Facebook Ads: O que é e Como Usar

Cada vez mais está difícil ter bons resultados no Facebook somente com o alcance orgânico (não pago). Por isso, aprender o que é e como usar o Facebook Ads é fundamental para conseguir os resultados desejados. Continue lendo e veja algumas dicas e informações importantes para melhorar seus resultados no Facebook. 🙂

 

O Facebook

Você sabe qual é o potencial de mercado no Facebook?

O Facebook chegou a 2 bilhões de usuários em todo o mundo e, desse montante, mais de 115 milhões são brasileiros, lembrando que o Brasil possui mais de 210 milhões de habitantes e pouco mais de 107 milhões de pessoas conectadas a internet. Ou seja, metade da população brasileira está na rede.

Outro dado interessante é que desses 115 milhões de brasileiros conectados ao Facebook, 67% acessam a rede DIARIAMENTE através de dispositivos móveis! Você consegue imaginar o número de possibilidades para o seu negócio somente pelo Facebook?

Com o crescente volume de novos usuários e novos conteúdos publicados diariamente está cada vez mais difícil exibir seu conteúdo para os seus fãs no Facebook, são muitas empresas disputando a atenção limitada do usuário.

Para filtrar esse grande número de conteúdo, o Facebook possui um algoritmo chamado Edge Rank que determina o conteúdo mais relevante para cada usuário com base em todo o comportamento dele na rede social.

Por isso, por melhor que sejam seus esforços em melhorar o conteúdo a fim de aumentar seu alcance orgânico, um empurrãozinho pago é essencial para conseguir ótimos resultados, e não estamos falando de investimentos absurdos não, ainda mais em comparação com os possíveis resultados provenientes desses anúncios! Continue lendo que você vai entender melhor o que estou dizendo.

 

O que é Facebook Ads?

Facebook Ads são anúncios publicitários veiculados dentro da própria plataforma. Ademais, o Facebook possui diversas ferramentas para te auxiliar na criação de campanhas mais eficazes e nesse post vou mostrar como usar algumas dessas ferramentas do Facebook Ads.

 

Os Tipos de Anúncio

Antes de qualquer coisa, vamos falar sobre os diversos formatos publicitários que a ferramenta oferece. O Facebook disponibiliza hoje 10 tipos de anúncios. São eles (você pode verificar clicando aqui):

 

 

  • RECONHECIMENTO DA MARCA 

Se o seu objetivo for aumentar o reconhecimento da marca através de uma campanha de branding, então essa é a opção que você deve selecionar. O propósito aqui é alcançar pessoas mais propensas a prestar atenção nos seus anúncios, contribuindo para o reconhecimento da marca.

A imagem abaixo é um exemplo de um anúncio cujo objetivo é o reconhecimento da marca:

 


 

  • ALCANCE

Use esse objetivo do Facebook para alcançar o número máximo de pessoas no seu público e controlar a frequência com a qual elas veem seus anúncios.

Além disso, se você tiver um negócio local e desejar promover para as pessoas dentro de um raio nas imediações, poderá criar seu alcance sob medida usando o direcionamento por localização.

 

  • TRÁFEGO

Esse é o tipo de anúncio ideal para direcionar o tráfego do Facebook para uma página externa. Pode ser para ofertas, download de conteúdos, ingressos para algum evento, conhecer outros serviços e produtos, etc…

 

 

  • ENVOLVIMENTO

Dentro do objetivo “Envolvimento” você tem três opções (como mostra a imagem abaixo): envolvimento com a publicação, curtidas na página e participações no evento.
 

 

A primeira opção te permite impulsionar publicações através do Gerenciador de Anúncios. Vale lembrar que também é possível impulsionar publicações ao clicar no botão no canto inferior direito de um post, mas para isso você precisa ter as permissões necessárias.

