Como Subir sua Lista de E-mails no Facebook

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Você sabia que você pode fazer campanhas no Facebook direcionadas para a sua lista de e-mails?

Nesta videoaula gratuita o Prof. Jessé Rodrigues te ensina como subir sua lista de e-mails e criar um público personalizado para suas campanhas.

OBS.: O conteúdo em texto, com prints atualizados da ferramenta, está disponível logo abaixo do vídeo.

 

 


 

A principal vantagem de criar um público personalizado baseado na sua lista de e-mails é que você vai investir em pessoas que de fato se interessam no seu negócio. O tiro vai ser muito mais certeiro e seus investimentos melhor aplicados.

Primeiramente, você precisará de uma lista de e-mails com o público desejado (clientes, prospects, ex-clientes, etc.). Com a lista em mãos, agora vamos acessar o Gerenciador de Negócios do Facebook (também pode ser feito pelo Power Editor, porém nesse post vamos ensinar via Gerenciador de Negócios).

Clique no menu do Gerenciador de Negócios do lado superior esquerdo, e em seguida selecione a opção Gerenciador de Negócios no submenu Criar e Gerenciar.

 

 

Clique no botão azul “Criar público”, localizado no canto superior esquerdo, e em seguida em “Público Personalizado”.

 

 

 

No menu que surgirá na tela, selecione a primeira opção “Arquivo de Clientes”, uma vez que vamos subir uma lista de e-mails de clientes ou clientes em potenciais.

 

 

No menu seguinte, aparecerão 2 opções para importar os e-mails no Facebook:

  • Adicione clientes a partir do seu próprio arquivo ou copie e cole os dados
    O Facebook vai pegar suas informações através de um arquivo no formato .csv ou .txt. ou você simplesmente irá copiar e colara sua lista de e-mails de uma planilha do excel.
  • Importar do MailChimp
    Se você possui uma conta no MailChimp, ferramenta de automação de e-mails, o Facebook consegue puxar os e-mails direto da ferramenta.

Neste post, vamos seguir pela primeira opção.

 

 

Na tela seguinte, selecione o arquivo .csv ou .txt que você exportou e clique em “Avançar”.

 

 

Nessa próxima tela você vai separar as informações do seu arquivo em categorias (nome, sobrenome, telefone, e-mail, etc) para que Facebook consiga organizar e processar os dados. Depois é só clicar em “Carregar e criar’.

 

 

Feito isso, o Facebook irá agora verificar se os e-mails estão corretos. Pode surgir um alerta na tela informando que o Facebook encontrou erros em alguns e-mails (como no exemplo abaixo). Não é um erro incomum e ocorre por diversos motivos: as pessoas podem ter digitado o e-mail incorretamente, o e-mail pode não existir mais (isso acontece principalmente com e-mails corporativos) ou são e-mails inválidos.

Entretanto não se preocupe se isso acontecer com você. Claro que se o número de erros for muito alto em relação ao número total de e-mails, é bom verificar se o arquivo e as informações estão corretas e não possuem erros de digitação ou formatação. Por fim, como isso não impede de continuar, vamos clicar em “Concluir”.

Obs: Embora o Facebook informe que levará até 30 minutos para o público ficar pronto, geralmente demora poucos minutos. Depende de cada caso.

 


 

Agora você voltará para a tela de Públicos, no Gerenciador de Negócios, e após alguns minutos atualize a página para ver se seu público já estará pronto para uso.

O Facebook irá indicar dessa lista de e-mails quantos possuem uma conta ativa na rede social e disponibilizará esse informação na coluna “Tamanho”. Não existe uma estimativa ou porcentagem ideal, cada caso é um caso. Se a sua lista possui muitos e-mails corporativos, provavelmente a quantidade de e-mails cadastrados será menor, uma vez que a grande maioria das pessoas utilizam os e-mails pessoais para criar suas contas nas redes sociais.

 

 

Pronto, agora a sua lista está concluída! Você pode subir quantas listas desejar e criar os mais diversos públicos que forem importantes para a sua empresa.

Um outro ponto importante: também é possível segmentar a sua lista personalizada. Durante a elaboração do anúncio, basta segmentar as regiões geográficas, gênero, idade e tudo mais que for relevante para a segmentação da sua campanha.

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Jessé Rodrigues

Consultor de Marketing Digital especializado em Automação de Vendas Online para PME's e Fundador da Escola do Marketing Digital. Clique aqui para acessar o perfil completo.

  • Pedro Bertazzi

    Jesse, muito legal isso!
    No caso, se eu fizer esse anúncio para toda a lista, significa que 100% da lista vai receber no feed o anúncio?

  • JesseRodrigues

    Pedro Bertazzi Obrigado por assistir. A campanha é segmentada para a lista (público personalizado), mas não há garantias que todos os usuários deste público personalizado verão o seu anúncio, depende muito das suas configurações de campanha e orçamento. =)

  • Pedro Bertazzi

    JesseRodrigues 
    Valeu pela resposta!

  • RenatoLRosa

    Grande Jessé objetivo como você. Um forte abraço amigo. Excelente vídeo aula.
    Renato Rosa

  • credidioraphael