6 Tendências Poderosas Envolvendo Varejo e Tecnologia

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A consultoria Nurun acaba de divulgar o estudo The Future of Retail, que mostra tendências bastante interessantes envolvendo varejo e tecnologia. A pesquisa aponta seus principais movimentos na área. Veja quais são:

 

Multiplicação e integração de pontos de contato. Cada vez mais as marcas terão um mix completo de canais, procurando otimizar a experiência considerando as características de ambientes mobile, site, loja física, quiosques digitai, entre outros. Estes canais serão pensados mais como uma narrativa do que necessariamente uma adaptação da presença da marca no canal em questão.

 

Socialização do consumo. Será ainda mais comum a compra social, ou seja, aquela que aproveita o círculo social do usuário para influenciar e qualificar o consumo.

 

Relações públicas como canal de vendas. Relativamente comum, a prática de oferecer produtos e serviços para que influenciadores em canais de mídia façam avaliações deve se expandir para formadores de opinião não-profissionais.

 

Privacidade como moeda de troca. As marcas perceberam que saber mais sobre o consumidor gera dividendos interessantes. Por isso, a tendência é que a disposição de uma pessoa em revelar informações sobre si própria passe a ser recompensada.

 

Fidelidade como garantia de benefícios. Ao invés de descontos, as marcas devem dar preferência à qualificação da experiência de consumo, oferecendo benefícios como customização e maior conveniência na aquisição de produtos e serviços. Além disso, clubes de experimentação no modelo de assinatura apresentam outra vertente da mesma tendência.

 

Alcance global, apelo local. As empresas passarão a contar com a força de alcance da internet, mas ao mesmo tempo serão capazes de atender necessidades de mercados locais. Tudo graças à crescente evolução dos sistemas de ERP e CRM, capazes de customizar cada vez mais a experiência de compra graças ao conhecimento do usuário e seus hábitos.

 

E você, acredita que outras tendências possam estar se formando também? Conte pra gente!

 

O relatório completo pode ser visto aqui.

 


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Jessé Rodrigues

Consultor de Marketing Digital especializado em Automação de Vendas Online para PME's e Fundador da Escola do Marketing Digital. Clique aqui para acessar o perfil completo.