 

fb_ads_impulsionar_post

 

Essa é uma excelente ferramenta para promover um post em que você deseja aumentar o número de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Qual tipo de conteúdo utilizar:

  • Divulgar uma imagem, seja de serviços ou produtos (moda, culinária, fotografia, etc)
  • Divulgar o lançamento de uma nova marca
  • Aumentar o número de participações em um post que incentive comentários (perguntas e opiniões)

Já a segunda opção (“Curtidas na Página”), são anúncios cujo o objetivo é promover o conhecimento e curtidas na sua página. Você poderá adicionar uma imagem e uma breve descrição sobre sua página, e então o Facebook adicionará um botão “Curtir Página” a fim de promover curtidas.

 

 

fb_ads_curtidas

 

Não é muito recomendado a utilização desse recurso. A quantidade de curtidas não significa necessariamente uma página bem engajada ou bem-sucedida. O que você precisa são pessoas que te acompanham por causa do seu produto e conteúdo. Invista em anúncios que vão melhor promover a sua marca e o seu produto/serviço e, consequentemente, você terá mais curtidas e pessoas engajadas.
 

Por fim, a terceira e última opção se trata em promover um evento criado no Facebook através de anúncios.Uma das grandes vantagens de se ter um evento no Facebook é que todos os participantes sempre recebem notificações quando alguma atualização ou post é adicionado no evento. É uma ótima ferramenta para reforçar um compromisso e interagir com o público.

 

  • INSTALAÇÕES DO APLICATIVO

Caso sua página possua algum aplicativo especial é só veicular esse anúncio e ele aparecerá no Feed de Notícias do público selecionado. Quando alguém clicar no anúncio, será levado diretamente à página de instalação do app.
 


 

  • VISUALIZAÇÕES DO VÍDEO

Os vídeo estão cada vez ganhando mais espaço nas mídias sociais e é uma excelente estratégia de comunicação e engajamento. Atualmente, os vídeos já recebem um maior número de visualizações orgânicas do que posts estáticos.
 

 

Entretanto, a fim de divulgar um vídeo promocional ou o conteúdo da sua página, você pode ampliar a divulgação do seu vídeo através dessa ferramenta. Da mesma forma que os outros anúncios, você deverá escolher seu público e segmentação e também poderá adicionar um botão dentre as opções:

  • Comprar Agora – com link de acesso a página destino;
  • Reservar Agora – com link de acesso a página destino;
  • Saiba Mais – com link de acesso a página destino;
  • Cadastre-se – com link de acesso a página destino;
  • Baixar – com link de acesso a página destino;
  • Assistir Mais – com link de acesso a página destino.

 

  • GERAÇÃO DE CADASTROS

Os anúncios de cadastro do Facebook fazem com que seja mais fácil você capturar a atenção de todas as pessoas interessadas no seu negócio e coletar as informações necessárias para você entrar em contato com eles.

 

 

  • CONVERSÕES

Para usuários mais avançados, ele é semelhante ao objetivo de tráfego, porém este visa analisar o índice de conversão dos seus anúncios em métricas mais sólidas.

Se seu objetivo é vender um produto,  ingresso para um evento ou capturar leads, você adicionará um pixel do Facebook na página de “Obrigado” ou “Confirmação de compra” a fim de quantificar quantas pessoas concluíram o objetivo dentre aquelas que clicaram no seu anúncio.

Ambos os anúncios, com objetivo de tráfego e conversão, são ideais para:

  • Promover uma página de produto/evento e incentivar a compra;
  • Promover o download de um conteúdo e capturar leads;
  • Aumentar o tráfego do seu site.

 

  • VENDAS DO CATÁLOGO DE PRODUTOS

Este é um recurso novo que o Facebook adicionou. Aqui é possível criar anúncios que mostram automaticamente produtos do seu catálogo com base no seu público-alvo. Um catálogo de produtos armazena todas as informações de todos os itens que você gostaria de anunciar o Facebook.

 

  • VISITAS AO ESTABELECIMENTO

Recentemente o Facebook possibilitou a criação de anúncios voltados para empresas físicas ou eventos locais.
 

