Em 2020, o número de microempreendedores individuais (MEIs) brasileiros alcançou um total de 11,3 milhões de adultos ativos em seu próprio negócio, atingindo 20% a mais em relação ao final do ano anterior, quando o país tinha 9,4 milhões de registros, segundo dados do Portal do Empreendedor e Sebrae.

O mercado do empreendedorismo e marketing digital acumula cada vez mais profissionais para empreender on-line. Dessa forma, separamos 5 séries sobre o tema que podem agregar em alguns ensinamentos para desenvolver-se nesta área. Confira!

Mad men

Mad Men retrata uma agência de publicidade de 1960
Mad Men retrata uma agência de publicidade de 1960 | Foto: Reprodução

Famosa série para aprender sobre empreendedorismo, marketing e propaganda, Mad Men conta sobre a rotina de uma agência publicitária de Nova York durante a década de 1960. O protagonista é o diretor de criação Don Draper (Jon Hamm). A obra acompanha as mudanças da época no mercado e como adaptar-se ao novo estilo de marketing norte-americano. Assim, é possível relacionar diversas dicas que o seriado oferece e aplicá-las ao cotidiano, como comandar um setor de marketing, fazer parcerias e debates sobre inovação, criatividade e ambição.

Girlboss

Girlboss conta a história de Sophia Amoruso
Girlboss conta a história de Sophia Amoruso | Foto: Reprodução

Girlboss é uma série baseada na biografia de Sophia Amoruso, fundadora da famosa loja virtual americana, Nasty Gal, considerada uma das empresas de crescimento mais acelerado. Sem formação nenhuma e após ser despedida do emprego, a protagonista ganha uma chance ao encontrar uma peça de roupa em um brechó. Com um ótimo dom para customizar peças, decidiu iniciar o empreendedorismo digital

Silicon Valley

Silicon Valley conta a história de jovens programadores no Vale do Silício
Silicon Valley conta a história de jovens programadores no Vale do Silício | Foto: Divulgação

Silicon Valley narra o dia a dia de seis amigos que trabalham no Vale do Silício, o maior polo de startups no mundo, localizado na Califórnia. A série conta com os protagonistas tentando empreender no mundo das programações e vender projetos para grandes companhias. Além disso, é possível aprender lições sobre como fazer investimentos, empreender e as responsabilidades de um negócio, desde planejamento e gestão até a execução de novas ideias.

Suits

Suits mostra o dia a dia de trabalho de advogados de Nova Iorque
Suits mostra o dia a dia de trabalho de advogados de Nova Iorque | Foto: Reprodução

A série conta como um garoto que abandonou a faculdade de direito conseguiu se tornar um advogado respeitado no escritório onde trabalha, ao lado de um grande sócio em Nova Iorque. Suits mostra como os protagonistas correm riscos entre resultados e fracassos e, mesmo envolvendo atitudes ilegais – o que não é recomendado – mostra como aproveitar as chances e possibilidades em seu negócio.

Shark Tank

O reality show Shark Tank é uma competição para empreendedores
O reality show Shark Tank é uma competição para empreendedores | Foto: Divulgação Sony Channel

Shark Tank é um reality show que mostra pessoas reais apresentando seus projetos de empreendedorismo para potenciais investidores. A cada episódio, uma nova ideia é apresentada a milionários à espera de uma aprovação. Um dos principais focos da série é expor a importância de um bom storytelling como pilar de seu negócio e como convencer alguém de que sua marca pode dar certo, com planejamento e gestão.

Sinopses retiradas de Adorocinema

Fonte:
cnnbrasil.com.br/business/2021/01/06/numero-de-novos-microempreendedores-individuais-bate-recorde-em-2020