Como Acompanhar as Tendências com Google Trends

Todos os dias são realizadas bilhões de pesquisas no Google. Já pensou ter acesso a essas buscas para entender o que o seu público-alvo está procurando? Isso é possível com o Google Trends, uma poderosa ferramenta gratuita que possibilita acompanhar o volume pesquisas de uma determinada palavra-chave dentro de um período estipulado.

Se você ainda não conhece essa excelente ferramenta do Google está na hora de aprender como funciona e como extrair ideias para sua futuras ações de marketing, vamos lá?

Um dos maiores desafios na hora planejar as ações de marketing é definir os temas e garantir que estejam seguindo o interesse do público-alvo. Afinal, de nada adianta desenvolver ações que vão gerar pouco ou nenhum interesse na sua audiência.

Ao utilizar o Google Trends corretamente você terá em mãos informações importantes, como:

  1. Assuntos mais pesquisados em tempo real (diário);
  2. Assuntos mais pesquisados anualmente;
  3. Evolução de palavras-chave de sua escolha ao longo de um determinado período de tempo;
  4. Assuntos em ascensão que estão relacionadas a sua palavra-chave (essa informação é muito importante);
  5. Receber notificações por e-mail sobre atualizações relevantes para palavras-chave de sua escolha;

 

Vamos ver na prática como acessar essas informações?

1 – Assuntos mais pesquisados em tempo real (diário)

Acesse o Google Trends e no menu direito, clique em “Principais Pesquisas”.

 

 

Nessa tela você verá 3 opções de visualização:

  1. Tendências de pesquisas diárias”Atualizadas de hora em hora, as tendências de pesquisa diárias destacam as que, entre todas as pesquisas, tiveram um aumento expressivo no tráfego nas últimas 24 horas. Essas tendências mostram as consultas específicas que foram buscadas e o número absoluto de pesquisas feitas”.
  2. Tendências de pesquisas em tempo real”Atualizadas instantaneamente, as Tendências de pesquisa em tempo real destacam as matérias em evidência nos produtos do Google nas últimas 24 horas. Essas matérias são um conjunto de tópicos do mapa de conhecimento, interesses da pesquisa, vídeos em destaque do YouTube e/ou artigos do Google notícias detectados por nossos algoritmos”.Em “Tendências de pesquisas em tempo real” você também pode acompanhar as informações por categorias. Para isso, basta clicar no menu no canto superior direito e escolher a categoria que deseja”.Em tendências de pesquisas em tempo real você também pode organizar as informações por categoria. Para isso, basta clicar no menu no campo superior direito e selecionar a categoria desejada.

  3. País de escolhaVocê também pode acompanhar as tendências em outros países de acordo com a sua necessidade.

Acompanhar o que está acontecendo em tempo real pode ajudar com ideias de ações “Real Time” e aproveitar a onda de assuntos virais para promover a sua marca e seus produtos/serviços.

 

2 – Assuntos mais pesquisados anualmente

Todo ano o Google lança um relatório com as principais pesquisas do ano anterior organizados por categoria. É uma oportunidade para analisar os eventos e assuntos que mais movimentaram a internet no ano anterior e tentar se preparar para eventos semelhantes no próximo ano.

Para acessar esse relatório acesse o menu “Mais pesquisados”.

 

 

Por exemplo, em termos de tecnologia, lançamentos de novos smartphones lideraram as pesquisas na categoria, como iPhone 8, iPhone X, Moto G5, etc.

 

3 – Evolução de palavras-chave de sua escolha ao longo de um determinado período de tempo

Essa é uma das principais funcionalidades do Google Trends e nós, da Escola, gastamos um bom tempo antes de planejar nossas ações e conteúdos. Inclusive este post está saindo com base no resultado de estudos no próprio Google Trends. =)

Na página inicial do Google Trends ou através do menu “Ver Mais” você pode digitar uma palavra-chave e ver o comportamento dessa palavra ao longo de um período de tempo de sua escolha.

No exemplo abaixo vamos usar a palavra-chave “Google Trends”:

 

 

Entendendo o gráfico: “Os números representam o interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada região em um dado período. Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo”.

Analisando esse gráfico nós podemos ver que houve um aumento repentino em volume de buscas sobre o assunto Google Trends nos últimos meses. Normalmente como algo assim acontece está associado a algum evento ou ação que ganhou grandes proporções. Com uma rápida investigação e analisando eventos que estão acontecendo você pode tirar insights sobre o assunto.

