Guia Rápido de Periscope: Conheça a Nova Língua!

Compartilhe:

Guia Rápido do Periscope: Conheça a Nova Língua

Se você está vendo este guia, provavelmente é mais uma das muitas pessoas se perguntando “Mas o que é esse tal Periscope?”. Ou então, você já tem ideia do ele faz e se pergunta como usar o Periscope.

Elaboramos este rápido guia para te atualizar e mostrar mais uma oportunidade dentro do universo do Marketing Digital.

Sem mais delongas, vamos lá.

O que é o Periscope?

Grandes nomes do Marketing Digital têm dito que o futuro desse mercado está nos vídeos, por isso, o Periscope está agitando o mercado digital. Ele é uma nova rede social no qual você realiza transmissões ao vivo de onde estiver para toda a sua base de seguidores sem a necessidade de qualquer estrutura, apenas o seu celular e uma boa conexão. Em outras palavras, é como ter sua própria emissora de TV portátil, e o melhor, é gratuito!

Já consegue imaginar a dimensão das oportunidades com esse aplicativo?

Por que usar o Periscope?

Muitos artistas e famosos já estão utilizando o Periscope: Flávio Augusto, Bel Pesce, Luciano Huck, Marcelo Tas, entre outros. Por permitir o diálogo direto com o público, esses artistas, famosos, também empresas e até igrejas, estão utilizando do aplicativo para se aproximarem do público, fortalecer o vínculo de confiança e aumentarem sua autoridade dentro de um assunto ou segmento.

Primeiros  Passos

Usar o Periscope não é difícil. Primeiro vamos se cadastrar. Se você já possui uma conta no Twitter, basta fazer um login através dessa conta, ou então, você pode se cadastrar pelo seu número de telefone. É só aguardar ele enviar um código de verificação e se cadastrar, simples assim.

periscope

 

O ideal é que você tenha sua conta no Twitter. Vamos explicar o porquê logo mais. Neste post, não vamos fazer um manual de uso, mas sim te dar uma visão geral sobre essa nova ferramenta.

Linguagem Periscopeana

Como o aplicativo possui sua própria terminologia, separamos os principais termos:

Scope – sempre que você iniciar uma transmissão ao vivo, você estará criando um scope.

Scoper – é o usuário do Periscope

Seguir (Follow) – você pode procurar pessoas para seguir e ter seus próprios seguidores, algo muito comum já para os usuários que utilizam outras redes sociais.

Corações – Durante uma transmissão, você verá que corações vão começar a surgir no canto inferior direito da tela. Esses corações são como “likes” que surgem quando alguém clica na tela do celular. É possível fazer vários “likes” durante a transmissão. Você vai reparar várias cores diferentes de corações, cada uma representa a cor que é dada a um scoper quando ele entra no vídeo.

 

Tier10Lab_Periscope_700x325_Apr06

 

Replay – A palavra já se explica. Sempre que um Scoper termina sua transmissão, você poderá assistir ao replay dela até 24 horas depois do horário de encerramento.

Transmissões Ao Vivo

Você tem três opções quando está no Periscope:

– Assistir a um scope (seja de quem você segue ou ver no mapa as pessoas online);

– Abrir sua própria transmissão;

– Assistir ao replay de alguma transmissão já encerrada. Os replays ficam no Periscope por 24 horas e depois são apagados. Já existem meios de salvar os vídeos, mas não vamos entrar nesse ponto agora.

Minha Transmissão

Agora a conversa começa a ficar interessante. Como funciona a transmissão.

Divulgação

Quando iniciar seu Scope, o aplicativo emite um alerta automático à sua base de seguidores para avisá-los da transmissão. Entretanto, se sua conta do Twiter está vinculada, o Periscope também publica automaticamente um twit com o link do acesso ao vivo.

Você também deve utilizar suas outras redes sociais para divulgar e pedir que as pessoas possam segui-lo. Durante a transmissão, você pode divulgar o seus outros perfis para os scopers presentes.

Como Funciona a Transmissão

Naturalmente os acessos irão acontecer e você verá em tempo real quantas pessoas estão entrando e também os seus respectivos nomes. Um recurso fantástico dessa ferramenta é a possibilidade das pessoas interagirem com quem está falando através de um chat. Assim, quem está transmitindo deve estimular perguntas para responder as dúvidas da audiência.

Outra forma de interagir é através dos corações, que como já mencionamos, é uma espécie de like. Todos esses corações são contabilizados na sua conta e quanto mais corações tiver, consequentemente, mais admirado você é para o seu público.

Após o encerramento, o vídeo ficará disponível por mais 24h, mas mesmo assim, as pessoas ainda poderão dar likes e visualizar as perguntas que foram feitas.

 

O que publicar no Periscope?

Vários usuários já estão utilizando para fins pessoais, mostrar seu cotidiano ou somente jogar conversa fora com sua audiência. Entretanto, esse poderoso recurso não pode ser desperdiçado dessa maneira.

O ideal é você publicar conteúdo que seja relevante para o seu público-alvo. Pense nas dores deles e como ajudá-los. Pode ser por meio de dicas, pequenas aulas, entrevistas com pessoas importantes do segmento, divulgação de eventos e por aí vai. O importante é você mostrar sua autoridade em um determinado assunto e ajudar de alguma maneira a sua audiência. Se você não gosta de falar ou tem dificuldades, recomendamos que pratique oratória mas não deixe de utilizar o aplicativo. Com o tempo você pega o jeito.

Vamos Periscopar?

Poucas pessoas estão utilizando o Periscope para negócios, por isso, aproveite a oportunidade, pense nos conteúdos que você pode divulgar e dê um passo à frente de seus concorrentes. Muitos profissionais já estão obtendo resultados significativos simplesmente por abrir esse novo canal de comunicação ao vivo com sua audiência e transmitir conteúdo relevante.

Nós, da Escola do Marketing Digital, estamos muito empolgados com o Periscope. Já estamos utilizando para transmitir aulas, entrevistas, eventos e estamos sentindo a força do aplicativo. Siga @escolamktdig no Periscope e fique ligado a mais dicas e conteúdo sobre o universo do Marketing Digital.

banner-cta

 

 


Compartilhe:

Douglas Batista

Sou um publicitário que busca o sucesso no empreendedorismo digital. Gosto de assistir muitos filmes, ler bons livros, sair e viajar com a minha esposa.