Checklist Básico para Mais Vendas em Sua Loja Virtual

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Pequenos detalhes afetam e muito o quanto você vende online. Confira abaixo alguns itens essenciais a que você deve ficar atento em sua loja virtual.

 

Facilite a compra
O quanto é fácil comprar em seu site? O botão de Comprar é evidente e contrasta com o restante dos elementos da página? A palavra “Comprar” está contida nesse botão? Há quantas telas entre a tela do produto e a confirmação do pedido? Você está oferecendo diversas formas e condições de pagamento? O cadastro para novos clientes possui campos em excesso? Você precisa tornar a experiência de compra fácil e com o mínimo de obstáculos possíveis.

 
Faça da busca seu melhor vendedor
A busca de sua loja prevê erros de digitação e ortografia? Inclui sinônimos e termos relacionados? É rápida? Está evidente na tela para seu cliente? Traz ao usuário exatamente o que ele está procurando ou é vaga, trazendo resultados inúteis? Após o Google, as pessoas estão com menos tempo e paciência para explorar os sites, por isso, faça com que a busca em seu site seja precisa, rápida e acessível.

 
Organize as prateleiras
As categorias em que você divide seus produtos foram testadas com usuários? Você facilitou a vida de seu cliente, permitindo que ele saiba a qualquer momento onde está, onde esteve e quais as opções que ele possui para continuar navegando? Você está atento a eventuais sinônimos, termos regionais ou outros detalhes que podem levar ao seu produto além da busca pelo termo que você considera o mais adequado? Você traz sugestões de itens semelhantes? Os comentários de outros clientes sobre o produto estão evidentes? É importante sempre garantir que seu usuário tenha uma experiência segura, jamais se sentindo perdido ou desorientado. Mantenha coerência e consistência na navegação em todas as páginas do site.

 
Cuide da fachada
Sua loja abre com o mesmo layout em diferentes navegadores? As cores são usadas apenas na medida necessária, para reforçar certos elementos da página? Seu marca está evidente? As fotos de seus produtos possuem qualidade profissional, não trazendo no enquadramento nada além do produto? Os certificados de segurança estão visíveis, assim como formas e condições de pagamento? Uma pessoa levará aproxidamente 0,20 segundos para formar uma percepção de um site. Ou seja, elementos visuais contam muito para uma boa impressão. Invista em um visual limpo e elegante, com as cores de sua identidade visual distribuídas sutilmente.

 
Abuse dos detalhes do produto
A descrição do produto é generosa? Você possui mais de uma foto? As qualificações e comentários estão sendo exibidos? Há informações sobre garantia e política de devolução? Existem vídeos mostrando o produto em ação? As pessoas preferem comprar de quem mais entende sobre um produto. Uma forma de gerar essa impressão é investir em informações mais completas sobre aquilo que você oferece.

 
Frete grátis e parcelamento: duas palavras mágicas
Seu site oferece frete grátis? E parcelamento? É lógico que isso envolve questões mais profundas, mas faça o possível para oferecer frete grátis e condições de parcelamento. Não só por que seus clientes adoram, mas por que toda sua concorrência provavelmente oferece.

 

Essas são apenas algumas dicas dadas ao longo do Curso em E-Commerce, aqui na Escola do Marketing Digital.


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Jessé Rodrigues

Consultor de Marketing Digital especializado em Automação de Vendas Online para PME's e Fundador da Escola do Marketing Digital. Clique aqui para acessar o perfil completo.