O que é Marketing Digital?

Compartilhe:

Muito se fala sobre marketing digital atualmente, mas você sabe pra que ele serve e como usá-lo?

Aprenda agora o que é Marketing Digital e conheça 7 vantagens desse novo marketing que transformou a comunicação.

 

De onde surgiu?

 

marketing_digital_anos_90A Internet deu um grande salto a partir dos anos 90, quando os computadores passaram a ser acessíveis ao consumidor final. Essa popularização da Internet, iniciada nos Estados Unidos, deu início à Revolução Digital que modificou definitivamente a sociedade e a forma como nos comunicamos.

Foi com a popularização da Internet que o termo “marketing digital” surgiu. Porém, devido as limitações tecnológicas da época, não havia muita diferença entre o marketing digital e o marketing tradicional, pois ambos consistiam em promover uma marca (sendo a Internet o canal utilizado em marketing digital).

 

A grande limitação, no entanto, era que não havia interação entre empresa e consumidor, a comunicação era unilateral, feita somente pela empresa com o consumidor.

 

Foi apenas nos anos 2000, com o aumento dos usuários da Internet, que o marketing digital tomou forma e deslanchou, sendo hoje, a promessa de marketing do futuro. Assim como a Internet revolucionou a forma como as pessoas se comunicam entre si, o Marketing Digital revolucionou a forma como as empresas se comunicam com seus consumidores.

 

O que é Marketing Digital e para que serve?

 

De forma resumida: o marketing digital consisti em estratégias de marketing aplicadas e adaptadas para a Internet e também para os dispositivos móveis. 

 

O Marketing Digital utiliza-se de técnicas de comunicação para promover produtos ou serviços de forma rápida, significativa e personalizada.

 

Em outras palavras, o marketing digital é o conjunto de esforços ou atividades de marketing executadas por uma empresa com o objetivo de atrair mais consumidores, se comunicar com eles, criar um relacionamento mais próximo e, principalmente, construir uma identidade de peso no mercado.

 

Sendo a Internet a maior fonte de informação do mundo, as empresas passaram a investir cada vez mais em marketing digital e de conteúdo. Mas afinal de contas, o que o marketing digital faz? Vale a pena o investimento? O grande desafio do marketing digital é: entregar a mensagem certa para a pessoa certa na hora certa.

 

marketing-digital-mensagem-certa

 

Para isso, é necessário investir em profissionais qualificados e ferramentas adequadas a fim de otimizar websites, criar conteúdos digitais relevantes, aumentar a visibilidade das páginas em mídias sociais e, assim, aumentar o número de vendas.

 

Vantagens do Marketing Digital

 

marketing-digital-pessoas-conectadas

Com certeza não é novidade para você que o número de pessoas conectadas à Internet cresce a cada dia e que o mundo está se “digitalizando”. O acesso à Internet chegou a 100 milhões de brasileiros, o equivalente a 50% da população, segundo indica pesquisa divulgada pelo IBGE em 2015.

 

Por conta desse avanço, o marketing digital tornou-se a primeira opção das empresas que querem investir em comunicação uma vez que possui inúmeras vantagens sobre o marketing tradicional como, por exemplo, um melhor ROI (Retorno sobre Investimento) nas campanhas online.

 

Veja agora quais são as 7 principais vantagens que o marketing digital pode trazer para sua empresa.  

 


 

1) Comunicação e Interatividade

 

A comunicação entre consumidor e empresa não é tão acessível no marketing tradicional como é no marketing digital. Este possibilita a comunicação entre os consumidores e empresas de forma bilateral, onde a companhia consegue se comunicar com seus consumidores e vice-versa, criando assim, uma relação de confiança entre o consumidor e a empresa.

 

Com certeza você já deve ter se sentido inseguro em algum momento ao efetuar uma compra via Internet. Isso é absolutamente normal, a maioria das pessoas já sentiram essa insegurança, pois a nossa sensação inicialmente é que estamos fazendo negócio com uma máquina e não com uma pessoa.

 

Aí é que entra o papel do marketing digital, quebrar barreiras e objeções com o objetivo de transmitir confiança ao consumidor em relação a empresa, uma vez que, por trás do computador, existem profissionais eficientes e dispostos a entregar para você o melhor  produto e a melhor experiência de compra.

 

Toda essa agilidade e praticidade na comunicação proporcionada pela Internet exige que as empresas possuam  canais de comunicação eficientes a fim de auxiliar na resolução de eventuais problemas que o consumidor ou a empresa possam encontrar. Ao mesmo tempo que a Internet pode ampliar, viralizar e aumentar as vendas de uma empresa, ela também pode destruir toda uma reputação em virtude de uma falha na comunicação com o consumidor.

