7 Ferramentas para Monitorar Redes Sociais: Vantagens e Desvantagens

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Uma boa atuação em redes sociais é indispensável para qualquer empresa nos dias de hoje. As mídias sociais são excelentes para criar relacionamentos com seu público, criar uma audiência fiel, divulgar seus produtos e até mesmo aumentar as suas vendas!

Mas para ter um bom desempenho nas redes sociais é preciso monitorar e mensurar rigorosamente tudo que envolve sua marca nestes canais.

É através do monitoramento que você conseguirá avaliar como está a imagem da sua marca perante os clientes e então determinar possíveis estratégias para alavancar o engajamento com seu público em todos os canais.

Para te ajudar nesta tarefa, selecionamos 7 ferramentas bastante úteis para monitorar as suas redes sociais e listamos as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Dessa forma fica mais fácil para você avaliar qual é a melhor opção para o seu negócio!

Confira:

 

1) Zubit

A ferramenta é paga? Sim, mas oferece um período de teste gratuito por 7 dias. Os planos começam a R$300,00 por mês.

A Zubit é uma ferramenta brasileira bastante completa para acompanhamento de marca, gestão de perfis, SAC 2.0 e detecção de influenciadores.

 

Principais vantagens

  • A ferramenta define de forma automática a sensibilidade da ocorrências (positivo, negativo ou neutro) com 70% de assertividade;

 

  • A plataforma possibilita a criação de diversos alertas e te avisará por e-mail sobre momentos importantes e estratégicos;

 

  • Possui uma funcionalidade que automatiza a classificação das ocorrências por assuntos em níveis hierárquicos;

 

  • É possível comparar seus concorrentes dentro de um único dashboard.

 

Principais desvantagens

  • Pode ser caro para PME’s.

 

2) Hootsuite

A ferramenta é paga? Possui uma versão gratuita, porém é limitada à 3 perfis de redes sociais. As versões pagas começam a R$35,90/mês.

O Hootsuite é é uma das ferramentas mais conhecidas para gerenciamento de mídia social no mundo, com mais de 10 milhões de usuários (inclusive, utilizamos ela aqui na Escola do Marketing Digital). Com esta ferramenta você pode monitorar e acompanhar todas as suas redes sociais em um único painel.

 

Principais vantagens

  • Interface fácil de usar e organizar;

 

  • É possível agendar posts para todas as suas redes sociais ao mesmo tempo;

 

  • Você pode monitorar as menções feitas à sua marca;

 

  • Responder comentários e mensagens em um único painel;

 

  • As versões pagas oferecem relatórios analíticos ilimitados para que você possa mensurar seus esforços e obter uma visão geral completa dos seus principais indicadores.

 

Principais desvantagens

  • Para quem gere vários perfis da mesma rede social, sua interface pode ficar um pouco confusa.

 

3) Sprout Social

A ferramenta é paga? Sim, mas todos os planos incluem um período de avaliação gratuito de 30 diasO plano mais básico custa US$ 99,00 por mês e o mais completo US$ 1500,00.

A Sprout Social é considerada uma das ferramentas de gerenciamento de redes sociais mais completa do mercado, pois além de ser uma ferramenta fácil de entender, ela acompanha funções analíticas bem interessantes.

 

Principais vantagens

  • Fácil interface de navegação;

 

  • É possível selecionar palavras-chave e hashtags para serem acompanhadas nas redes sociais;

 

  • Oferece diversos relatórios bem completos para ajudar na mensuração dos indicadores-chave de performance (KPI’s);

 

  • É possível cadastrar diferentes projetos e colaboradores com níveis de permissão personalizados;

 

  • Monitora a marca com recursos CRM social e análises;

 

  • Agendamento de postagem para todas as redes sociais.

 

Principais desvantagens

  • O preço pode ser um pouco salgado para PME’s.

 

4) Seekr

A ferramenta é paga? Existe um plano grátis limitado, para até 250 ocorrências por mês. Os demais vão de R$ 450,00 a R$1.100,00, sendo possível ainda criar planos personalizados.

Essa ferramenta é 100% brasileira e atende clientes como Nike Brasil,Trident e Itaú. Sua principal funcionalidade é monitorar e mapear a presença da sua marca na internet.

 

Principais vantagens

  • Dashboard personalizável;

 

  • Variedade de relatórios de monitoramento para análise;

 

  • Acompanha a presença da concorrência nas redes sociais;

 

  • Classifica agressores e evangelizadores;

 

  • Ótimo suporte técnico e em português;

 

  • Teste grátis por tempo ilimitado.

 

Principais desvantagens

  • Deixa a desejar na usabilidade.

 

4) Buffer

A ferramenta é paga? O uso pessoal é gratuito por tempo ilimitado, e os planos para empresas são a partir de US$ 99,00 por mês.

A versão grátis permite o acompanhamento de até 5 redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+ e Instagram). Essa é uma boa opção para começar a testar e gerenciar seus perfis pessoais e até mesmo os profissionais.

Principais vantagens

  • Interface simples e intuitiva;

 

  • Determina o melhor momento para agendar suas postagens;

 

  • Rastreia as atividades dos seus seguidores;

 

  • Agendamento de postagem.

 

Principais desvantagens

  • É possível emitir alguns relatórios de rendimento, mas o acompanhamento de influenciadores, KPI’s e interações não é muito completo e pode deixar a desejar.

 

6) Trackur

A ferramenta é paga? Sim, mas oferecem 10 dias grátis para testar a ferramenta. Os planos variam de US$97,00 a US$447,00 por mês.

O Trackur monitora as suas palavras-chave e organiza os resultados em um painel.

 

Principais vantagens

  • Monitora trends e palavras-chave (é possível configurar a função de rastreamento para acompanhar a evolução das palavras-chave ao longo do tempo);

 

  • Mostra o grau de influência das pessoas que estão falando sobre você ou sobre a sua empresa nas redes sociais;

 

  • Torna mais fácil ver quem influencia sua marca;

 

  • Você pode pesquisar e acessar seus resultados através do feed RSS ou alertas de e-mail definidos na sua caixa de correio.

 

Principais desvantagens

  • Pode ser um pouco caro para PME’s.

 

6) Scup

A ferramenta é paga? Sim, o plano básico custa R$950,00 por mês, enquanto o mais completo sai por R$1500,00. Tem ainda a opção de montar pacotes personalizados para o seu negócio.

O Scup também é brasileiro e é um dos líderes de mercado aqui no Brasil.

 

Principais vantagens

  • Agendamento e aprovação de publicações;

 

  • Monitoramento de 13 redes;

 

  • Permite filtros por busca, tags, gênero do usuário, data e hora;

 

  • Apresenta a frequência e a classificação automática de sentimentos (positiva, negativa, neutra ou mista) por menção;

 

  • Teste grátis por sete dias;

 

  • Suporte técnico em português.

 

Principais desvantagens

  • Pouca variedade de gráficos para análise.

 

E você? Conhece alguma outra ferramenta para nos indicar?

 


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Emilly Andrade

Gestora de Conteúdo. Apaixonada por blogs, redes sociais e novidades do mercado digital. Adoro ler e não dispenso uma boa culinária com uma boa companhia.