Qual a Diferença entre Busca Orgânica e Links Patrocinados no Google?

Compartilhe:

Hoje eu passo a palavra para o Tiago Dias, fundador e diretor da Kaizen, agência digital especializada em marketing digital de performance e referência nacional em encontrabilidade orgânica. Com mais de 18 anos de experiência no ramo, Tiago vai abordar hoje a diferença entre busca orgânica e links patrocinados no Google. Vamos lá?


 

É praticamente impossível encontrar alguém atualmente que tenha acesso à internet e nunca tenha utilizado o Google para buscar informações sobre algum assunto ou produto. Essa realidade acabou impactando profundamente o processo de decisão de compra.

Agora, antes de contratar um serviço ou adquirir um produto, o consumidor tem à disposição informações sobre diversas marcas e empresas. Ou seja, o processo de decisão de compra passou a contar com uma maior autonomia do consumidor para escolher a melhor opção do mercado sem precisar se deslocar até uma loja física ou contatar um representante.

Justamente por influenciar tanto a decisão do consumidor, o Google se tornou uma plataforma indispensável para as marcas que anunciam na internet. Para atingir o público certo na hora certa – quando ele já identificou a necessidade de obter o produto e está procurando por ele – o Google é a forma mais direta.

 

 

Busca Orgânica

Existem duas formas de se destacar no ranking do Google: com anúncios pagos ou subindo organicamente através da otimização do site da marca. A busca orgânica seleciona os resultados conforme a relevância do conteúdo do site em relação ao termo digitado na barra de pesquisa.

Para posicionar o site de uma marca entre os primeiros resultados há um conjunto de técnicas de otimização, chamado em inglês de Search Engine Optimization (SEO), que inclui estratégias no desenvolvimento do site e na criação de conteúdo relevante para alimentá-lo.

O SEO deve ser uma preocupação constante para as marcas que possuem sites e desejam vê-los entre os primeiros resultados de forma orgânica. É necessário ficar atento às mudanças dos algoritmos do Google e estar sempre aprimorando e elaborando conteúdos que agreguem valor e atraiam o consumidor.

Falamos anteriormente que havia duas formas de figurar nos primeiros resultados do Google. Um trabalho de SEO gera resultados a longo prazo e demanda um investimento significativo, enquanto o segundo caminho dá resultados mais rápidos e exige menos investimento.

 

 

Links Patrocinados

Outro modo de ficar bem posicionado no ranking do Google é através de links patrocinados. Basicamente, os links patrocinados são anúncios pagos seguindo a regra do Custo Por Clique (CPC).

O anunciante escolhe palavras-chave para patrocinar, isto é, quando elas forem digitadas, o link do anunciante aparecerá em destaque na página do Google e o pagamento é feito conforme o número de cliques que o link receber.

O valor do clique, entretanto, varia muito de acordo com a concorrência por aquela palavra-chave. É aí que o auxílio de um especialista começa a fazer toda a diferença – saber determinar as palavras que trarão melhor retorno não é tarefa fácil.

As diferenças entre as duas opções são expressivas e cabe a cada um avaliar a sua marca e qual o objetivo da campanha para definir a melhor estratégia de anúncio no Google. Contando com o suporte de uma agência competente, qualquer uma das duas é capaz de entregar resultados surpreendentes.

 


Quer melhorar os resultados da sua empresa na internet? Saiba como gerar MAIS visitas e MAIS vendas no seu site utilizando o Google Adwords!


Compartilhe:

Tiago Flores Dias

Consultor de Marketing Digital, Growth Hacker e Empreendedor com mais de 18 anos de experiência de mercado, apaixonado por inovação e líder de uma das maiores agências de marketing digital de performance do país.