Como Desenvolver Embaixadores de Marca nos Redes Sociais

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Lógico que é algo muito bom poder contar com milhares de fãs em sua página no Facebook ou ter uma multidão de seguidores no Twitter. Porém, passada a empolgação em inflar números pelo simples motivo de ver a casa cheia, é hora de pensar em ações mais estratégicas. Uma delas é a formação de embaixadores de marca.

 

Os embaixadores são as pessoas que têm uma relação mais emocional com sua empresa. São fãs que mostram-se dispostos a falar da experiência que têm ou já tiveram com sua marca. São eles que muitas vezes aumentam a frequência e o nível da conversa envolvendo sua empresa nas redes sociais, muitas vezes atuando até mesmo como defensores em momentos críticos.

 

Obviamente, as pessoas precisam de motivos para aderir à sua marca. Simples, não é? Nem tanto. Nestes dias de comunicação saturada, é preciso inovar na comunicação e dar motivos para que se crie frequência nas interações entre público e marca. Ninguém vai embarcar nessa sem benefícios muito claros. Alguns caminhos possíveis são tornar-se uma referência em conteúdos no segmento sobre o qual o público está interessado, mostrar seu processo criativo/produtivo, abrir espaço para a participação, apoiar um ideal e reforçar o próprio apelo nos círculos sociais de que participativa, só para ficar em alguns exemplos.

 

É importante também que você passe a observar padrões de interação. Ou seja, fique atento a que tipo de conteúdo mais desperta interações. Veja quem são as pessoas que mais comentam e interaja com elas de uma forma mais pessoal. Já pensou o impacto que teria um conteúdo no qual você já sugere que agradaria a determinadas pessoas?

 

Permita também que seus canais sejam uma forma para que seu público se expresse. Estimule fotos com seus produtos/serviços, exalte a participação de pessoas que enviaram vídeos relacionados à sua marca e publique-os. Peça para que as pessoas contem como sua empresa está ajudando-as na solução de problemas.

 

Considere também derrubar o muro entre digital e vida real. Convide seus embaixadores para que venham fazer um tour em sua empresa. Divulgue este momento. Peça que a própria pessoa conte como tudo aconteceu.

 

Ações como estas vão ajudar sua empresa a conquistar uma cara mais amigável e humana nas redes sociais, além de lhe dar um poder de fogo considerável, já que não será apenas a voz de sua marca falando, mas de diversas outras pessoas.


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Jessé Rodrigues

Consultor de Marketing Digital especializado em Automação de Vendas Online para PME's e Fundador da Escola do Marketing Digital. Clique aqui para acessar o perfil completo.