 

Portanto, a empresa que sabe como se relacionar pela internet terá muito mais chances de se engajar com o seu público, ganhar a sua confiança, ampliar sua autoridade e sua reputação.

 

bom-relacionamento-marketing-digital

 

2) Feedback do Consumidor

 

Manter um relacionamento com quem paga pelo seu produto ou serviço é vital. Há pouco tempo atrás, a relação dos usuários com a Internet era totalmente passiva, ou seja, os consumidores recebiam informações das empresas via Internet mas não conseguiam se comunicar de volta com ela.

 

O Marketing Digital, por meio das redes sociais, aproxima a empresa do consumidor, permitindo construir uma relação com o público que vá além do momento de venda. Uma vez que o consumidor criar vínculo com a empresa e se identificar com a marca,  ele “devolve” para o empreendedor informações valiosas que poderão auxiliar na resolução de problemas antes não identificados.

 

Além disso, o custo de implantação do feedback pode ser bem acessível, ou até gratuito, e pode trazer inúmeros benefícios. Afinal, se o cliente é o mais importante, nada melhor do que saber direto de quem usa o seu produto/serviço.

 

Dica: utilize o campo de avaliações que o próprio Facebook disponibiliza nas páginas de empresas a fim de entender o que o seu consumidor pensa da sua empresa. Peça para que eles expressem sua opinião (você pode conceder um brinde/desconto para quem o fizer) e monitore de perto os resultados, agradeça aos comentários positivos e ajude a resolver os problemas nos comentários negativos. As pessoas sempre vão procurar a opinião dos outros antes de tomar uma decisão, portanto, seja muito bem visto pela sua audiência.

opinao_clientes
 

 

3) Alcance Global

 

Campanhas que utilizam canais de comunicação como outdoors, flyers, revistas ou jornais acabam sendo prejudicadas pela limitação geográfica. O alcance através dos canais tradicionais é muito inferior ao que a Internet pode proporcionar, além dos custos mais elevados e a dificuldade de segmentação qualificada desses meios de comunicação.

 

Já na internet não existem fronteiras. O que você divulgar no mundo virtual estará disponível para o mundo inteiro ver, compartilhar e engajar.

 

Isso é fantástico! Quando que uma empresa poderia imaginar fazer uma campanha a nível global 20 anos atrás com toda essa facilidade? E mais, mesmo uma microempresa consegue fazer campanhas para atrair públicos de diversas partes do mundo, se essa for a sua estratégia.

 

Para você ter uma ideia, graças a Internet, a Escola do Marketing Digital possui atualmente alunos em diversos países, desde a patagônia argentina até em Tókio, no Japão.

 

ATENÇÃO: Não estamos dizendo  que você precisa parar com investimentos em mídia offline, mas é fundamental que hoje você separe uma verba considerável do seu investimento em mídia e destine para os veículos de comunicação online. Cada mídia possuí um papel importante dentro da estratégia de marketing.

 

4) Segmentação

 

A segmentação é uma das principais vantagens do marketing digital, pois com ferramentas adequadas é possível coletar informações e dados sobre as pessoas que navegam pela Internet. Conhecido como a geração da BIG DATA, é possível identificar quais são as possíveis necessidades, anseios, desejos e, com esses dados, desenhar um perfil para cada tipo de cliente.

 

Uma vez que você entende quem são seus consumidores, é hora de focar seus investimentos de marketing em ações direcionadas para cada um desses perfis. Os resultados serão surpreendentes!

 

persona-marketing-digital

 

Para ilustrar, podemos imaginar a seguinte situação: seu marido te liga e diz, “na próxima semana faremos um jantar em casa para o meu chefe”, você ficou a semana inteira pensando no que iria servir, pois queria passar uma boa impressão. Foi até o supermercado e ficou horas pesquisando qual seria a melhor carne para servir, até que decidiu levar um pedaço de filé mignon. Quando chegou o dia do jantar descobriu que o chefe do seu marido era vegetariano e que todo o seu esforço não valeu de nada.

 

Conseguiu identificar o que houve de errado? Você teve uma ideia, escolheu as mídias, produziu o material e, no fim, descobriu que a campanha não trouxe resultado algum pois foi direcionado ao público errado.

 

Dessa maneira, as empresas evitam que campanhas sejam desenvolvidas com base em suposições e diminuem o número de campanhas sem sucesso, economizando tempo e dinheiro.

