O marketing digital é um ramo que cresce muito no Brasil. Aproximadamente 78% das pesquisas feitas pela Internet via dispositivos móveis resultam em compras. Isso demonstra como a divulgação on-line para venda de produtos é fundamental para efetuar bons negócios. Aprender o que é marketing digital e compreender a fundo como essa área funciona pode incentivar pessoas a começarem ou continuarem nesse setor. Para isso, separamos uma lista que conta com filmes e documentários sobre marketing digital. Confira!

The Propaganda Game (2015)

O documentário The Propaganda Game explica como a propaganda feita na Coreia do Norte afeta sua população e permite que o governo totalitário do país perdure ainda hoje, mesmo após seis décadas. Nesse contexto, o longa pode ser considerado um verdadeiro curso de marketing digital. A trama retrata a propaganda e divulgação nacionalista que o país faz com o intuito de persuadir os norte-coreanos a apoiar o regime ditatorial. Dirigido pelo espanhol Álvaro Longoria, impressiona na quantidade de imagens e entrevistas disponibilizadas para as filmagens. Além disso, a trama traz reflexões sobre a abordagem manipuladora que as informações do país apresentam.

The Propaganda Game (2015), primeira indicação de filme sobre marketing digital
The propaganda game | Foto: Reprodução

Print the Legend (2014)

O melhor documentário melhor sobre marketing digital

Esse documentário traz a corrida de três startups na busca da democratização das impressoras 3D, tecnologia até então usada somente em grandes corporações. Print the Legend destaca as estratégias de marketing digital utilizadas pelas empresas que promovem seus projetos e engajam milhares de pessoas a investir no desenvolvimento das impressoras. Dirigido por Luiz Lopez, mostra a obstinação dos empreendedores que, mesmo com poucos recursos, correm contra o tempo para o lançamento de seus produtos.

Print the Legend (2014), segunda indicação de filme sobre marketing digital
Print the Legend | Foto: Netflix/Reprodução

O Lobo de Wall Street (2013)

Estrelado por Leonardo DiCaprio, O Lobo de Wall Street é um longa-metragem biográfico sobre um dos grandes corretores da bolsa de valores dos Estados Unidos, Jordan Belfort. Ambicioso, o personagem monta diversas estratégias de vendas com marketing e trabalha sob pressão, com metas apertadas. Indicado ao Oscar de 2012, não expõe as situações vividas por um profissional diretamente ligado ao marketing. Contudo, entra para a lista de filmes sobre marketing digital por incentivar as estratégias de divulgação que esse tipo de trabalho no mercado financeiro requer.

O Lobo de Wall Street (2013), terceira indicação de filme sobre marketing digital
O Lobo de Wall Street | Foto: Divulgação

Lemonade (2009)

Lemonade é um documentário curto, de aproximadamente 35 minutos, que relata como alguns profissionais americanos de marketing e publicidade sofreram a partir da crise de 2008. Sem muitas alternativas no mercado de trabalho, criaram suas próprias empresas a fim de evitar o desemprego. O curta-metragem mostra o processo criativo de alguns profissionais na busca de se reerguer em meio à crise e como usaram sua originalidade para alavancar os negócios.

Lemonade (2009), quarta indicação de filme sobre marketing digital
Lemonade pode ser considerado um curso de marketing digital | Foto: IMDB

ChicagoGirl (2013)

Provavelmente a melhor indicação de filme sobre marketing digital

O documentário “#ChicagoGirl: The social network takes on a Dictator” conta como uma garota de 19 anos, que mora em Chicago, nos EUA, usa a Internet e as redes sociais para denunciar as atrocidades do regime político da Síria. A menina faz ligação com ativistas locais e a imprensa americana para divulgar sua campanha de revolução contra o governo de um dos maiores ditadores da história.

A narrativa não conta diretamente com uma trajetória no marketing digital, porém traz ensinamentos de como as redes sociais podem ser utilizadas para a divulgação de uma propaganda anti-política e como ferramentas contra abusos sociais.

ChicagoGirl (2013), quinta indicação de filme sobre marketing digital
#ChicagoGirl conta a história de uma adolescente usuária das redes sociais | Foto: Just Watch

Fontes:
1. astrusweb.com/investir-em-marketing-digital/
2. adorocinema.com/filmes/filme-228666/
3. adorocinema.com/filmes/filme-229403/
4. adorocinema.com/filmes/filme-127524/
5. imdb.com/title/tt1574624/
6. imdb.com/title/tt2607968/