Muita gente questiona se vale a pena trabalhar na Internet com produção de conteúdo digital observando tantos exemplos de influenciadores e blogueiras que conseguiram ganhar dinheiro e popularidade na área, principalmente com vídeos no YouTube. A plataforma já possui mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo e está bastante presente no ambiente digital. Apesar de não existir uma média salarial para esse trabalho e dele exigir dedicação, é possível lucrar com o canal.

Como ganhar dinheiro com seu canal no YouTube
Saiba como ganhar dinheiro no YouTube | Foto: unsplash.com

Saiba como ganhar dinheiro no YouTube e as vantagens da rede como ferramenta de marketing digital

Como ganhar dinheiro no YouTube?

Ganhar dinheiro na plataforma exige a ativação da monetização do YouTube e requer: ao menos 1000 inscritos no canal; ter o mínimo de 4.000 horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses; aceitar os termos e condições que a plataforma propõe para monetização; inscrever-se e ser aceito no Programa de Parcerias do YouTube (PPY) e, por fim, apresentar um desempenho bacana para o engajamento do conteúdo.

Essa monetização significa que os conteúdos publicados no seu canal terão receita sobre o consumo do material, gerando propagandas que são custeadas por cliques no anúncio ou visualizações no vídeo, dependendo da exigência do anunciante. Então, o profissional da área, denominado youtuber, ganhará uma quantia estimada de U$ 0,25 até U$ 4,50 a cada 1000 visualizações no vídeo. Ou seja, o pagamento no YouTube é realizado por CPM (custo por mil). Apenas 55% do valor total é destinado ao produtor de conteúdo, os outros 45% são retidos pela plataforma.

Essa é uma forma que a rede encontrou para estimar quanto vale o seu canal e mensurar os anúncios publicitários nos vídeos. Além disso, esse percentual sofre alterações no custo de uma propaganda e varia o salário de um canal, dependendo da compra dos anunciantes em vídeos e em épocas distintas do ano. Por exemplo, no final do ano, o CPM costuma ser mais alto em relação a outros períodos e, consequentemente, gera mais lucro para o canal.

Como ganhar mais inscritos no YouTube?

Mesmo com uma grande concorrência, os principais quesitos para destacar-se no YouTube são: postar vídeos com frequência; investir o lucro no crescimento do canal; fortalecer a qualidade do conteúdo; encontrar o público-alvo das suas criações; buscar as palavras-chave (tags) que mais destacam-se na barra de buscas e criar uma estratégia de divulgação para o canal atingir um maior número de telespectadores, incluindo a descrição, o título e a miniatura do vídeo.

É possível fazer marketing digital no YouTube
É possível fazer marketing digital no YouTube | Foto: unsplash.com

O marketing feito no YouTube

A utilização do YouTube como marketing digital deve ser planejada e específica dentro da campanha de divulgação da empresa. Sendo assim, não adianta utilizar a mesma linguagem das outras redes sociais, pois trata-se de uma plataforma de vídeos. O conteúdo levado para o YouTube deve considerar a forma de apresentação do tema proposto nos segundos iniciais, o tom de voz, a forma de apresentação para divulgação do serviço e como segurar a atenção do telespectador no tempo restante.