Um livro em 5 min: A Cabeça de Steve Jobs

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Um resumão do que é mais importante no livro escrito por Leander Kahney. Se você gostou, compre o livro completo aqui.


Cap. 1 – Foco

a. Os clientes precisam entender o produto sem explicações rebuscadas…
b. Ao desenvolver um produto ou serviço, pense no que seria feito se o dinheiro não fosse um problema.
c. Fabrique produtos com margem alta que possibilitem o desenvolvimento de produtos de altíssima qualidade.
d. Foco significa dizer não. Deve-se ter mais orgulho daquilo que não foi feito.


Cap. 2 – Despotismo

a. Crie um manual de padronização destinado a assegurar a experiência do usuário em todos os tipos de aplicativos.
b. Modelos em papel são ótimos para a escolha entre múltiplas opções de design.
c. A experiência do consumidor é capaz de fazê-lo pagar pelo que conseguiria de graça.
d. A simplicidade vem da redução de opções.
e. Metade dos produtos ou serviços rejeitados pelo consumidor não apresentam problema algum. O cliente apenas não entende como usá-los.
f. Todo produto precisa ter uma função primária bem clara.
g. Jobs evita pesquisas com usuário e tenta ele mesmo se colocar na pele do usuário.
h. As pessoas não sabem o que querem – até que você diga a elas. ˜Se eu perguntasse a meus clientes o que eles queriam, teriam respondido que era um cavalo mais rápido˜. Henry Ford.
i. Observe os usuários para descobrir o que eles querem.
j. Gere alternativas (muitas) e escolha a melhor.


Cap. 3 – Perfeccionismo

a. Design é a maneira como um produto funciona.
b. É preciso ver a coisa, entendê-la sob todos os seus aspectos. Design é função.
c. Simplicidade é complexidade resolvida.
d. A melhor solução é aquela que funciona em todos os níveis.
e. Entenda os problemas que as pessoas têm, mesmo que elas não consigam articular esses problemas.
f. Um grande carpinteiro não vai usar madeira ordinária para a parte de trás de um armário, ainda que ninguém a veja.
g. O produto diz muito a respeito da empresa que o produziu, seus defeitos e virtudes.
h. Acima do lucro, a Apple privilegia ideais.
i. O processo de design não é sequencial. Todas as áreas trabalham ao mesmo tempo no produto.
j. Prototipar é algo obrigatório na Apple.
k. Os designers da Apple passam 90% do seu tempo com a engenharia e produção, descobrindo como implementar suas ideias.
l. A solução para um problema pode estar em outras disciplinas.
m. Um bom design nasce pelo fascínio por matérias-primas e novos processos de fabricação. A forma segue o material de que é feito.


Cap. 4 – Elitismo

a. Trabalhe apenas com pessoas dispostas a aprender ao longo de toda a vida.
b. Pequenas equipes de indivíduos talentosos são melhores que grandes grupos.
c. Ao delegar tarefas, sobra mais tempo para fazer aquilo em que realmente se é bom.
d. A escolha de produtos não funciona em grupos. Alguém deve tomar a decisão.
e. Force as pessoas a defenderem suas posições.
f. Associe o produto a um estilo de vida invejável.
g. Uma grande personalidade torna uma marca grandiosa.


Cap. 5 – Paixão

a. Coloque um sentido de missão em tudo o que fizer.
b. Os funcionários da Apple estão tentando mudar o mundo.
c. Provoque a paixão nos outros pelo atrito e desafio.
d. Deve haver o compromisso de se apaixonar pelo problema.
e. Tudo é solucionável mediante superação. Insista no impossível.
f. Eleve as expectativas de pessoas em relação ao que elas podem fazer.
g. Coloque as pessoas sob pressão a avalie seu desempenho.
h. Economize elogios, tornado-os um bem escasso e valorizado.
i. Crie uma dependência emocional em sua equipe.


Cap. 6 – Espírito inventivo

a. Esteja atento a todos os aspectos da experiência do consumidor.
b. O bom designer descobre produtos que ainda não existem.
c. Defina mercados a atingir, esteja a par de novos inventos, seja criativo e aprenda sempre, com foco no consumidor. Encontre sempre a solução mais simples e elegante.
d. Não force o usuário a se adaptar à tecnologia.
e. Estamos na era do estilo de vida digital. O computador é o hub digital, o centro de conexões da vida digital.
f. Desenvolva soluções apenas se existirem problemas.
g. Transforme a tecnologia que já existe, tornando-a mais fácil de usar.
h. Criatividade é conectar coisas.
i. Tenha mais experiências e pense mais sobre elas.
j. Quanto mais amplo é o conhecimento de uma pessoa sobre a experiência humana, melhor será o design resultante.
k. Criatividade tecnológica e criatividade artística devem andar juntas.
l. Grandes produtos estão no limiar entre arte e ciência.
m. Orientação simples e amigável é muitas vezes o que falta para uma venda. Torne a experiência de compra memorável.
n. Ofereça as opções certas.


Cap. 7 – Criação do iPod

a. Aproveite os aperfeiçoamentos feitos por outros.
b. Trabalhe com prazos e torne-os sagrados.
c. A combinação de tecnologias é o que realmente importa.
d. Erre o quanto antes.


Cap. 8 – Controle total

a. A integração entre hardware, software e serviços deve ser pensada para garantir a melhor experiência do usuário.
b. Produza sistemas completas de negócios – ecossistemas.
c. Desenvolva mais do que software e hardware, produza experiências digitais.


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Jessé Rodrigues

Consultor de Marketing Digital especializado em Automação de Vendas Online para PME's e Fundador da Escola do Marketing Digital. Clique aqui para acessar o perfil completo.