Aumente suas vendas acompanhando as tendências de 2015

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O ano vai começar de verdade a partir de agora e ainda dá tempo de experimentar algumas tendências pra fazer suas vendas crescerem durante o ano de 2015. Confira as dicas abaixo e prepare-se para ver um boom no e-commerce!

1. Trabalhe no seu website
Se o seu e-commerce funciona em um site, considere algumas mudanças e comece a pensar em como melhorar a navegação nele. As tendências de 2015 têm tudo a ver com user experience. Foque em criar uma versão mobile ou em como deixá-la mais bonita e fácil de navegar. Invista em um web design que seja eficaz em várias plataformas. 😉

Para que o site não seja considerado confuso pelo usuário, preste atenção nos call to actions. Eles são curtos e claros? São fáceis de identificar? O processo de checkout da compra também é um fator a analisar. Evite obrigar o usuário a criar uma conta ou fazer login para concluir a compra. Muita gente desiste e procura o produto em outro lugar onde não precisa criar mais uma conta. Procure oferecer descontos e cupons para os usuários que criarem contas novas.

2. Ofereça frete grátis
Um dos maiores problemas para o comércio online é o processo do frete. Ele não só custa mais caro (por que pagar frete se o cliente pode ir diretamente na loja e comprar sem custo adicional?) como demora dias para chegar até o cliente. Você pode combater essas desvantagens oferecendo frete grátis e opções de entrega mais rápida.

3. Use as estatísticas online
A única forma de entender suas taxas de conversão e o que está funcionando (ou não) é analisando os números. Particularmente, quando você implementa uma nova estratégia, você vai querer ver como as vendas e taxas de conversão se dão no período após executar essa estratégia. Use ferramentas de Web Analytics para medir seu progresso e saber o que mudar quando alguma coisa não dá certo.

4. Mude de acordo com as estações
É muito importante que a sua marca se mostre “atualizada” com a estação atual. É um investimento barato que traz um ROI incrivelmente alto. Para o site, você pode simplesmente adicionar um banner temático ou mudar a paleta de cores. É a oportunidade perfeita pra mudar seu estoque a favor da primavera-verão enquanto continua mantendo os itens mais vendidos do outono-inverno até o fim da temporada.

5. Social Media, sempre
Para negócios menores com verba limitada pra marketing e publicidade, as redes sociais são o caminho a seguir. Marcas de todos os tipos estão usando os canais sociais para promover engajamento de marca e aumentar a reputação no mercado. Foque em desenvolver conteúdo de fácil identificação e potencial de compartilhamento. Um pequeno investimento em social media pode ser uma ótima saída!

6. Seja otimista
Qual é o ponto mais forte do seu produto? Entender o que o seu mercado-alvo precisa e conversar diretamente com ele é uma técnica poderosa de vendas. É simples e faz com que o público pare e pense “Ei, eu preciso disso!”. Use esse ponto forte para promover sua marca online, nas lojas e na mídia.

7. Recomende outras marcas não-concorrentes
Falar bem de outras marcas é o tipo de marketing que enxerga à frente. Recomendar outros produtos e serviços em blogs é uma boa forma de ter a sua própria marca notada, mesmo que em segundo plano. Produtos e serviços excelentes encorajam conversas naturalmente, e adicionar um pouquinho a mais de informação (de forma natural, sempre) vai fazer com que seus clientes sintam que a sua marca está interessada em mais do que apenas vender. Em um negócio pequeno, junte as empresas próximas e crie uma parceria em grupo, onde um promove o negócio do outro para os clientes.

8. Atendimento conta muito
Encontre formas de fazer com que a experiência do cliente seja personalizada – tanto nas lojas como online. Use peças de remarketing para incentivar que ele visite novamente seu site e mostre que você está direcionando seu serviço a ele. A forma como você faz um cliente se sentir durante a experiência de compra será lembrada toda vez que ele tiver qualquer contato com a sua marca de novo. Faça valer a pena!


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Jessé Rodrigues

Consultor de Marketing Digital especializado em Automação de Vendas Online para PME's e Fundador da Escola do Marketing Digital. Clique aqui para acessar o perfil completo.