Como Subir sua Lista de E-mails no Facebook

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Você sabia que você pode fazer campanhas no Facebook direcionadas para a sua lista de e-mails?

Nesta videoaula gratuita o Prof. Jessé Rodrigues te ensina como subir sua lista de e-mails e criar um público personalizado para suas campanhas.

O conteúdo em texto está disponível logo abaixo do vídeo.

 

 


 

A principal vantagem de criar um público personalizado baseado na sua lista de e-mails é que você vai investir em pessoas que de fato se interessam no seu negócio. O tiro vai ser muito mais certeiro e seus investimentos melhor aplicados.

Primeiramente, você precisará de uma lista de e-mails com o público desejado (clientes, prospects, ex-clientes, etc.). Com a lista em mãos, agora você vamos acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook (também pode ser feito pelo Power Editor, porém nesse post vamos ensinar via Gerenciador de Anúncios).

Dentro do Gerenciador de anúncios, clique em Ferramentas, e no submenu Públicos.

 

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Na página Públicos, clique no botão azul “Criar público”, localizado no canto superior esquerdo, e em seguida em “Público personalizado”.

 

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No menu que surgirá na tela, selecione a primeira opção “Lista de Clientes”, uma vez que vamos subir uma lista de e-mails de clientes ou clientes em potenciais.

 

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No menu seguinte, aparecerão 3 opções para importar os e-mails no Facebook:

  • Carregar um arquivo. O Facebook vai pegar suas informações através de um arquivo no formato .csv ou .txt.
  • Copie e cole a sua lista personalizada. Você simplesmente irá copiar e colara sua lista de e-mails de uma planilha do excel.
  • Importar do MailChimp. Se você possui uma conta no MailChimp, ferramenta de automação de e-mails, o Facebook consegue puxar os e-mails direto da ferramenta.

Neste post, vamos seguir pela primeira opção “Carregar um arquivo”.

 

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Na tela seguinte, selecione o arquivo .csv ou .txt que você exportou e clique em “Criar público”.

 

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Feito isso, o Facebook irá agora verificar se os e-mails estão corretos. Pode surgir um alerta na tela informando que o Facebook encontrou erros em alguns e-mails (como no exemplo abaixo). Não é um erro incomum e ocorre por diversos motivos: as pessoas podem ter digitado o e-mail incorretamente, o e-mail pode não existir mais (isso acontece principalmente com e-mails corporativos) ou são e-mails inválidos.

 

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Entretanto não se preocupe se isso acontecer com você. Claro que se o número de erros for muito alto em relação ao número total de e-mails, é bom verificar se o arquivo e as informações estão corretas e não possuem erros de digitação ou formatação. Por fim, como isso não impede de continuar, vamos clicar em “Continuar Carregando” o arquivo e seguir em frente.

Após concluir o processo, a seguinte tela irá aparecer e informar quantos daqueles e-mails foram aprovados pelo Facebook. Isso não significa que todos eles possuem conta no Facebook, somente que foram validados pelo Facebook. Agora a empresa irá verificar quantos daqueles e-mails possuem uma conta na rede social.

Em seguida, escreva o nome pelo qual você quer identificar essa lista de clientes e clique em “Avançar”.

Obs: Embora o Facebook informe que levará até 30 minutos para o público ficar pronto, geralmente demora poucos minutos. Depende de cada caso.

 

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Você voltará para a tela de Públicos, no Gerenciador de Anúncios, e após alguns minutos atualize a página para ver se seu público já estará pronto para uso.

O Facebook irá indicar dessa lista de e-mails quantos possuem uma conta ativa na rede social e disponibilizará esse informação na coluna “Tamanho”. No nosso exemplo, dos 10.000 e-mails que subimos, 2.200 possuem uma conta no Facebook. Não existe uma estimativa ou porcentagem ideal, cada caso é um caso. Se a sua lista possui muitos e-mails corporativos, provavelmente a quantidade de e-mails cadastrados será menor, uma vez que a grande maioria das pessoas utilizam os e-mails pessoais para criar suas contas nas redes sociais.

 

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Pronto, agora a sua lista está concluída! Você pode subir quantas listas desejar e criar os mais diversos públicos que forem importantes para a sua empresa.

Caso você queira iniciar um anúncio para essa nova lista, basta selecionar o público na caixa de “check” no canto esquerdo (como na imagem acima) e clicar no botão verde Criar Anúncio, simples assim. Você também poderá selecionar essa lista nos Públicos salvos durante a elaboração de um outro anúncio.

Um outro ponto importante, também é possível segmentar a sua lista personalizada. Durante a elaboração do anúncio, basta segmentar as regiões geográficas, gênero, idade e tudo mais que for relevante para a segmentação da sua campanha. Quer aprender que tipo de anúncios você pode criar? Veja também esse post: Facebook Ads: o que é e como usar.

 

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Jessé Rodrigues

Consultor de Marketing Digital especializado em Automação de Vendas Online para PME's e Fundador da Escola do Marketing Digital. Clique aqui para acessar o perfil completo.

  • Pedro Bertazzi

    Jesse, muito legal isso!
    No caso, se eu fizer esse anúncio para toda a lista, significa que 100% da lista vai receber no feed o anúncio?

  • JesseRodrigues

    Pedro Bertazzi Obrigado por assistir. A campanha é segmentada para a lista (público personalizado), mas não há garantias que todos os usuários deste público personalizado verão o seu anúncio, depende muito das suas configurações de campanha e orçamento. =)

  • Pedro Bertazzi

    JesseRodrigues 
    Valeu pela resposta!

  • RenatoLRosa

    Grande Jessé objetivo como você. Um forte abraço amigo. Excelente vídeo aula.
    Renato Rosa

  • credidioraphael