Anúncios do Facebook geram menos engajamento do que buscas orgânicas

Compartilhe:

Embora seja inegável que as redes sociais injetam audiência nos sites de notícias, ainda é verdade, também, que o leitor fiel é o que mais investe tempo na navegação. A conclusão é da Pew Research, que analisou o tráfego para 26 dos mais populares portais de notícias dos EUA, e divulgada por aqui no Brasil pelo Brainstorm9.

Em média, os leitores que digitavam a URL do site ou tinham uma determinada publicação favoritada no seu navegador passavam 4 minutos e 36 segundos em sites de notícias. Já quem vinha dos mecanismos de busca costumava investir 1 minuto e 42 segundos, e os que haviam clicado em links compartilhados pelo Facebook gastavam apenas 1 minuto e 41 segundos em suas visitas.

“O Facebook e as buscas são importantíssimas para trazer novos visitantes para histórias específicas, e isso eles fazem bem. Mas esses visitantes sociais vindos do Facebook não criam uma conexão com a publicação”, explica o estudo. A Pew Research destaca ainda que talvez a maior importância do acesso social seja ajudar a desenvolver uma nova base de leitores, que possam pensar naquela publicação quando quiserem buscar conteúdos similares – e aí sim digitarem a URL e investirem mais tempo na leitura.

Um ponto a ser destacado é que a análise da Pew Research, que usou dados da comScore, não incluiu informações de tráfego a partir de dispositivos móveis, considerando apenas acesso via notebooks e desktops por um período de três meses.

Podemos incluir nessa análise também a importância do engajamento dos usuários, muito mais do que estar preocupada em adquirir novos clientes e gastar cada vez mais com publicidade, as empresas devem estar atentas para engajar efetivamente seus usuários, assim voltando sua atenção para os atuais clientes e reduzindo o custo com mídia.


Compartilhe:

Jessé Rodrigues

Consultor de Marketing Digital especializado em Automação de Vendas Online para PME's e Fundador da Escola do Marketing Digital. Clique aqui para acessar o perfil completo.