9 Dicas Para Criar um Anúncio Display Vendedor no Google AdWords

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Nesse artigo você vai aprender as 9 características fundamentais de um anúncio display (banner) vendedor na Rede de Display do Google AdWords.

Além dos anúncios de texto, exibidos ao lado dos resultados de buscas da página do Google, você deve investir em anúncios gráficos, também conhecidos como display ou banners, para reforçar a presença da sua marca, gerar mais tráfego e vendas.

Os anúncios display também podem ser ativados com base no comportamento e interesse dos usuários no seu site (remarketing), por exemplo, quando você vê anúncios de produtos que você visitou recentemente…

Antes de falarmos de como montar o seu anúncio especificamente, vamos à uma breve explicação sobre o que é o Google Adwords e como ele funciona (se você já sabe o que é o Google AdWords pule direto para o tópico “O Anúncio Excepcional”).

 

O que é o Google AdWords?

 

O Google Adwords é o serviço de publicidade do Google onde é possível gerenciar e configurar todos os tipos de anúncios na plataforma Google.

Através do AdWords é possível configurar uma série de requisitos que indicarão para quem seu anúncio será exibido, como idade, sexo, região geográfica, escolaridade, entre outros.

A partir dessa configuração, fica mais fácil desenvolver estratégias de divulgação personalizadas e afinadas com os hábitos do seu público-alvo.

 

 

Como o Google AdWords funciona?

 

Os anúncios do Google Adwords participam de uma espécie de “leilão de palavras-chave”, sendo as palavras-chave os termos buscados pelos usuários na rede de pesquisa do Google.

Essas palavras-chave são encontradas por meio de robôs de busca que definirão a relevância da busca do usuário para determinado anúncio.

Por isso, é importante considerar o volume de busca das palavras-chave que você escolher, pois quanto maior for o volume de buscas que coincidam com a sua palavra-chave, maior será a chance do seu anúncio ocupar uma boa posição entre as pesquisas mais feitas.

Além das palavras-chave, o Google usa como critério de relevância a quantia paga pelo anunciante para que o seu anúncio seja exibido.

Ao criar a sua campanha, você deve definir o quanto está disposto a pagar para que uma pessoa clique no seu anúncio, ou seja, quanto está disposto a investir no que chamamos de custo por clique (CPC).

Se você tem dúvidas a respeito de quais palavras-chave escolher, assista a nossa aula gratuita sobre O Que São e Como Escolher Palavras-Chave, com um especialista no assunto.

 


 

O Anúncio Vendedor

 

Depois de configurar a sua campanha de acordo com o seu público-alvo utilizando o Google AdWords, é hora de estruturar o seu anúncio. Mas, o que considerar ao criar um anúncio online?

A todo instante, somos expostos a uma infinidade de propagandas publicitárias, sejam elas online ou offline. Em meio a esse contingente de anúncios e propagandas, o grande desafio das empresas hoje em dia é se destacar.

Com esse objetivo em mente, quais são os aspectos mais importantes para torar o seu anúncio mais atrativo e vendedor?

Não existe uma estrutura fixa padrão para criação de um anúncio publicitário, porém é necessário considerar dois principais aspectos: o visual e o texto.

O visual contribuirá diretamente com a criação das primeiras impressões que o público irá construir sobre o anúncio e, consequentemente, sobre a marca. Já o aspecto textual de um anúncio publicitário tem o objetivo de persuadir o consumo de uma ideia ou produto e incentivar um usuário a tomar uma ação.

Vamos aos principais pontos:

 

Aspectos Visuais Importantes

 

1. Defina quais tamanhos e formatos trabalhar

 

Assim como acontece em jornais e revistas, na web também existem uma série de tamanhos e formatos de anúncios.

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Os formatos mais comuns de anúncios online são os banners, anúncios animados no topo da tela, arranha-céus e os anúncios verticais que geralmente são encontrados à esquerda ou à direita da página.

DICA: Com quanto mais formatos você trabalhar, maior a probabilidade do seu anúncio se exibido uma vez que se um site não possui determinado formato, ele pode ter outro que você também desenvolveu.
 

 

2. Escolha da paleta de cores

 

As cores exercem um papel psicológico importante. Por esta razão, os publicitários utilizam-se delas para despertar sensações, atrair e influenciar na escolha do consumidor. Para que estes estímulos psicológicos ajam a favor da sua marca, é fundamental escolher uma paleta com cores que ornem entre si.

 

Ainda é importante lembrar que se o seu anúncio tiver um botão Call-to-Action, o ideal é destacá-lo com uma cor que contraste com as demais a fim de estimular mais cliques.

 

IMPORTANTE: As cores e os elementos que você utilizar no seu anúncio devem casar com as da página para a qual você vai direcionar o usuário (página de destino). É importante passar a ideia de continuidade entre uma página e outra, se não a pessoa pode ir embora por pensar que caiu em um site diferente daquilo que ela viu.

 

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DICA: Precisa de ajuda para definir as cores? Utilize a ferramenta gratuita Adobe Color para formar sua paleta de cores.

 

3. Escolha imagens que descrevam claramente o seu produto

 

As imagens são responsáveis por 50% dos resultados da sua campanha. Por isso, é preciso pensar com carinho nas imagens que irão compor o seu anúncio.

O primeiro item que precisa ser avaliado quando se trata de imagens é a sua qualidade. Anúncios precisam ter imagens de boa qualidade para atrair o olhar do público, imagens embaçadas e com pouca resolução, além de não causarem o efeito esperado, podem levar o público a criar uma má impressão da sua empresa.

