18 Oportunidades Para Profissionais de Marketing Digital

O mercado de trabalho para quem deseja fazer carreira em marketing digital passa por um momento muito promissor. Mesmo em meio a crise econômica que vivemos nos dias de hoje, o segmento vem ganhando cada vez mais espaço e a procura por profissionais qualificados é cada vez maior.

Em um mercado ainda carente de profissionais, a carreira em marketing digital surge como uma alternativa oportuna para jovens que estão agora fazendo suas escolhas profissionais.

Além de oferecer uma perspectiva de ótimos salários, a carreira em marketing digital também oferece um extenso leque de opções e oportunidades de trabalho.

Quer fazer carreira em marketing digital mas ainda não tem certeza qual caminho seguir? Listamos 18 Oportunidades para Profissionais de Marketing Digital para você considerar como opção de carreira. Confira:

 

 

#1 Mídias Sociais

Toda empresa nos dias de hoje precisa de um responsável para gerenciar as suas mídias sociais, isto é, cuidar da imagem da sua marca diante de um público cada vez mais exigente, comunicativo e conectado.

Com o uso crescente das mídias sociais, esse canal se tornou fundamental para a divulgação das marcas e por isso, é essencial que o profissional de marketing digital tenha conhecimento das técnicas e ferramentas disponíveis para poder alinhar as ações de marketing da sua empresa em todos os canais.

Quando se trata de uma grande empresa, é importante fazer um planejamento do conteúdo que será divulgado nas mídias sociais ou então treinar um time para interagir com o seu público através dos muitos canais de mídias sociais como Facebook, Instagram,Twitter, entre outros.

Já em pequenas empresas, muitas vezes é o próprio dono que se encarrega de gerenciar as redes sociais, por isso é importante que ele saiba quais são as regras, como funciona esse novo universo e, principalmente, como se comunicar de forma efetiva com o seu público.

 

#2 Produção de Conteúdo

O produtor de conteúdo de uma empresa se encarrega de produzir conteúdo específico e de qualidade para atrair o seu público-alvo nos diferentes estágios de compra do consumidor.

Resumindo: o objetivo desse profissional é preparar o público para conhecer o seu produto através da produção de conteúdo relevante.

A produção de conteúdo de qualidade ajuda a aumentar o tráfego do seu site, o número de seguidores nas redes sociais, o número de leads geradas pelo blog, além de capacitar mais vendas e alimentar as relações públicas da empresa.

 

#3 E-commerce

O comércio eletrônico vem se tornando cada vez mais popular. Hoje, no Brasil, 9 a cada 10 pessoas (96%) já fizeram compras online alguma vez, sendo um dos mercados de maior crescimento na América Latina.

Por eliminar qualquer tipo de limitação geográfica, permitindo que consumidores de todo o mundo tenham acesso ao seu produto, o profissional de e-commerce é hoje muito demandado, porém, ainda escasso no mercado.

Os profissionais de e-commerce são especializados em trabalhar estratégias de venda para lojas virtuais, entende muito bem de lojística, precificação, além de saber traduzir as métricas da empresa em ações pontuais.

Confira as principais tendências do varejo online no post SEBRAE e E-Commerce Brasil divulgam 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online.

 

#4 Compra de Tráfego

O papel do especialista em mídia paga é, principalmente, ajudar a gerar leads e conquistar clientes com campanhas CPC (Custo por Clique) e CPA (Custo por Aquisição), além de mensurar e otimizar as mídias pagas com o uso do Google Analytics e de ferramentas de automação de marketing.

Você pode ser um profissional de mídia em uma agência de publicidade e ser especializado em compra de mídia para os seus anunciantes, por exemplo.

 

#5 Métricas

Iniciar uma carreira em marketing digital significa começar a monitorar resultados de TUDO. Quanto melhor e mais completa a análise de resultados que você puder oferecer para os tomadores de decisão dentro de uma empresa, mais condições eles terão de melhorar suas estratégias de marketing.

Se você já utilizou o Google Analytics em algum momento, você sabe o quão valiosa é essa ferramenta para poder analisar os dados e resultados do seu negócio. Apesar de ser uma importante ferramenta,  não é a única disponível no mercado e também não oferece todos os dados para você poder fazer uma análise bem apurada. 

