Como Dividir a Verba de Mídia – Fórmula 60, 30, 10

 

Inscreva-se em nosso canal do YouTube e curta nossa página do Facebook para receber nossos melhores conteúdos! Clique abaixo em “Assinar para receber atualizações” para receber nossas dicas diretamente no seu messenger.

Investir em mídia digital, nos dias de hoje, é absolutamente imprescindível. No entanto, muitas profissionais de marketing digital ainda ficam em dúvida quanto a como distribuir a verba, ou orçamento, de mídia online entre os diferentes estágios do cliente no funil de vendas.

Dentro desse funil existem pessoas que já conhecem a sua empresa e até mesmo já são clientes ativos, mas a grande maioria dos consumidores ainda sabem pouco sobre seu produto/serviço, ou ainda desconhecessem totalmente.

Dessa forma, classificamos a audiência em pelo menos três tipos: tráfego frio, tráfego morno e tráfego quente.

A maior dúvida é: como dividir a verba de mídia entre trazer novos clientes, aquecer a base de contatos ou até mesmo recuperar uma venda que estava prestes a fechar?

 

Como dividir a verba de mídia entre tráfego frio, morno e quente?

Antes de falarmos sobre divisão de verba vamos detalhar os três principais tipos de tráfego que mencionamos. É muito importante você ter esse conhecimento em mente.

  • Tráfego Frio

    O tráfego frio é constituído principalmente por pessoas que não estão conectadas a sua marca, que não conhecem ou tiveram pouquíssimo contato com a sua empresa. Claramente esse é o maior grupo de tráfego.

  • Tráfego Morno

    Esse grupo de tráfego diz respeito ao conjunto de pessoas que já estão de alguma forma conectadas a sua marca. São pessoas que já visitam seu blog ou site, acompanham suas mídias sociais e estão ativamente na sua lista de e-mails. Ou seja, são pessoas que estão demonstrando interesse no que você oferece, mas ainda não se tornaram clientes.

  • Tráfego Quente

    Se refere aos prospects que estão na boca do funil. São aqueles que chegaram a etapa final do seu processo de vendas. Elas já acessaram a página com a sua oferta, já conversaram com seus vendedores, mas ainda não converteram.

 

60%, 30%, 10% – A fórmula para dividir a verba de mídia

 

Agora que já reforçamos o conceito de cada um dos tipos de tráfego, vamos aprender uma fórmula simples para dividir a verba de mídia de forma que cada um dos grupos receba um investimento adequado.

IMPORTANTE: Vale ressaltar aqui que essa fórmula é válida para qualquer valor em qualquer tipo de mídia digital e que não deve ser seguido como uma regra absoluta, é uma referência.

Portanto, independentemente do valor que você dispõe, planeje sua divulgação a partir da seguinte proporção:

  • 60% para o tráfego frio

    A maior parte da sua verba de mídia deve ser investida no tráfego frio, ou seja, para atrair mais pessoas para a sua empresa. Essa proporção se justifica porque a grande maioria do público ainda não te conhece e só vai ser possível aumentar as suas significativamente as suas vendas atraindo novos clientes.

  • 30% para o tráfego morno

    Como vimos anteriormente, esse é grupo que está interessado no seu conteúdo, produto ou serviço, mas ainda não se tornou um cliente. Portanto, a segunda maior parcela da sua verba de mídia deve ser investida nesse potencial cliente com o objetivo de direcioná-lo para a boca do seu funil.

    É nesse momento que você vai estimular a conversa com um vendedor ou mostrar um outro conteúdo mais específico com o objetivo de direcionar esse grupo para a base do seu funil.

  • 10% para o tráfego quente

    Esse é o grupo que falta muito pouco para fechar. Agora é a hora de investir em um remarketing mais agressivo, gatilhos de escassez e ofertas irresistíveis. Falta pouco para a conversão.

    Mas por que só 10% para um público tão importante? É preciso levar em consideração o tamanho do grupo. Como é um grupo consideravelmente menor que o de tráfego frio, por exemplo, o investimento é proporcional ao número de pessoas.

Agora que você já sabe o quanto deve investir em cada grupo de tráfego é importante lembrar que cada um deles exige uma comunicação específica. Portanto, uma estratégia deve ser bem definida para avançar esse prospect no seu funil de vendas com o objetivo de torná-lo um cliente.

 

Aprenda Marketing Digital na prática com o PRODIGITAL – Programa de Certificação em Marketing Digital mais prático e completo. Clique aqui e conheça o programa 100% online, disponível 24h por dia!

 

Receba as melhores videoaulas e conteúdos de Marketing Digital

Receba as melhores videoaulas e conteúdos de Marketing Digital

Junte-se a comunidade da Escola do Marketing Digital com mais de 110.000 profissionais e empreendedores.

Confirmado! Você receberá nossos melhores conteúdos em seu e-mail! ;) Ah, e não enviamos spam!

2019-03-01T17:57:36+00:00 20 de fevereiro de 2019|

Sobre o Autor:

Desde 2010, ajudamos pessoas como você a transformar a internet em uma máquina de vendas para pequenas e médias empresas, do básico ao avançado. Clique aqui e descubra qual é o melhor treinamento para você!

Espere! Você ganhou um presente!

Baixe agora o Guia do Marketing Digital para Iniciantes.

Conheça as 18 OPORTUNIDADES para GANHAR DINHEIRO no mercado digital, aprenda os principais termos da área e tudo mais o que você PRECISA APRENDER para começar a explorar esse universo.

Sua informação estão seguras.

Espere! Você ganhou um presente!

Baixe agora o Guia do Marketing Digital para Iniciantes.

Conheça as 18 OPORTUNIDADES para GANHAR DINHEIRO no mercado digital, aprenda os principais termos da área e tudo mais o que você PRECISA APRENDER para começar a explorar esse universo.

Sua informação estão seguras.