Fãs no Facebook: Qualidade ou Quantidade?

Compartilhe:

A agência de conteúdos Napkin Labs divulgou um estudo que mostra o que é mais importante buscar em sua fan page: número absoluto de fãs ou qualidade nessa interação com fãs existentes. A pesquisa durou 8 semanas e contou com 52 fan pages de marcas norte americanas, com pelo menos 200 mil fãs.

 

Veja que dados curiosos. Em uma página que contém entre 900 mil e um milhão de fãs, o engajamento chegou a ser 60% menor do que em outra fan page com 500 mil fãs. Em média, apenas 6% dos fãs de uma página interaje com uma marca. O conteúdo e a forma como uma marca se comunica com seu público no Facebook parecem ser bem mais relevantes para mais resultados na rede do que o número absoluto de fãs.

 

A pesquisa ainda traz uma análise interessante, a respeito do que os pesquisadores chamaram de super fãs. São pessoas que costumam interagir muito mais mais com as marcas, cujas interações obtém 2,3x mais likes e 1,8x mais comentários do que aqueles obtidos pelos fãs “normais”. Os super fãs seriam os 20 fãs mais ativos de uma página, capazes de motivar outros usuários, trazendo uma atmosfera de maior participação e dinamismo à fan page.

 

Com a modificação mais recente de seu algoritmo de exibição de conteúdos, o alcance médio dos posts foi reduzido de 50% para 12%. A única alternativa para vencer a dificuldade de engajamento é justamente modificar sua atuação para mais engajamento. Nesse sentido, o foco nos chamados super fãs pode ser uma estratégia bastante indicada para tirar proveito do novo algoritmo do Facebook.


Compartilhe:

Jessé Rodrigues

Consultor de Marketing Digital especializado em Automação de Vendas Online para PME's e Fundador da Escola do Marketing Digital. Clique aqui para acessar o perfil completo.

  • Rafael

    Legal o conteúdo, quantidade X qualidade faz muita diferença mesmo. Obs:) Só deveriam ter mais cuidado com os erros de digitação. Revisor…?

    • EMD

      Obrigado pela dica, Rafael! O erro foi corrigido.

  • Adriana

    Poderiam por gentileza passar o link da fonte mesmo que em Inglês? Obrigada 🙂

  • Rony

    Muito Bom, a escola realmente é muita boa e é a unica voltada a Marketing Digital. Estou bem satisfeito…