Emoção: a Chave para mais Engajamento no Facebook

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Você sabia que apenas 17%, em média, dos seus fãs sempre veem seus posts no Facebook. A rede de Zuckerberg, de forma muito esperta, entende que a timeline dos usuários não deve aceitar qualquer coisa. Por padrão, os perfis no Facebook estão configurados para exibir apenas os conteúdos “mais importantes”. Para que isso aconteça, foi criado um índice, o Edgerank, que determina as chances de seus conteúdos serem efetivamente dispostos na timeline de seus fãs.

 

Se você prestar atenção, verá que os posts que aparecem em seu perfil sequer estão em ordem cronológica e sim ordenados com base no que o Facebook considera mais adequado para o usuário. E o que seria o mais adequado? Aquilo que tem mais chances de receber alguma interação do usuário em questão.

 

Por isso, o caminho para aparecer cada vez mais na timeline de seus fãs é simples, mas não exatamente fácil. Você precisa motivar visitas à sua fanpage, clicks em seus posts e compartilhamentos, comentários e likes naquilo que posta.

 

E como fazer isso acontecer? Você poderia pensar em promoções e outras ações de marketing. Porém, a prática mostra que o segredo é mexer com a emoção e o caráter social da rede. Em outras palavras, uma marca precisa ser capaz de ser tão interessante como uma pessoa pode ser.

 

Veja como você fazer isso no dia a dia:

 

1. Use humor. Fale de situações divertidas, saiba rir de si mesmo e aproveite os constantes memes da internet.

 

2. Faça perguntas. Mas não sobre qualquer coisa. Mostre que deseja a opinião das pessoas nos seus projetos e aspirações.

 

3. Mostre a que veio. Não tenha tanto medo do politicamente correto e mostre a cara de sua empresa, inclusive os fatos curiosos de sua cultura corporativa.

 

4. Valorize quem lhe dá atenção. Comece a prestar atenção em que sempre interage com sua marca e trate esse fã de forma cada vez mais pessoal.

 

5. Comemore. Mostre seus feitos e conte como seus fãs participaram dessa conquista.

 

6. Conte como resolve as coisas. Não tenha medo de críticas ou problemas expostos na rede. Resolva o problema e mostre como honrou a confiança de seus clientes.

 

7. Gere status. Faça com que ser fã de sua página valha a pena. Municie seu público com conteúdo, benefícios e o que mais puder ajudá-lo a se destacar em seu grupo social.

 

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Jessé Rodrigues

Consultor de Marketing Digital especializado em Automação de Vendas Online para PME's e Fundador da Escola do Marketing Digital. Clique aqui para acessar o perfil completo.