No caso do Google Trends a razão do alto crescimento aconteceu principalmente por conta das eleições presidenciais em 2018. A ferramenta criou uma funcionalidade onde ela analisa os dados relacionados aos candidatos das eleições, além de patrocinarem alguns dos principais debates que acontecem na televisão em 2018.

Filtros: dentro dessa pesquisa, você pode organizar pelos seguintes filtros:

  1. Localização (país)
  2. Tempo (horas, dias, meses, anos)
  3. Categoria (qual foi o volume de buscas de um assunto dentro de uma determinada categoria)
  4. Buscadores (Google, Google Shopping, Imagens, Notícias e até pesquisas no YouTube)

DICA: se você possui um e-commerce pode valer a pena entender o que os usuários estão pesquisando no Google Shopping. Já se você quer investir em conteúdo, as pesquisas do YouTube também podem revelar informações importantes, uma vez que o YouTube é o segundo buscador mais utilizado no mundo, atrás apenas do Google.

Um outro recurso interessante é comparar palavras-chave e ver qual tem mais relevância. No teste a seguir, adicionamos o termo Planejador de Palavras-Chave, uma outra ferramenta Google.

 

 

Explicando o gráfico: em uma rápida análise podemos ver que Google Trends tem muito mais relevância em pesquisa do que Planejador de Palavras-Chave. Com essa informação eu poderia decidir qual conteúdo, por exemplo, daria mais prioridade. Se você quiser, pode adicionar até 5 palavras-chave, divirta-se!

 

4 – Assuntos em ascensão que estão relacionadas a sua palavra-chave (essa informação é muito importante)

Continuando no gráfico, agora a ferramenta nos mostras a densidade da pesquisa por região no Brasil. Esse dado é muito importante para você analisar quais estados tem mais interesse por determinados assuntos.

Explicando o gráfico: “veja em que local seu termo foi mais famoso durante um período específico. Os valores são calculados em uma escala de 0 a 100, em que 100 é o local com a maior popularidade como uma fração do total de pesquisas naquele local; 50 indica um local que tem metade da popularidade; e 0 indica um local em que não houve dados suficientes para o termo”.

Observação: um valor maior significa uma proporção maior de consultas, não uma contagem absoluta maior. Um pequeno país em que 80% das consultas são sobre “bananas” terá duas vezes a pontuação de um grande país em que somente 40% das consultas são sobre esse termo.

As duas próximas colunas de informações que o Google Trends disponibiliza são as mais interessantes.

 

 

Em Assuntos Relacionados, a ferramenta indica quais assuntos as pessoas também pesquisaram relacionados a palavra-chave que você definiu.

Em Consultas Relacionadas, a ferramenta mostra quais consultas as pessoas também pesquisaram relacionadas a palavra-chave.

Apesar de parecer semelhante, a diferença é que o assunto não é necessariamente palavra-chave, já a consulta são exatamente os termos mais utilizados durante as pesquisas.

Em ambas as colunas, você pode utilizar 2 filtros:

  • Principais: os assuntos/consultas mais pesquisados. A pontuação está em uma escala relativa, em que 100 é o assuntos/consultas mais pesquisado; 50 é o assuntos/consultas pesquisado com metade dessa frequência etc.
  • Em ascensão: os assuntos/consultas relacionados ao maior aumento na frequência de pesquisa desde o período anterior. Os resultados marcados como “Aumento repentino” tiveram um aumento muito relevante, provavelmente devido ao fato de que esses assuntos/consultas são novos e tiveram nenhuma ou poucas pesquisas anteriores.

 

5 – Receber notificações por e-mail sobre atualizações relevantes para palavras-chave de sua escolha;

A última funcionalidade que vamos ver neste artigo é a possibilidade de receber alertas por e-mail com atualizações sobre determinada palavras-chaves ou receber um relatório sobre as principais tendências de pesquisa, no Brasil ou em outros países.

 

Concluindo…

Pronto, agora você já está munido de informações relevantes para analisar as principais tendências e, assim, criar estratégias e ações baseados em dados de comportamento.

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2018-10-31T10:17:00+00:00 31 de outubro de 2018|

Sobre o Autor:

Sou um publicitário que busca o sucesso no empreendedorismo digital. Gosto de assistir muitos filmes, ler bons livros, sair e viajar com a minha esposa.