5 Motivos Para Ter Um Chat de Atendimento no Seu Site

Um atendimento personalizado pode ser a diferença entre ganhar ou perder uma venda. Um dos caminhos para desenvolver esse atendimento é ter uma ferramenta de chat de atendimento online no seu site para humanizar o relacionamento e aumentar as suas conversões.

Se você ainda tem dúvida se precisa de um chat no seu site, neste artigo vamos mostrar 5 motivos para você investir em uma ferramenta de chat e mostrar como nós, da Escola do Marketing Digital, aumentamos nosso faturamento humanizando nosso atendimento.

1) Você vai aumentar a sua taxa de conversão

A taxa de conversão é uma das principais métricas de um negócio online. Saber quantos clientes compraram dentro do universo de pessoas que passaram pelo seu site é fundamental para otimizar recursos e potencializar investimentos. O calculo é simples, basta dividir o número de aquisições pelo número de visitantes únicos dentro de um período e multiplicar por 100. Essa será a sua taxa de conversão.

Por que um chat aumenta a conversão? Simples. Porque ele humaniza o atendimento. Um estudo da Invesp mostra que 73% dos consumidores online afirmam que o chat online é a forma mais satisfatória de se comunicar com uma empresa.

Além do mais, esse estudo também indica que 42% dos consumidores escolheram o chat como o melhor canal para fornecer suas informações de contato, e 44% dos consumidores afirmaram que conversar com um atendimento online durante uma compra é um dos recursos mais importantes que um site pode oferecer.

No ambiente online, como a compra é virtual e nada é tangível, as pessoas gostam de sentir segurança no momento da compra. Por isso, ter uma pessoa com a qual eles podem conversar e tirar as dúvidas vai aumentar consideravelmente a conversão do seu site. Pessoas gostam de falar com pessoas.

Aqui na Escola do Marketing Digital, em uma pesquisa que realizamos com novos alunos, a maioria afirma que um dos principais diferenciais que ajudou na tomada de decisão foi com conversar com nossos consultores. E nossos dados mostram que os leads que chegam pelo chat tem uma taxa de conversão de 9,5% (o que é excelente), ou seja, a cada 10 conversas no chat, 01 se torna uma venda de ticket alto (acima de R$1.000,00).

2)  Você vai melhorar a retenção dos visitantes

É impossível você conseguir colocar todas as informações e detalhes sobre um produto ou serviço em um site de uma forma que seja fácil de navegar e usar. E mesmo com todos os detalhes as pessoas tem diversas objeções e dúvidas que ainda podem não estar disponíveis no site.

Ter uma ferramenta de chat online pode segurar a atenção do visitante uma vez que, com uma ferramenta adequada, você também pode estimular uma conversa proativa, onde mensagens customizadas são enviadas automaticamente ao cliente enquanto navega por suas páginas.

Na Escola do Marketing Digital nós utilizamos o Jivochat como nossa ferramenta de chat online. Além de um convite passivo, nós também utilizamos o recurso de mensagens proativas, como um “Olá! Posso te ajudar a escolher o melhor curso para você?“, ou até mesmo mensagens personalizadas de acordo com a página que o usuário está. Por exemplo, se estamos com uma promoção, podemos convidar o visitante em uma página específica do produto a se inscrever ou adquirir o produto com uma condição especial.

Alguns exemplos de como usamos abordagens automáticas para estimular uma conversa pessoal.

Convite passivo

Chat Online - Convite Passivo

 

Convite ativo

Chat Online - Convite Ativo

 

Convite ativo com oportunidade

Chat Online - Convite Ativo Oportunidade

 

Convite para ajudar no momento da inscrição

Chat Online - Convite Ativo Checkout

Todas essas ações combinadas podem aumentar significativamente as chances de chamar a atenção do visitante e, consequentemente, converter em vendas.

3) Você vai capturar leads mais qualificados e segmentados

Através de um chat online é possível ter uma conversa muito mais profunda nas necessidades do visitante. Dessa forma você vai entender com mais detalhes qual produto, conteúdo ou serviço se adéqua melhor as necessidades dele. Consequentemente, na hora de subir esse lead em seu CRM você já poderá alimentar o cadastro com todas as informações colhidas para oferecer futuramente outros produtos e conteúdos de forma segmentada dentro da sua automação de marketing.

4) Você pode evitar grandes problemas de imagem e insatisfação

Em todas as empresas existem clientes que ficam insatisfeitos por qualquer que seja o motivo.  Facilitar um canal de contato e relacionamento pode ser o diferencial entre evitar reclamações públicas, avaliações negativas e até um processinho. A sua empresa vai ser muito mais bem vista por seus clientes, mesmo os insatisfeitos, se facilitar a comunicação e solução do problema. É importante deixar claro que não adianta disponibilizar um chat se a equipe não for bem treinada ou não resolver o problema.

Aqui na Escola do Marketing Digital nós prezamos muito pelo relacionamento com nossos alunos e futuros clientes. Com um trabalho dedicado de relacionamento, nosso índice de satisfação atualmente tem uma nota de 4.7, de 5, em mais de 300 avaliações.

Dica: recebeu comentários e avaliações negativas? Veja nosso artigo: 8 Dicas de Como Responder à Críticas nas Redes Sociais

5) Você pode recuperar vendas perdidas ou canceladas

Da mesma forma que clientes insatisfeitos podem mudar de opinião através de uma boa conversa, abandonos de checkout bem como uma solicitação de contato para estorno podem ser uma excelente oportunidade para aumentar a receita ou evitar o prejuízo. O chat, quando bem trabalhado, pode ser o canal de entrada para garantir uma venda ou uma ligação bem sucedida de recuperação de vendas.

Como escolher uma ferramenta de chat

Na hora de escolher uma ferramenta você precisa procurar as que trazem o melhor número de recursos possíveis, principalmente para chamadas ativas, distribuição de conversa entre operadores, se ajustar ao mobile, ter integração com seu CRM para armazenar informações importantes, relatórios de desempenho dos membros da equipe e, principalmente, estabilidade.

Aqui na Escola do Marketing Digital nós optamos pelo Jivochat por trazer todas essas funções necessárias para um bom desempenho de chat. Abaixo você pode ver algumas telas das funcionalidades do Jivochat.

 

Na imagem acima você pode ver os recursos como:

  1. Pré-visualização das mensagens
  2. Cores diferentes nas conversas para não confundir o operador
  3. Respostas rápidas salvas no sistema para otimizar tempo
  4. Atalhos que ajudam a agilizar a navegação

Já nessa imagem você pode ver alguns recursos como:

  1. Link com CRM para puxar as informações do lead
  2. Localização do visitante
  3. Tradutor simultâneo para diversos idiomas

A Escola do Marketing Digital é parceira do Jivochat e se você quer otimizar as suas vendas utilizando uma ferramenta de alto nível, com baixo custo, CLIQUE AQUI e adquira hoje uma licença para a sua equipe!

 

 

Receba as melhores videoaulas e conteúdos de Marketing Digital

Receba as melhores videoaulas e conteúdos de Marketing Digital

Junte-se a comunidade da Escola do Marketing Digital com mais de 110.000 profissionais e empreendedores.

Confirmado! Você receberá nossos melhores conteúdos em seu e-mail! ;) Ah, e não enviamos spam!

2019-03-22T12:55:39+00:00 21 de março de 2019|

Sobre o Autor:

Desde 2010, ajudamos pessoas como você a transformar a internet em uma máquina de vendas para pequenas e médias empresas, do básico ao avançado. Clique aqui e descubra qual é o melhor treinamento para você!