7 Dicas Para Transformar Fãs em Clientes

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Muitas pessoas e empresas ainda confundem fãs com clientes. É realmente ótimo ter uma página cheia de fãs e milhares de curtidas, mas só isso não basta, é preciso saber transformar esses fãs em clientes ativos.

Não é uma tarefa fácil, mas existem diversas formas de evoluir nesse relacionamento, acelerando o processo da mera interação e admiração para a monetização, que é a grande missão de todo empreendedor digital. Afinal, likes não pagam as contas, certo?

Conheça os 7 principais fatores que ajudam nessa transição:

 

1) Benefícios para os fãs

As pessoas precisam sentir que a sua empresa tem um diferencial e que ser seu cliente “faz a diferença”. Por isso, fazer as mesmas coisas que seu concorrente já faz nada contribuirá para fortalecer a imagem do seu negócio.

Portanto, ofereça benefícios exclusivos e mostre aos seus clientes que você se preocupa em estar antenado com o mercado.

Para valorizar os fãs da sua página, uma boa alternativa é trabalhar campanhas (Facebook Ads) com benefícios exclusivos para as pessoas que já curtem sua empresa.

 

2) Obtenha o e-mail

Você pode estreitar ainda mais o relacionamento com a sua audiência coletando seus e-mails/telefones através de iscas digitais.

Ofereça conteúdos e benefícios exclusivos para que as pessoas sintam-se compelidas a deixarem os seus dados nas suas páginas de captura. 

Agrupe estes e-mails em uma base segmentada, para a qual você criará conteúdo personalizado e de máximo valor, que explore como assunto as questões que seu público valoriza.

Ocasionalmente, envie e-mails de teor mais promocional e vendedor, de acordo com o interesse da sua audiência, mas sem exageros. Como saber a proporção ideal? Fique atento à taxa de unsubscribes de suas campanhas.

 

3) Leve-os para o seu site

Há alguns conteúdo que são iscas irresistíveis para que as pessoas cliquem. Dê destaque a benefícios presentes em seu site como promoções, cupons de desconto, conteúdos gratuitos (e-books, artigos, webinars, etc) e novidades em seu blog.

Mas é importante ficar atento aos resultados. Se as pessoas só gostam do seu conteúdo mas não manifestam interesse em comprar de você, alguma coisa esta errada.

Para estimular sua audiência a realizar a primeira compra, ofereça pequenas partes do seu produto ou serviço por um preço mais acessível para, então, fidelizar estes novos clientes.

 

4) Não use a Fanpage como canal de conversão

Conversão é algo para seu site. Evite trabalhar chamadas do tipo “Compre já”, “Liquidação” ou “Últimas unidades”. Conteúdos como estes funcionam muito melhor em seu site.

A lógica é Facebook > Site > Conversão. Não Facebook > Conversão.

ATENÇÃO: Você também pode utilizar suas redes sociais para criar campanhas de remarketing, ou seja, se um usuário saiu da oferta do seu site mas não adquiriu, você pode criar campanhas de anúncios incentivando-os a terminar a compra. Neste caso,  os anúncios de ofertas serão exibidos somente para pessoas que visitaram suas ofertas anteriormente.

 

5) Conheça seus fãs

Perguntas são um recurso poderoso, mas pouco explorado no Facebook. Para conhecer as pessoas, faça perguntas que mostrem seus hábitos, opiniões e principais necessidades.

Hoje em dia o consumidor é muito mais crítico, pois ele pesquisa antes de comprar. Portanto, mostre-se realmente preocupado e disposto em ajudar a sua audiência a sanar suas dores.

Reposicione seu conteúdo para atender a estes anseios ao invés de vender. As vendas virão como uma consequência natural.

DICA: Você pode usar as Lives do Facebook para interagir com sua audiência.

 

6) Valorize e dê crédito

Conquistar novos clientes dá muito mais trabalho do que fidelizar clientes antigos. Por isso, não se esqueça de recompensar os seus fãs mais ativos com descontos ou prêmios exclusivos e mostrar a eles que fizeram a melhor escolha ao comprar de você.

Além disso, estimule as pessoas a contarem sobre a experiência que tiveram com o seu produto ou serviço e poste estes conteúdos em seu site ou blog com chamadas para ele em sua página. A publicidade quando vem de um consumidor, é muito mais eficiente.

 

7) Torne pessoal

Procure despertar a emoção em seus fãs para que eles realizem associações emocionais com sua marca. Pessoas se conectam com histórias e fatos reais, por isso, se você tem uma boa história para contar sobre sua marca ou seu produto, divida-a com seus fãs.

Na hora de postar conteúdos, deixe sua opinião em uma frase ou duas. Mostre o que sua empresa pensa sobre o assunto e no que ela acredita.

 

Conclusão

Se vê muito esforço por parte de muitos profissionais de marketing digital em apresentar relatórios que mostrem um número alto de likes e compartilhamentos para seus clientes, e estes clientes muitas vezes não entendem que estes dados nada dizem sobre o que realmente importante para um negócio se manter, que é o faturamento.

Embora a prova social e o engajamento sejam muito importantes, é imprescindível que estes resultados se manifestem também no faturamento da empresa.

Portanto, a sua estratégia não deve ser baseada em número de curtidas e compartilhamentos. Likes devem servir apenas como combustível para a produção de conteúdo.

Gostaram das dicas? Deixe seu comentário abaixo se você gostou do conteúdo ou se tem mais alguma dica para acrescentar.

 


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Jessé Rodrigues

Consultor de Marketing Digital especializado em Automação de Vendas Online para PME's e Fundador da Escola do Marketing Digital. Clique aqui para acessar o perfil completo.