6 Dicas de Como Fazer Automação de Marketing Sem Deixar de Ser Pessoal

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A automação de marketing digital nada mais é do que a adoção de softwares e ferramentas para automatizar processos da área de marketing. Dessa forma, a empresa fica menos dependente de atividades manuais para a gestão dos dados dos clientes.

Além disso, a automação possibilita que todo o processo ocorra de forma mais rápida e eficaz, seguindo uma configuração adequada da ferramenta utilizada e planejamento correto.

Existem muitas empresas que não sabem implementar a automação corretamente e acabam enviando e-mails automáticos totalmente impessoais, que aparentam terem sido escritos por um robô. Mas como implementar a automação de marketing sem perder a pessoalidade?

Para impedir que isso ocorra com você, fizemos esse post para te ajudar a criar fluxos automatizados para nutrir os seus potenciais clientes em todos os estágios do funil de vendas, mas claro, mantendo um tom pessoal. Confira:

 

1) Crie listas de segmentação

 
Inicialmente é preciso definir a estratégia das campanhas de automação de marketing. Ao invés de um único fluxo, é necessário considerar as possíveis diferenças entre os seus leads.

Dentro de uma base de contatos existem leads com características muito diferentes, podendo variar no gênero, idade, região onde vivem, estágio de compra, dentre outras.

Por exemplo, se um homem recebe um e-mail de uma empresa desejando um feliz Dia das Mães, ele muito provavelmente não engajará e, dependendo da situação, poderá até ficar irritado.

É aí que entra a segmentação, é um passo essencial para definir o perfil dos seus clientes e determinar a forma mais eficiente de se comunicar com esse público.

 

DICA: Leia o post “Persona: O Que É e Como Desenvolver a Sua” e aprenda como definir o perfil do seu cliente.

 

2) Entregue conteúdo relevante

 
Mesmo que você conheça seu público-alvo e identifique a persona da sua empresa, é importante lembrar que os seus potenciais clientes podem estar em diferentes estágios do funil de vendas e é necessário escrever conteúdos específicos, voltados para cada uma dessas etapas.

Ser capaz de entregar o conteúdo adequado no momento certo, conforme as dúvidas dos leads surjam é o que faz da automação uma estratégia de sucesso. Mas como saber qual é o conteúdo certo para cada etapa do funil?

Para tal, pense no que será mais útil para o lead em cada etapa do funil de vendas. Normalmente, conteúdos do topo do funil são mais abrangentes, já os conteúdos da base faz mais sentido um material específico para o interesse que o lead já demonstrou anteriormente.

Temos um post em nosso blog que pode ser bem útil para te ajudar a identificar qual o tipo de conteúdo mais interessante para cada etapa do funil, “Funil de Marketing e Vendas: O Melhor Conteúdo Para Cada Etapa”. Vale a pena conferir!

 


 

3) Escreva em segunda pessoa

 
O e-mail marketing é uma das principais estratégias da automação de marketing digital. Além de ser uma excelente fonte de tráfego, o e-mail marketing aproxima consumidor e empresa.

Para estreitar ainda mais o relacionamento com o consumidor uma dica é escrever os e-mails da sua campanha de e-mail marketing na segunda pessoa. Ao escrever na segunda pessoa, você estará orientando a mensagem ao ouvinte, ou seja, a pessoa que está recebendo ou ouvindo o discurso.

Além disso, a segunda pessoa concede um tom mais pessoal ao e-mail, ajudando com que se pareça mais com uma conversa do que com uma mensagem impessoal e insignificante (como os spams, por exemplo).

Na imagem abaixo você pode conferir um e-mail que enviamos para nossa lista usando a segunda pessoa e um tom bem pessoal.

 

 

4) Corte os termos técnicos do seu vocabulário

 
Muitas vezes ao se comunicar com um cliente, nos esquecemos que não estamos conversando com uma pessoa da área que fala a “mesma língua” que você, e sem perceber acabamos deixando o cliente confuso com tantos termos técnicos e jargões.

Na hora do atendimento, é importante verificar o ramo de negócio do seu cliente para saber qual a melhor forma de se comunicar. Tenha a segurança de que está sendo claro e que você e o cliente estão falando “‘a mesma língua” para evitar desentendimentos e transtornos no futuro.
 

 

5) Atenção com o assunto e e-mail do remetente

 
Enviar e-mails com o nome e e-mail de uma pessoa no campo destinado ao remetente, ao invés do nome da empresa, faz com eles sejam mais abertos. Aqui na Escola do Marketing Digital utilizamos as pessoas responsáveis por cada tipo de comunicação como remetente . Veja:

 

 

IMPORTANTE: não use um endereço de e-mail “no reply” ou escreva “não responda a este e-mail” no corpo do e-mail. Isso passa a impressão de que você não se importa com o que os seus clientes têm a dizer e que nem adianta entrar em contato, pois não haverá retorno.

 

6) Tenha uma equipe de atendimento ao cliente preparada

 

Não basta apenas enviar e-mails, você também tem que estar preparado para respondê-los sempre que necessário. Portanto, é preciso ter uma equipe de atendimento apta a prestar esse suporte antes de iniciar a sua automação de marketing digital.
 

O e-mail é um canal de comunicação de duas vias, consequentemente seus clientes poderão responder seus e-mail na expectativa de um diálogo com a empresa.

 
Desse modo, alerte a sua equipe de atendimento ao cliente sobre a comunicação ideal que deve ser utilizada com os clientes, já que isso é essencial para que eles tenham a sensação de que você realmente está interessado em ajudá-los.

 

Conclusão

 
Muitos empresários até conhecem as vantagens que o marketing digital oferece, porém duvidam do sucesso da implantação da automação por considerá-lo complexo.

No entanto, como visto nos pontos acima, ao automatizar os processos de uma empresa, o empresário não só otimiza o seu tempo e o da sua equipe, mas também otimiza os resultados em geral, permite maior escalabilidade do negócio, reduz diversos custos e melhora muito o relacionamento da empresa com o consumidor.

 

Gostaram das dicas? E você, já implementou a automação de marketing na sua empresa? Deixe seu comentário nos contando um pouco sobre a sua experiência!


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Emilly Andrade

Gestora de Conteúdo. Apaixonada por blogs, redes sociais e novidades do mercado digital. Adoro ler e não dispenso uma boa culinária com uma boa companhia.