Por isso, cabe ao analista de métricas ter conhecimento de diversos sistemas de monitoramento e determinar quais as melhores métricas e KPIs (indicadores chave de desempenho) que serão relevantes para que o empreendedor consiga entender os “sinais” do mercado.

A partir da análise de dados bem apurada, a tomada de decisão torna-se mais assertiva, baseada em dados concretos e não apoiada exclusivamente pelo achismo.

 

#6 SEO

O profissional de SEO (Search Engine Optmization) é extremamente importante para trazer audiência qualificada para dentro do seu site. O tráfego originado de mecanismos de busca pode representar até 50% da sua audiência total, logo, investir em SEO é essencial para manter o seu site nas melhores posições do Google e gerar mais tráfego para o seu site.

Resumidamente, trabalhar com SEO significa executar melhorias para que o rankeamento dos conteúdos de um site esteja entre as primeiras opções dentro dos mecanismos de busca.

 

#7 Executivo de Mídia

O executivo de mídia geralmente representa um veículo de comunicação e vende para o mercado publicitário espaço para propaganda dentro de sites, blogs, portais, etc. Tendo conhecimento em marketing digital e publicidade, você pode se tornar um executivo de mídia e potencializar os seus ganhos ganhando excelentes comissões.

 

#8 Email Marketing

Esta é uma das áreas mais antigas do marketing online e continua sendo uma das mais importantes. A estratégia de Email Marketing é uma das 3 mídias que mais gera vendas em lojas virtuais. Como mostram os dados, as lojas virtuais tem uma necessidade muito grande de fazer planejamento de campanhas de email.

Para isso exige-se um profissional que conheça bem as ferramentas de email marketing disponíveis no mercado e também como funciona todo o processo dessa estratégia de marketing, que tem como principal objetivo converter os seus leads em vendas.    

 

#9 Automação e Funis

Esse é um profissional um pouco mais estratégico e menos operacional, isso porque este profissional é responsável por fazer o mapeamento de um processo de conversão e automatizá-lo para empresas de todos os tamanhos.

Esse profissional esta ganhando cada vez mais importância porque as empresas estão entendendo que muitas atividades manuais podem ser automatizadas, fazendo com que seus investimentos sejam otimizados. Em outras palavras, fazer mais com menos.

 

#10 Planejamento de Marketing

O profissional que trabalha com planejamento de marketing também concentra-se em um nível mais estratégico, ele é responsável por conectar o plano de negócios de uma empresa à uma estratégia de posicionamento e comunicação.

Essa é uma das atividades mais caras e complexas da área, porém, é uma das etapas mais importantes de todo o processo de marketing. Qualquer organização que deseja fazer um operacional muito bem feito, precisa desenvolver um plano de marketing que estabeleça os mercados-alvo e a proposta de valor que será oferecida ao cliente.

O profissional de planejamento precisa ser criativo, maduro e experiente na área para poder ter discernimento e conhecimento suficiente para analisar um determinado mercado e arquitetar um plano que de fato ajude a empresa a atingir seus objetivos a médio e longo prazo.

 

#11 Consultor

Se você tem um pouco de conhecimento em cada uma das áreas mencionadas acima ou se você tem muito conhecimento sobre uma área específica, você pode prestar consultoria e atender empresas que tenham necessidade do seu serviço.

Essa é uma atividade mais empreendedora, já que você não é necessariamente funcionário de uma empresa. Os consultores são profissionais liberais e geralmente buscam autonomia profissional e horários flexíveis de trabalho.

 

#12 Agência de Marketing

Outra opção é abrir a sua agência de marketing. Com o seu conhecimento em marketing digital, combinado com o modelo de negócio adequado para uma agência, você pode atender diferentes empresas através da sua própria agência.

Dentro das necessidades do mercado que você pretende atender, monte uma equipe de especialistas e junto com ela trabalhe para sanar as principais dores dos seus clientes.

 

#13 Infoprodutor

O trabalho dos infoprodutores é, basicamente, transformar conhecimento em produtos digitais para diversos segmentos e de formas variadas.

