9 Livros Sobre Marketing Digital Para Quem Está Começando

Compartilhe:

Não é novidade para ninguém que o Marketing Digital é essencial para qualquer negócio.

Diante desta realidade, as empresas não podem mais ignorar os meios online para divulgar e se relacionar com sua audiência. Portanto, se você não quiser perder espaço para a concorrência, aconselho você a começar a estudar marketing digital agora mesmo.

Para começar, preparamos para você uma lista com 9 livros essenciais para quem quer trabalhar com Marketing Digital.

Confira:

 

1) As Armas da Persuasão

Autor: Robert B. Cialdini

 


Este não é necessariamente um livro de marketing digital, mas é uma ótima leitura para quem trabalha com marketing e vendas em geral.

O bestseller escrito pelo psicólogo Cialdini mostra como podemos utilizar gatilhos mentais para persuadir as pessoas.

O autor demonstra de uma maneira bem didática como nós, consumidores e seres humanos, somos envolvidos por técnicas de persuasão e não nos damos conta.

As armas da persuasão descritas no livro são: reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez.

Vale a leitura para todo profissional de marketing ou empresário que deseja compreender melhor a complexidade do comportamento humano.

 

“Persuasão é a arte de influenciar os outros a agir como lhes convêm.” – Robert Cialdini

 

2) Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital

Autor: Walter Longo

 

 

Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital fala sobre o impacto da internet em nossas vidas e sobre as drásticas mudanças em nosso modo de trabalhar e se comunicar.

Walter Longo define o momento em que vivemos atualmente como “A Era Pós-Digital”:

“A era pós-digital é a realidade em que vivemos hoje, na qual a presença da tecnologia digital é tão ampla e onipresente que, na maior parte do tempo, nem notamos que ela está lá. Só percebemos sua existência quando falta. Essa total ubiquidade da tecnologia digital provoca impactos em todos os aspectos da vida e isso se traduz em novos desafios para os líderes de empresas e para os gestores de comunicação, marketing e propaganda.”

 

O livro é essencial para todos que trabalham com marketing e comunicação, que têm interesse em descobrir e se adaptar à era pós-digital.

 

3) Marketing na Era Digital

Autor: Martha Gabriel

 

 

Livro indispensável para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em Marketing Digital. A autora explica de forma simples e didática conceitos básicos do marketing, e em seguida esclarece como estes conceitos se aplicam no Marketing Digital.

A partir dessa leitura você vai conhecer os principais conceitos de marketing, como o cenário digital mudou o mercado, as plataformas digitais e as estratégias de marketing digital mais utilizadas.

É, portanto, uma fonte de consulta indispensável tanto para os profissionais da área quanto para empresários e empreendedores que querem conhecer e explorar o marketing digital em seus negócios.

“As regras do jogo estão mudando e, para vencer, é preciso também mudar as estratégias.”

 

4) Negócios Digitais

Co-autor: Alan Pakes

 

 

O livro Negócios Digitais é voltado para quem deseja empreender no mundo digital. A obra foi escrita por 17 empreendedores digitais renomados e organizada por Alan Pakes, fundador do CONAED.

Organizado de maneira em que o leitor possa colocar em prática as técnicas apresentadas pelos coautores durante a leitura, o livro ensina o leitor a pensar como um empreendedor, a perceber o que funciona e o que não funciona, o que atinge os consumidores e o que passa despercebido.

“Empreendedores são aqueles que creem para ver, diferente da maioria das pessoas, que precisam ver para crer.”

 

5) Marketing 4.0 Moving From Traditional to Digital

Autor: Philip Kotler

 

 

Considerado o pai do marketing moderno, Kotler lançou recentemente o que promete ser o novo manual para a próxima geração do marketing.

“Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital” fala sobre o mundo cada vez mais conectado e as mudanças que isso traz para o empresário e para o consumidor.

A obra contém 280 páginas e ainda não está disponível em português, mas pode ser adquirido em versão física ou digital no Amazon.

