O Clubhouse já pode ser considerado uma tendência entre as redes sociais, devido ao sucesso nas últimas semanas. Segundo dados da App Annie, o aplicativo teve mais de 8,1 milhões de downloads em todo o mundo até seis dias atrás. No dia 1º deste mês, foi baixado apenas 3,5 milhões de vezes. Os dados revelam que o número de usuários cresceu mais de 100% em um curto período de aproximadamente uma semana. O estudo também revelou que a popularidade da plataforma é maior no Reino Unido, na Alemanha, no Japão, no Brasil e na Turquia. Entretanto, outros países como os Estados Unidos também contam com muitos perfis cadastrados. 

Jessé Rodrigues: fundador e diretor da Escola de Marketing Digital
Jessé Rodrigues: fundador e diretor da Escola de Marketing Digital 

Nos EUA, o aplicativo é utilizado de diferentes formas se comparado ao Brasil. Jessé Rodrigues, consultor em Marketing Digital e fundador da Escola de Marketing Digital, mora no país e forneceu algumas informações importantes acerca dessa diversidade: a diferença básica entre os usuários de Clubhouse nos Estados Unidos e no Brasil acontece, primeiramente, em função do inglês. Não são somente americanos na plataforma, o que resulta em uma participação mais inclusiva entre outras nacionalidades. Isso torna a conversação mais interessante pois adiciona tanto sotaques diferentes, quanto origens e pontos de vista mais plurais dos participantes. 

De acordo com o diretor da Escola, outra diferença é que, nos Estados Unidos, o número de usuários de iPhone é muito maior do que no Brasil. Então, a aderência a esse sistema lá aconteceu de forma mais acelerada. Fora isso, a dinâmica dos grupos é muito similar ao que está ocorrendo no Brasil, com diversos grupos dispostos a qualquer hora do dia e variados assuntos além da área de negócios, contemplando o entretenimento. 

Auxílio profissional com o Clubhouse

Uma das principais vantagens do Clubhouse, na opinião do profissional, é você poder ouvir instruções, recomendações ou conselhos diretamente de personalidades que você admira, seja no setor dos negócios ou em outro segmento. Quando você tem a oportunidade de falar no aplicativo, é possível fazer perguntas para pessoas que, talvez, seria muito difícil contatar em uma situação corriqueira. Alguns exemplos são grandes empresários, autores, atletas, médicos e especialistas que estão se expondo abertamente dentro desse ambiente, como se estivessem realmente em uma sala física. É uma troca similar a um telefonema ou a uma conversação em um evento presencial. 

A rede social Clubhouse é uma forma de fazer networking
A rede social Clubhouse é uma forma de fazer networking | Foto: Christina @ wocintechchat.com

Isso é muito positivo, já que você pode receber conselhos de forma gratuita. No geral, são indivíduos com quem você teria alguma possibilidade de contato somente se pagasse muito caro, ou de maneira muito escassa, que estão frequentemente compartilhando suas experiências para pessoas comuns e desconhecidas via Clubhouse. “Como é uma plataforma baseada em áudios, eu comparo como um rádio, já que você pode realizar várias outras atividades ao mesmo tempo em que ouve essa conversa. É incrível a qualidade de informação que você poderá receber por, simplesmente, entrar em um canal de voz correto, independente da sua área profissional”, enfatiza Rodrigues.

Oportunidades com o Clubhouse

Neste primeiro momento, a rede social Clubhouse é uma ótima oportunidade para os profissionais do mercado. Eles podem organizar salas a fim de atrair convidados especiais e gerar uma conversação. Afinal, toda participação em uma sala no Clubhouse é representada por um indivíduo, não por empresas. Existe ainda a possibilidade de planejar um grupo e discutir tópicos específicos, promover participações, convidar pessoas e ser o “organizador” desse evento especial, além de atrair a audiência para construir um debate sobre determinado tema. Você ainda pode fazer um pitch de vendas, orientando como e onde os participantes podem encontrar seus produtos ou serviços. 



Referências: 

https://www.appannie.com/en/about/

https://unsplash.com/photos/rCyiK4_aaWw