 

Você pode colocar o endereço da sua loja ou o local do evento e estipular um raio de alcance. Através da geolocalização, o Facebook consegue identificar quantas pessoas estão dentro dessa limitação e exibir seus anúncios a elas.

Ao configurar um anúncio local, você também terá 3 opções de botão:

  • Saiba Mais (leva a audiência para seu site);
  • Ligue Agora (as pessoas podem ligar para a sua empresa ao tocar no botão);
  • Enviar Mensagem (Ao clicar no botão, as pessoas poderão enviar uma mensagem para a sua Página).

 

Bom, agora que você já sabe as diversas maneiras de fazer publicidade no Facebook. Para iniciar, vamos entender alguns conceitos importantes que você deverá aplicar em qualquer anúncio na rede social.

 

Conceitos Importantes para Criar Anúncios

 

 

  • PÚBLICO/SEGMENTAÇÃO

Ao criar um novo anúncio, sempre será requerido definir o público que você quer atingir. Para tal, o Facebook permitirá você definir diversas segmentações e especificações conforme a imagem abaixo:

 

  • Localização (país, estado, cidade e até mesmo região do seu endereço);
  • Idade;
  • Gênero;
  • Idiomas;
  • Diversos outros dados demográficos como: relacionamento, formação, ocupação, domicílio, afinidade étnica, geração, pais, política e acontecimentos (algumas dessas segmentações funcionam somente nos Estados Unidos)
  • Interesses (pelo que sua audiência se interessa, gostos, costumes);
  • Comportamento (dispositivos que usam para acessar, sistemas operacionais, comportamento de compra, etc);
  • Conexões (alcance pessoas que tenham um tipo de conexão específica com sua Página, aplicativo ou evento).

 

É importante você entender o comportamento do seu público-alvo a fim de fazer uma segmentação adequada para as suas campanhas no Facebook. Com isso, você otimiza seus investimentos, uma vez que os recursos serão direcionados no alvo correto, e propõe uma comunicação adequada ao público-alvo.

Caso sua empresa possua mais de um tipo de perfil de consumidor (persona) você pode criar campanhas separadas com uma comunicação específica para cada um desses perfis.

Para melhor compreensão dos interesses e dados do seu público, o Facebook desenvolveu uma ferramenta chamada Facebook Audience Insights. Através dela, você poderá criar o seu público com o auxílio da ferramenta e ela te mostrará dados relevantes e os interesses em comum do seu target. Use e abuse dessa excelente ferramenta!

 

 

  • ORÇAMENTO E PROGRAMAÇÃO

Você terá duas linhas para seguir:
 

Orçamento Diário

Você indica ao Facebook o quanto gastará em cada dia de anúncio, seja para anúncios sem data para terminar (você poderá cancelar no momento que achar necessário) ou com data de início e término.

 

 

Veja que com apenas R$ 20,00 em um dia você já pode criar as publicidades no Facebook. E quanto esse valor representa em veiculação? Vai depender muito da sua segmentação e a quantidade de anunciantes que estão disputando o espaço com você. Por isso, quanto mais específico você for em relação ao público-alvo, mais otimizado será o seu investimento.

Entretanto, o Facebook já tem um parâmetro da quantidade de pessoas que poderão ser impactadas com o seu investimento. No lado direito da tela você verá um gráfico como esse:

 

 

Esse é o resultado de um investimento de R$ 20,00 por dia para um público entre 25 e 40 anos, ambos os sexos, empreendedores de pequenas empresas que moram no estado de São Paulo.

Pode não parecer um número exorbitante, entretanto estamos falando de um público mais específico que receberá uma comunicação também específica. Esse é o grande diferencial das mídias digitais: criar comunicações dirigidas e entregues ao público que você realmente deseja atingir.
 

Orçamento Vitalício

O valor inserido será o máximo que você gastará durante a vida útil do seu anúncio, seja para um único dia ou para uma programação específica de dias e horários.