 

Google-Display-728x90-v2

 

5) Competitividade

 

O mercado digital é muito mais agressivo e competitivo. O consumidor tem muito mais facilidade em se distrair com outros conteúdos, mudar de loja com um clique e comparar preços em sites especializados do que quando visita pessoalmente lojas físicas.

 

Entretanto, uma vantagem da Internet é que as pequenas e médias empresas conseguem brigar por atenção com as grandes marcas do mercado.

 

Para isso, é necessário investir na construção de uma boa reputação, atendimento qualificado e em ações de marketing que envolvam Google AdWords, SEO, mídias sociais e outras formas de comunicação.

 

DICA: Uma outra estratégia é investir em mercados de nicho e vender para públicos com necessidades e desejos específicos. Esses mercados são muito pouco explorados pelas grande companhias e uma vez que você se torna referência dentro de um nicho de mercado é muito mais difícil perder para empresas que vendem de maneira genérica.

 

Por exemplo: uma doceria especializada em pessoas que não podem comer glúten, uma loja virtual que só vende camisetas com estampas de bandas de rock, um profissional de educação física especializado em saúde na terceira idade, e por aí vai.

 

mercado-nicho-marketing-digital

 

6) Custo-benefício

 

ROIConforme já mencionado, investir em marketing digital não significa parar de investir no marketing tradicional, um pode ser aliado do outro. A experiência tem mostrado que quando o marketing tradicional ganha o reforço do digital, as vendas chegam a ter um aumento de 60% em um ano.

 

Porém, a grande diferença é que o marketing digital traz um retorno enorme e o investimento é muito menor do que em mídias tradicionais. Além da quantidade de recursos que o marketing digital oferece ser bem maior, do processo de segmentação ser muito mais eficiente, a relação custo-benefício também é muito mais atraente.

 

7) Métricas Online

 

Métricas são sistemas de mensuração que permitem medir e avaliar o desempenho de qualquer ação de marketing na Internet. Se você não gosta de números, é melhor ir se acostumando.

 

analitico-metricas-marketing-digital

 

Embora no meio tradicional existam alguns cálculos e pesquisas para avaliar resultados das ações de marketing, elas não são muito precisas.

 

Já a Internet proporciona algo incrível: avaliar, muitas vezes em tempo real, os resultados de cada uma das suas ações de marketing online. É possível identificar qual campanha está gerando mais resultados, quais posts receberam mais visitas, quanto tempo o consumidor fica no seu site antes de comprar, ticket médio de compra, entre outros diversos relatórios que as ferramentas analíticas proporcionam.

 

Quer aprender como calcular se suas campanhas estão dando prejuízo ou lucro? Assista essa aula gratuita sobre Como Medir os Resultados das suas Campanhas de Marketing e Conteúdo.

 

E você, já está explorando o Marketing Digital?

 

Como resultado de todos esses fatores, o marketing digital permite uma comunicação muito mais direcionada e focada nas necessidades dos consumidores. Explore as dores, desejos e anseios do seu público-alvo e mostre como a sua empresa está pronta para ajudar.

 

Ao direcionar as ações de marketing para resolver esses problemas, você aumenta a eficiência da campanha e, consequentemente, o número de vendas e clientes satisfeitos.

 

Se a sua empresa ainda não investe em marketing digital, agora é o momento de começar a  considerar o investimento. Cada vez mais empresas estão entrando nesse mercado, tornando-o mais competitivo. Quem chegar primeiro tem muito mais chances de se posicionar à frente do mercado. 

 

Para te ajudar a caminhar nesse mundo online e cheio de desafios, preparamos um mapa completo onde você vai aprender os 5 pilares do Marketing Digital, como conseguir seus primeiros clientes e o que você precisa saber para ingressar nesse meio de maneira mais segura e com conselhos de quem já está há mais de 15 anos no mercado digital.

 

Google-Display-728x90

Gostou? Compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário, dúvidas e sugestões aqui em baixo e continue acompanhando nossos conteúdos.


 

PRODIGITAL – O mais completo Programa de Formação em Marketing Digital. Nele, você vai aprender, do básico ao avançado, as técnicas, métodos, estratégias e ferramentas para otimizar seus resultados através da internet. Clique aqui para saber mais informações sobre a próxima turma.

 


Compartilhe:

Emilly Andrade

Gestora de Conteúdo. Apaixonada por blogs, redes sociais e novidades do mercado digital. Adoro ler e não dispenso uma boa culinária com uma boa companhia.