Qual é a Diferença entre Plano de Marketing Digital e Funil de Vendas?

Compartilhe:

Qual é a Diferença entre Plano de Marketing Digital e Funil de Vendas?

Neste vídeo o professor Jessé Rodrigues explica as diferenças e as vantagens de cada uma destas poderosas ferramentas de marketing.

O conteúdo em texto está disponível logo abaixo do vídeo.

 

 


 

Primeiramente, precisamos ter claro em mente que as duas coisas são fundamentais em qualquer negócio. A diferença é quando você aplica cada uma dessas etapas. Vamos às diferenças:

 

Plano de Marketing Digital

O Plano de Marketing Digital serve para desenvolver as estratégias de marketing da sua empresa visando o médio e longo prazo. Onde você quer que a sua empresa esteja daqui a 1, 2 ou 5 anos?

Claro que não que no plano não se descarta ações de curto prazo, afinal são as ações do cotidiano que vão permitir que as metas e objetivos sejam alcançados, no médio e longo prazo.

Dentro do plano, a sua empresa vai discutir assuntos referentes ao posicionamento da empresa, quais são os  seus valores, analisar quem são seus concorrentes, fazer uma análise de macro e micro ambiente, entre outros pontos importantes do marketing e do marketing digital.

Geralmente, o Plano de Marketing Digital é elaborado uma vez ao ano a fim de avaliar os resultados do ano anterior e planejar as etapas necessárias para alcançar os objetivos estratégicos da empresa no médio e longo prazo.

 

Funil de Vendas

O Funil de vendas é o Plano de Marketing Digital aplicado. Ou seja, o Funil é o passo-a-passo, o processo, o método que você vai desenvolver para atrair a audiência, engajá-la e gerar conversões através da internet. O funil não é igual para todos os modelos de negócios. O conceito é o mesmo, entretanto o funil propriamente dito, os passos que serão pensados e desenvolvidos para o prospect, podem ser bem diferente para cada modelo e objetivos das empresas.

Enquanto o Plano de Marketing é pensando em médio e longo prazo, o Funil é desenvolvido no curto prazo e pode sofrer alterações constantemente para garantir melhores conversões em cada uma das etapas do processo.

Concluindo, é fundamental estudar e construir as duas coisas. Não se deve construir funis sem primeiro ter definido as metas e objetivos da empresa, uma vez que o seu funil de vendas será o caminho pelo qual a maioria das suas metas e objetivo serão alcançados.

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário, dúvidas e sugestões aqui em baixo e continue acompanhando nossos conteúdos.

Para mais conteúdo gratuito, acesse nossos Minicursos Gratuitos.

 

 


Compartilhe:

Jessé Rodrigues

Consultor de Marketing Digital especializado em Automação de Vendas Online para PME's e Fundador da Escola do Marketing Digital. Clique aqui para acessar o perfil completo.

  • AlmiraSouza

    Estou anciosa para aprender muito sobre marketing digital, sou analfabeto no assunto e essas dicas etá me ajudando muito.

  • Diogo Honorato

    E qual a diferença entre funil de vendas e Inbound Marketing?

  • JesseRodrigues

    Diogo Honorato Em breve um video somente para responder sua pergunta! Obrigado pela participação!

  • JesseRodrigues

    AlmiraSouza Fico feliz com a sua mensagem! Continue conectada a EMD. =)

  • Pingback: Qual é a Diferença entre Plano de Marketing Digital e Funil de Vendas? - My Marketing Digital()