Depois de escolher uma imagem com boa qualidade, é necessário definir o frame, ou área, mais interessante da imagem para estampar seu anúncio. Ou seja, definir o melhor enquadramento da imagem para que ela tenha um efeito impactante em sua campanha.

 

IMPORTANTE: Se o seu propósito é anunciar os serviços que a sua empresa oferece, você pode utilizar imagens que descrevam esse serviço ou que ilustrem o resultado esperado dele.

 

DICA: Use rostos. Fotos de pessoas olhando para frente costumam ter melhores resultados, pois o olhar atrai a nossa atenção.

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4. Cuidado com as proporções entre os elementos

 

A legibilidade e a fácil compreensão são fatores chave para que um anúncio obtenha sucesso, para isso, é necessário que os elementos que compõem a sua campanha estejam em equilíbrio.

Para isso, é importante ponderar as diferentes forças visuais presentes como centralidade, ilusão de movimento, direção, escala, etc.

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DICA: O título deve ter o maior peso, seguido de um subtítulo em menor proporção. Por último, um botão chamativo, preferencialmente em lado oposto ao título para equilibrar o visual e manter a linearidade da leitura.

 

5. Cuidado com os excessos.

 

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Quanto mais simples e objetivo for o seu anúncio, melhor. Anúncios com muita informação, cores gritantes e poluídos visualmente costumam não ser tão eficazes como os que optaram pela simplicidade e objetividade.

Além disso, quanto mais elementos, mais pesado (kb) pode ficar o seu anúncio e o Google é bem rígido com relação ao limite de peso dos arquivos.

DICA: As animações são muito bem vindas. Só é preciso, como já dito anteriormente, tomar cuidado com o tempo de duração e o peso do arquivo.

 

 

 

Aspectos Textuais Importantes

 

6. Capriche no título

 

Esta é a parte do seu anúncio que as pessoas provavelmente verão primeiro. Portanto, ela representa uma ótima oportunidade de chamar a atenção delas. O tamanho ideal para um bom título é entre 15 e 20 caracteres (para displays).

 

IMPORTANTE: Inclua uma das suas palavras-chave no título para que as pessoas saibam imediatamente que você está oferecendo algo relacionado com o que estão procurando.

 

DICA: Crie vários anúncios de texto com títulos diferentes para testar qual tem o melhor desempenho.

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7. Crie um subtítulo que descreva o seu título

 

O subtítulo, ou texto de descrição, é o espaço onde você pode argumentar o porquê a pessoa deve clicar no seu anúncio.

Há muito o que dizer aos clientes em potencial nas duas linhas de descrição do seu anúncio. Você pode incluir, por exemplo, as condições da oferta do anúncio, destacar o que torna a sua marca única, enfatizar os aspectos que tornam a sua empresa melhor em relação a concorrência, etc.

 

IMPORTANTE: Não use qualquer palavra que vá contra a política de anúncios do Google.

 

DICA: Inclua palavras-chave. Quando você inclui as palavras-chave no seu texto do anúncio, ele tem mais chance de chamar a atenção das pessoas que procuraram termos iguais ou semelhantes.

 

8. Adicione um Call-to-Action impactante

 

O Call-to-Action, ou CTA, é o botão que vai indicar para o leitor o que ele precisa fazer. Se o propósito do seu anúncio não é simplesmente fazer branding, então você precisa ser claro e objetivo sobre o que você quer que o consumidor faça, seja esta ação uma de compra ou para dar o próximo passo no seu processo de vendas.

Um dos recursos verbais mais usados para persuadir e convencer o público é o modo verbal imperativo, que age no consumidor como se fosse uma ordem inconsciente. Por isso, CTA’s como: compre agora, assista agora, baixe agora, baixe grátis, “Sim, eu quero!”; costumam incentivar as pessoas a clicarem imediatamente em anúncios.

DICA: Quanto mais objetivo e prático o seu CTA for, melhores serão os seus resultados.

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9. Não exagere na quantidade de texto

Quanto mais simples, limpo e objetivo for o seu layout, mais atrativo e interessante o seu anúncio será. Ou seja, o seu texto precisa falar muito usando poucas palavras.

O ideal é que o texto do anúncio não seja nem detalhista, nem abstrato demais. É preciso encontrar um meio termo, onde você consiga descrever tudo o que o leitor deve saber, porém sem se estender.

Lembra daquele nosso exemplo? É isso que você não deve fazer. Por natureza o nosso cérebro procura de economizar energia. Um anúncio como esse demanda concentração e esforço para compreender. Por conta disso, nosso instinto natural é ignorar e seguir adiante. Ou vai me dizer que você leu cada uma das palavras abaixo? Rsrs.

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DICA: As informações no display (imagens, formato, cores, etc.) devem casar com seus anúncios de texto e, também, com outras publicidades nas demais redes sociais. Mantenha a linearidade na comunicação entre os diferentes veículos de comunicação.

 

Agora que sabe como fazer um anúncio publicitário eficaz, você pode rever os anúncios que costuma utilizar em sua empresa e avaliar o que pode fazer para melhorá-los. Não perca tempo e comece já a utilizar estas técnicas em seu benefício!

 


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Douglas Batista

Sou um publicitário que busca o sucesso no empreendedorismo digital. Gosto de assistir muitos filmes, ler bons livros, sair e viajar com a minha esposa.