Como Definir o ROI de seus Esforços em Mídias Sociais

Para a maioria das empresas, atuar em mídias sociais como blogs, Facebook e Twitter traz consigo um questionamento: qual é, afinal, o resultado destes esforços e o que deve ser considerado como métrica? Ou seja, o famoso ROI.

 

Talvez um caminho mais sensato seja pensar em ROI não apenas em termos financeiros. Você deve considerar investimento o tempo gasto por sua equipe, os recursos aplicados neste trabalho e, é claro, os custos. Da mesma forma, é importante que você fique atento ao ROI das mídias sociais como algo bastante complexo. No final das contas, o que representa um novo fã em sua fan page para seu negócio, por exemplo?

 

É recomendável entender retorno não apenas como o valor monetário gerado por suas ações, mas sim a forma como estas ações motivam determinados comportamentos dos usuários. As coisas parecem ficar mais interessantes sob esta perspectiva. Surge então uma nova pergunta. Qual seria o caminho de interações/comportamentos do usuário capaz de, ao final de algum período, gerar um resultado financeiro para a empresa? Ou seja, tendo em vista seus objetivos de negócio, você poderia então trilhar um caminho reverso no processo de conclusão destes objetivos.

 

Por meio de ferramentas como o Google Analytics, é possível entender o caminho mais comum até uma conversão de vendas, por exemplo. Mapeados este pontos, que podem ser um like noi Facebook, um retweet ou um comentário no blog, você poderia então estabelecer metas para estas métricas diretamente ligadas aos seus objetivos de negócio, trabalhando então para alavancar estes números. O mesmo pode ser feito inclusive com os conteúdos que você produz. Uma empresa poderia ver que tipos de conteúdos contribuem para seu sucesso e investir mais nesta temática, só para ficar em um exemplo. Assim, você poderia de fato avaliar o retorno sobre o investimento de uma forma mais apurada, sabendo como cada interação contribui para seus objetivos.

 

O ponto é que, diferente de outras mídias, nestes canais não há uma verdade absoluta. É preciso compreensão sobre comportamento de consumo, práticas de mensuração apuradas e capacidade de análise a fim de estabelecer não as métricas perfeitas, mas sim as métricas ideais para seu negócio.

 

By | 2018-01-23T10:42:08+00:00 24 de outubro de 2012|Mais Métricas|2 Comentários

Sobre o Autor:

Consultor de Marketing Digital especializado em Automação de Vendas Online para PME's e Fundador da Escola do Marketing Digital. Clique aqui para acessar o perfil completo.