o uso de textos vindos do fabricante. As chances de que outros lojistas estejam utilizando o mesmo conteúdo são grandes. Para o Google, texto copiado é sinal de baixa qualidade do conteúdo.

 

Ausência de descrição
Lembre-se que o Google e outros mecanismos de busca funcionam orientados por texto. Por isso, invista em textos informativos, que mostrem as qualidades e recursos do produto, ajudando no processo de decisão de compra.

 

Ausência de opiniões de outros clientes
Mais de 70% das pessoas dão preferência a compras onde possam ver a opinião de outras pessoas. Por isso, estimule a participação do público dando espaço para avaliações e comentários. Além de facilitar a decisão de compra, isso vai gerar mais conteúdo para ser indexado.

 

Não estar atento a comportamentos de busca
Ferramentas do próprio Google, como o estimador de tráfego da plataforma, permitem que você entenda o comportamento de busca dos usuários. Digamos que você esteja vendendo camisas oficiais de times. Qual será o termo que é mais procurado, camiseta oficial ou camisa oficial? Insights como esse devem orientar a produção de conteúdo de seus produtos.

 

Ausência de URLs amigáveis
Este é um dos fatores mais importantes, mas bastante negligenciado. É essencial otimizar o endereço de sua página para que contenha palavras inteligíveis e não meros código, que nada dizem para o Google. Ou seja, ao invés de www.loja.com.br/category346/ProdutoERP=365274, use www.loja.com.br/ar-condicionados/ar-condicionado-split-9000-btu.

 

Conteúdos duplicados
É natural que existam conteúdos duplicados dentro de sua loja. Porém, há formas de evitar as penalidade do Google sem precisar reconstruir textos. Alterações no arquivo robots.txt, o uso de canonical tag e a aplicação de atributos nofollow são bem úteis nesse sentido.

 

Para conhecer a fundo estas e diversas outras técnicas de otimização, conheça nosso Curso Essencial em SEO.

 

Receba as melhores videoaulas e conteúdos de Marketing Digital

Receba as melhores videoaulas e conteúdos de Marketing Digital

Junte-se a comunidade da Escola do Marketing Digital com mais de 110.000 profissionais e empreendedores.

Confirmado! Você receberá nossos melhores conteúdos em seu e-mail! ;) Ah, e não enviamos spam!

2018-06-22T00:15:19+00:00 21 de novembro de 2012|

Sobre o Autor:

Consultor de Marketing Digital especializado em Automação de Vendas Online para PME's e Fundador da Escola do Marketing Digital. Clique aqui para acessar o perfil completo.