“O consumidor de hoje tem menos tempo e atenção para dar à sua marca – e ele está cercado de alternativas a cada passo do caminho. Você precisa se destacar, ganhar sua atenção e entregar a mensagem que ele deseja escutar”, afirma o livro.

 

6) Marketing de Conteúdo: a Moeda do Século XXI

Autor: Rafael Rez


Muitos dizem que Marketing de Conteúdo é o futuro do marketing, e não é à toa que as empresas que investem nesta estratégia são também as que mais crescem no Brasil e no mundo.

O livro recém lançado por Rafael Rez é uma referência para você consultar sempre que for pensar em uma estratégia de marketing digital. É um guia completo para quem deseja trabalhar com Marketing de Conteúdo.

O livro ainda aborda temas como planejamento, tráfego, geração de leads, vendas, tecnologia, ferramentas, tendências, práticas, produção, métricas e muito mais.

Leitura obrigatória para qualquer organização moderna, independente do mercado em que atua.

 

7) Marketing de Permissão

Autor: Seth Godin

 

 

Seth Godin é um profissional de marketing e um dos blogueiros mais influentes do mundo. Em seu clássico “O Marketing de Permissão”, ele traz conceitos essenciais para quem quer fazer marketing para um consumidor que mudou.

Os tempos mudaram e a publicidade tradicional, baseada em chamar a atenção do maior número de pessoas possível através da interrupção, já não funciona mais.

Assim, Godin introduz o marketing de permissão, que permite que você fale apenas com quem realmente se interessa em seus produtos e serviços e permite que sua empresa crie relações de longo prazo com seus clientes.

“Transforme estranhos em amigos e amigos em clientes.”

 

8) Métricas De Marketing: O Guia Definitivo De Avaliação De Desempenho Do Marketing

Autores: Paul W. Farris, Neil T. Bendle, Phillip E. Pfeifer e David J. Reibstein

 

 

Você sabe qual é o verdadeiro retorno das ações de marketing da sua empresa? Este guia, escrito  por quatro grandes pesquisadores e consultores de marketing, apresenta valiosas métricas aplicáveis a todas as áreas do marketing, mostrando como as diversas métricas se interligam e como utilizá-las para maximizar o retorno sobre investimento em marketing.

O livro ainda analisa sistemas alternativos de mensuração de marketing integrado e como as empresas estão montando esses sistemas para melhorar seus resultados.

Com uma linguagem clara e simplificada, o livro evita a matemática avançada, todos os cálculos podem ser feitos à mão ou com técnicas básicas de planilhas.

 

 

9) Free – O Futuro dos Preços

Autor: Chris Anderson

 

 

Com a Era Digital surgiu uma forte tendência: a gratuidade. Mas, em um mundo onde tudo é grátis como é possível que uma empresa ganhe dinheiro?

É exatamente este o assunto que Chris Anderson, autor do best-seller “A Cauda Longa”, trata em “Free”, a estratégia usada por gigantes como Google e Youtube para oferecer produtos gratuitos e mesmo assim serem empresas bilionárias.

“Os custos associados à crescente economia online se aproximam de zero em uma velocidade incrível. Nunca no decorrer da história humana, os insumos primários em uma economia industrial tiveram os preços reduzidos tão rapidamente e por tanto tempo.”

 

 

E aí, o que acharam das indicações? Deixe seu comentário dando sua opinião caso já tenha lido algum dos livros indicados ou se tiver alguma outra indicação! Bons estudos 🙂

 


PRODIGITAL – O mais completo Programa de Formação em Marketing Digital. Nele, você vai aprender, do básico ao avançado, as técnicas, métodos, estratégias e ferramentas para otimizar seus resultados através da internet. Clique aqui para saber mais informações sobre a próxima turma.


Compartilhe:

Redação EMD

Desde 2010, ajudamos pessoas como você a transformar a internet em uma máquina de vendas para pequenas e médias empresas, do básico ao avançado. Clique aqui e descubra qual é o melhor treinamento para você!

  • Maria Eduarda Sant’Anna

    Recomendo muito, me ajudou muito no desenvolvimento do TCC e durante o período do curso. Recomendo também a leitura do blog: http://inaweb.com.br/blog/