O marketing mudou. E o e-mail marketing?

Compartilhe:

Muitas empresas têm deixado o e-mail de lado, preferindo muitas vezes investir em canais mais inovadores e recentes como Twitter, Facebook e Pinterest. No entanto, isso não quer dizer que a fórmula do e-mail está desgastada, mas apenas que precisa ser repensada, considerando um novo ambiente de comunicação.

É preciso lembrar que muita coisa mudou nos últimos dez anos, época em que o e-mail reinava quase absoluto como alternativa barata e eficaz em qualquer plano de marketing digital. Algumas mudanças que trazem impacto direto sobre a prática do e-mail marketing:

1. Fator social
Antes: a internet dos portais, poucos falam e muitos ouvem
Hoje: a internet social, da comunicação de muitos para muitos
Como aproveitar a tendência: construa peças com botões de compartilhamento, empregue linguagem que motive a disseminação do que está sendo abordado na peça, use apps em canais como o Facebook para que seja possível fazer a inscrição para recebimento de newsletter na própria rede.

2. Fator mobilidade
Antes: telefones burrinhos, no máximo com uns joguinhos embutidos.
Hoje: verdadeiras centrais de comunicação e entretenimento em seu bolso.
Como aproveitar a tendência: no mundo, 16% dos e-mails já são lidos em dispositivos móveis. Por isso, pense sua peça em micro formatos, para que sejam exibidos em pequenas telas. Também considere reduzir o número de opções de ação do usuário na peça, ou seja, considere usar poucos e amplos botões.

3. Fator excesso
Antes: poucas mensagens e-mail, tolerância a spams
Hoje: caixas entupidas de e-mails, tolerância zero a spams e até mesmo peças legítimas
Como aproveitar a tendência: a primeira coisa é não comprar listas e não enviar e-mails para pessoas que não autorizam essa ação. Faça por merecer o direito de remeter e-mails para seus clientes, trabalhando especialmente conteúdo de qualidade e avisos claros de que você passará a enviar e-mails a partir do momento em que seu cliente completar o formulário.


Compartilhe:

Jessé Rodrigues

Consultor de Marketing Digital especializado em Automação de Vendas Online para PME's e Fundador da Escola do Marketing Digital. Clique aqui para acessar o perfil completo.