 

 

 

Além dessas programações, você poderá definir se o anúncio será otimizado para CPM (Custo por Mil impressões) ou CPC (Custo por Clique). Tudo depende do seu objetivo.

CPM costuma ter um investimento menor a cada mil visualizações, entretanto é ideal apenas para anúncios de reconhecimento de marca.

Com o CPC, embora tenha um custo mais elevado por clique, o Facebook irá se preocupar em entregar os anúncios a pessoas mais propensas a clicar ou engajar. O CPC é ideal caso seu objetivo seja envolvimento com o público.

 

 

 

 

  • ROI/ROAS – RETORNO SOBRE INVESTIMENTO

É fundamental você mensurar os resultados da sua campanha constantemente com o propósito de identificar se ela está sendo positiva ou não. Você pode aprender mais sobre como calcular o retorno sobre investimento de uma campanha digital através dessa videoaula gratuita. Além de aprender o cálculo de ROI você também poderá prever possíveis resultados com base em alguns indicadores-chave. Salve a página para assistir depois!

 

POR FIM…

Diversas oportunidades foram apresentadas nesse post sobre o que é e como usar o Facebook Ads e espero que você possa aplicar no seu negócio para aumentar seus resultados pela internet. Agora, você precisa analisar qual dessas ferramentas se adequa melhor nas suas estratégias.

Para concluir, mais algumas dicas importantes:

  • Sempre faça testes com pouco investimento antes de iniciar uma campanha a fim de investir pesado no anúncio que trará mais resultados;
  •  

  • Teste os diferentes tipos de anúncios, também com baixo investimento, para entender qual tipo de mídia tem melhor retorno para o seu negócio;
  •  

  • É muito comum anunciar para o público que não curte a sua página a fim de atrair novos consumidores. Entretanto, também crie anúncios voltados para o seu público ativo, afinal, eles são advogados da sua marca e tem muito mais potencial de comprar em relação aqueles que não te conhecem;
  •  

  • O Facebook possui um rígido controle de poluição visual. Imagens de anúncios ou posts que você for promover não devem conter muito texto. Embora o Facebook tenha liberado anúncios com mais de 20% de texto dentro de imagens, quanto mais imagens você adicionar, menos o Facebook vai entregar os seus anúncios. Isso consequentemente também influencia no valor que vai pagar pela publicidade. Você pode testar a quantidade de texto que sua imagem tem nessa Ferramenta de Grade do Facebook.

 

E aí, você está se sentindo mais confiante para criar seus anúncios com o Facebook Ads? Deixe seu comentário nos contando a sua experiência e não se esqueça de compartilhar com os amigos! 😉
 


 

Quer obter mais resultados com suas campanhas no Facebook? Participe do treinamento Facebook Marketing Profissional, desenvolvido em parceria e validado pelo Facebook Brasil. Clique aqui e saiba mais! 

 

By | 2017-09-25T16:55:21+00:00 21 de agosto de 2017|Mais Tráfego|5 Comments

About the Author:

Sou um publicitário que busca o sucesso no empreendedorismo digital. Gosto de assistir muitos filmes, ler bons livros, sair e viajar com a minha esposa.

  • Pingback: Remarketing: Você sabe o que é? Nós contamos para você()

  • Raphael

    Gostei do artigo, muito bom e gostei ainda mais da habilidade com que vc trabalhou com esse template…. Parabéns!

  • Michelle

    Excelente conteúdo, bem explicado com cada detalhe. Adorei está Escola.
    Sou Taiwanesa , especialista em Analyst Market Internacional, Comercios de products Internacional, SEO.
    Actualmente estou estudando no Brasil, e fazo meus cursos EaD diarias, dia e noite acompanhando todos referente ao área de Administração e Marketing do Brasil, para que um dia posso chegar ao concluir todos os cursos que aprendi, para traducir em idioma Mandarin tradicional.
    Obrigada está equipe de profissionais.