Começar uma estratégia de marketing digital que dê resultados pode ser algo muito novo para quem inicia na área, exigindo adaptação e resultados graduais. Como consequência, podem existir erros muito comuns no quesito marketing digital para iniciantes. Alguns, inclusive, podem tirar a autoridade de um site, diminuir sua conversão de vendas e até o engajamento on-line. 

Confira cinco erros do marketing digital e como evitá-los
Confira cinco erros do marketing digital e como evitá-los | Foto: unsplash.com

Separamos cinco erros do marketing digital que podem ser cometidos facilmente, e soluções para evitá-los e melhorar seu negócio. Confira!

Não planejar

Um dos erros mais comuns na área é não fazer um planejamento estratégico para trabalhar com marketing digital. É preciso estabelecer metas e objetivos a longo prazo para aumentar as oportunidades no mercado e destacar-se com seus negócios. No seu planejamento de conteúdo, saiba focar no material que irá atrair mais consumidores e que contenha o maior número de informações sobre o seu nicho, incluindo as maneiras mais adequadas para fazer o negócio funcionar. 

Não usar as redes sociais

Ao usar as redes sociais para divulgação da marca, alguns erros podem causar falta de engajamento, o que atrapalha o seu desempenho nas plataformas: publicações não frequentes e falta de interação com os consumidores, por exemplo. O conteúdo on-line é um impulsionador da sua marca. Então, mantê-lo ativo é uma estratégia de marketing digital e de divulgação da empresa. Visto que, 140 milhões de brasileiros são ativos nas redes sociais, representando 66% da população, segundo dados da Global Digital 2019 em parceria com a HootSuite.

É muito comum comprar seguidores para o seu perfil, o que também é um erro e pode prejudicar seu engajamento e relevância on-line. Isso atrai perfis falsos e bots (robôs) para a sua conta, deixando a média de interação baixa por não serem pessoas reais. Você ainda correrá o risco de perder a sua conta, já que é uma infração dos termos e concordâncias de uso da rede social, podendo ser penalizado pelo algoritmo da plataforma.

As redes sociais são um impulsionador da sua marca
As redes sociais são um impulsionador da sua marca | Foto: unsplash.com

Não conhecer o público-alvo

Seguindo o erro anterior, não saber qual é o público-alvo que a marca quer atingir pode deixar sua empresa dispersa por não ter um foco principal. Evite esse problema e interaja com seus seguidores para saber sobre suas “dores” e interesses, além de focar em um nicho específico para ter um compromisso maior com seus produtos. Tenha consciência sobre o público-alvo e faça postagens que conversem diretamente com ele.

Não monitorar as ferramentas SEO

As ferramentas de SEO ajudam no desempenho do seu material em mecanismos de busca e na popularização de sua marca. Não investir na otimização SEO prejudica seu alcance on-line, o que pode resultar em falta de engajamento de um número maior de consumidores. Para isso, monitore as palavras-chave em seus artigos e materiais e procure formas de mensurar seu conteúdo de maneira mais orgânica para a divulgação nas mídias digitais.

Não investir em conteúdos

O último dos erros do marketing digital está na falta de investimento e inovação dos seus conteúdos. Atualize seu material on-line sempre que possível, optando por várias maneiras de distribuir suas ideias digitalmente. Invista na criação de websites, fanpages, e-books, podcasts, vídeos informativos, promoções, brindes gratuitos, produtos exclusivos, compras de Ads pagos para divulgação e infográficos.

Por fim, o que pode de fato ajudar é dedicar-se a uma formação on-line. O curso de marketing digital para iniciantes aborda o que é marketing digital, criação e lançamento de produtos, gerenciamento de escalas em negócios, engajamento nas redes sociais, conversão de vendas e destaque no mercado digital. Saiba mais na página do site e aproveite a oportunidade!

Fonte:
https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/02/conheca-as-redes-sociais-mais-usadas-no-brasil-e-no-mundo-em-2018.ghtml