Se você tem um conhecimento específico, não necessariamente em marketing digital, você pode transformar essa sua habilidade em produtos como ebooks, cursos online, passo-a-passo, etc.

Caso você seja um ótimo cozinheiro você pode transformar esse seu talento em um produto rentável ensinando outras pessoas a cozinharem bem através de uma série de vídeos online, por exemplo.

 

#14 Afiliado Profissional

O afiliado profissional ganha dinheiro na internet recomendando produtos ou serviços de terceiros, como um vendedor virtual. Programas de afiliados existem há muito tempo na internet, principalmente através das grandes lojas virtuais que comissionam as pessoas que recomendam seus produtos.

Se você for um afiliado credenciado da Amazon, por exemplo, ao compartilhar um link de um produto da Amazon no seu perfil no Facebook e as pessoas comprarem aquele produto através do link que você recomendou, você passa a ganhar uma comissão pelas vendas realizadas.

Da mesma forma como no exemplo da Amazon, você pode ser afiliado de infoprodutores e de diversos outros produtos e serviços da internet.

Para exercer essa profissão, exige-se que você seja muito bom em tráfego, planejamento de marketing e produção de conteúdo para se relacionar com sua audiência e poder indicar produtos.

 

#15 Youtuber

Através do Youtube você pode criar um canal, promover seu conteúdo, engajar com sua audiência e ganhar dinheiro com publicidade ou venda de produtos e serviços.

Ser um youtuber de sucesso é a profissão desejada por muitos jovens hoje em dia. Se essa é a sua vontade, saiba que ao estudar marketing digital você pode acelerar o seu desenvolvimento dentro do Youtube.

 

#16 Blogueiro

Outra área que você pode seguir, associada também ao Youtube, é ser blogueiro ou blogueira profissional. Se você gosta de escrever, mas não é do seu perfil aparecer em vídeos, você pode investir em criar um site de conteúdo, como um blog.

A partir do momento que você conseguir atrair um público para esse blog e gerar engajamento, você pode começar a ganhar dinheiro com ele. Essa monetização pode acontecer através de publicidade e/ou de venda de produtos e serviços próprios ou de terceiros.

 

#17 Professor de Marketing

Se você tem um vasto conhecimento e experiência sobre o assunto, você pode através da própria internet, compartilhar o seu conhecimento e ajudar outras pessoas a acelerarem seu desenvolvimento nessa área.

É fato que no Brasil ainda é muito escasso o conhecimento sobre marketing digital nos cursos de graduação e pós-graduação. Sendo assim, há muita oportunidade para novos especialistas que desejam realizar o sonho de se tornar professor e compartilhar seu conhecimento em uma área tão nova e carente de profissionais qualificados.

 

#18 Empreender

Talvez você não queira ser aquele profissional de marketing digital que saiba aplicar todas as ferramentas e técnicas. Mas se você deseja administrar um negócio, ao estudar marketing digital, a sua capacidade de supervisionar sua equipe ou os seus fornecedores, vai aumentar significativamente.

Como você se sente quando está em reunião com sua equipe de marketing e não sabe do que eles estão falando? Ter conhecimento em marketing digital vai ajudar você a se posicionar com mais segurança e autoridade, além de tornar sua análise dos relatórios da empresa muito mais apuradas.

Receba as melhores videoaulas e conteúdos de Marketing Digital

Receba as melhores videoaulas e conteúdos de Marketing Digital

Junte-se a comunidade da Escola do Marketing Digital com mais de 110.000 profissionais e empreendedores.

Confirmado! Você receberá nossos melhores conteúdos em seu e-mail! ;) Ah, e não enviamos spam!

2018-06-22T00:33:38+00:00 7 de novembro de 2016|

Sobre o Autor:

Consultor de Marketing Digital especializado em Automação de Vendas Online para PME's e Fundador da Escola do Marketing Digital. Clique aqui para acessar o perfil completo.

Treinamento 100% online!

 

Com aulas PRÁTICAS, DIDÁTICAS e exemplos reais, você vai aprender todas as técnicas que os melhores profissionais utilizam para criar anúncios VENDEDORES e com baixo investimento.